sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Curiosidades sobre enxaimel - Enxó

A técnica construtiva enxaimel evoluiu – no ocidente - a partir de edificações do final do neolítico – palafitas – tipologia que assegurava a segurança.
O materiais das primeiras habitações eram perecíveis, mas foram
encontradas vilas neolíticas submersas nos lagos ao
norte em perfeito estado de conservação
Evoluiu e se desenvolveu como técnica, na região ao norte do Alpes, que irradiou pela Europa Central e para a Inglaterra. Isto considerando a herança que recebemos. A Técnica construtiva do enxaimel existia e existe em outros lugares do planeta, como no Japão.
Nos primórdios eram usados ferramentas de pedras para construir casas.
Os romanos tinham machados especiais para trabalhar a madeira. 

Machado de pedra romano

Na era do metal - para fabricação de armas e ferramentas - aperfeiçoadas e com um grau de grande desenvolvimento na idade média, surgiu o enxó, usado até os dias atuais.
O enxó (em alemão - Breitbeil) é uma ferramenta da carpintaria usada para plainar toras de madeira, transformando-as em tábuas e caibros. 
Há versão direita e esquerda. 
Enxó é uma ferramenta de difícil manuseio e muito perigosa. Na foto - singelas medidas de segurança caso a ferramenta "escape" rumo as penas do carpinteiro.
A aresta de corte é afiada de um lado sobre o lado voltado para o eixo. Na Alemanha há carpinteiros que primam pela originalidade, retornaram a utilizar a ferramenta.


 Falamos sobre Enxaimel...





Nenhum comentário:

Postar um comentário