quarta-feira, 21 de outubro de 2015

32° Oktoberfest Blumenau - Sünnros Volkstanzgruppe

Grupo de danças folclóricas alemãs Sünnros Volkstanzgruppe
Mais um grupo que faz sua opção de traje - para valorizar e enaltecer a herança cultural dos primeiros imigrantes oriundo da região litorânea do norte da Alemanha, mais precisamente da Ilha de Rügen. Muitos, muitas vezes confundem que o traje alemão se resume naquele usado no sul da Alemanha, ou o mais comercialmente explorado. Existe uma  diversidade cultural dentro do território da Alemanha, a partir dos hábitos e costumes populares. Em função disto, a diversidade de trajes folclóricos, também é muito grande.
O Grupo Folclórico Pomerano de Pomerode - fundado pela saudador Schwester Anita - também usa este traje.
No último domingo - no 32° Oktoberfest Blumenau encontramos o grupo de Jaraguá do Sul, igualmente usando o traje pomerano. De acordo com os folcloristas do Sünnros Volkstanzgruppe - o tecido das saias e aventais foram confeccionado em tear.  O traje é o  Vorpommern - De Mönchgut, como já mencionamos, da  Ilha de Rügen. É um traje de pescadores. A Ilha de Rügen fez parte do território pomerano. O traje masculino, em um primeiro momento parece um pouco estranho, mas existe uma lógica prática de conforto mediante às intempéries. A calça é um "guarda chuva" em cada perna de cabeça para baixo - feito de lona clara, a qual impedia que a umidade do ar ou mesmo chuva molhassem as meias de lã - pois a água escorria por cima das botas. O conjunto se completava com o  colete listado, lenço no pescoço, camisa com mangas longas bufantes, como se usava na época - século XIX e túnica de lá escura. O traje feminino é uma variação de muitos da região, sempre coloridos e floridos com adorno na cabeça. Foi a primeira vez que vimos a opção de um pequeno chapéu de palha, geralmente usam toucas tipo cone de tecido presas com fitas no pescoço. Ficou muito bonito. O chale e o avental são indispensáveis.
O nome do grupo de Jaraguá do Sul  é oriundo do dialeto pomerano e significa "Flor do Sol" - Girassol. Sol que é muito importante na mitologia e na religião antiga dos primeiros povos da região, antes da chegada dos cristãos. Sempre teve importância em seus rituais, os quais, muitos foram assimilados pelo cristianismo. 

O grupo Sünnros Volkstanzgruppe pertence ao Colégio Evangélico da cidade de Jaraguá do Sul e completou neste ano de 2015,  o 28° aniversário - fundado no ano de 1987. Tem  70 folcloristas dividido em 4 categorias: mirim, infantil, infanto juvenil e adulto que se apresentou no Oktoberfest Blumenau.

As imagens comunicam...





































Vídeo - Apresentação no 32° Oktoberfest Blumenau


Ein Prosit!!


Leituras complementares:
Clicar sobre título:






2 comentários:

  1. Parabéns Angelina Wittmann pelo excelente trabalho de pesquisa e divulgação da cultura alemã. Como dançarina do Sünnros fico honrada em te conhecer. obrigado pela divulgação. É sempre um prazer dançar e levar cultura e beleza por onde passamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A honra foi toda nossa. Agradecemos a oportunidade de ver tão bonita apresentação. Práticas salutares entre jovens e amigos. Prossigam sempre. Abraço grande.

      Excluir