sexta-feira, 3 de julho de 2015

Banda Municipal de Blumenau - 22 de Julho


No próximo dia 22 de julho acontecerá o concerto de aniversário da Banda Municipal de Blumenau - comemorando seu 53° aniversário.
Colônia Blumenau e depois Blumenau e os mais de 31 novos municípios a partir da colônia depois da década de 1930, sempre tiveram no seu âmbito cultural a presença da música cantada, coral e tocada. Os primeiros imigrantes chegavam na  região e na sua bagagem era comum a presença de pelo menos um instrumento musical. A música faz parte da educação primária de uma pessoa, até os dias de hoje, por lá.

Alto Vale  - Fundação Cultural de Rio do Sul

Sr. Ary Lindner -Descendente de uma dos coordenadores de uma das
primeiras bandas  da Colônia Blumenau - Herr Lindner

Primeiros grupos de imigrantes com seus instrumentos

Desfile
Sr. Hercílio Deeke
Existiam inúmeros grupos musicais, corais e bandas, resultados de iniciativas de grupos de amigos, que a partir da música, tinham seus momentos de lazer e cultura.
Oficialmente, a cidade passou ter uma banda somente em 1962 - durante o governo do Sr. Hercílio Deeke.  No  21 de março de 1962, através do decreto N° 412, foi fundada a Banda Municipal de Blumenau com o objetivo de apresentar-se em concertos de música clássica e popular - nos espaços públicos da cidade e auditórios e também fomentar e viabilizar o aprendizado musical e a formação de músicos na cidade e região.


Sr. João Carlos Cunico
Atualmente, a banda é formada por 24 músicos que tocam os instrumentos, desde: bateria, percussão, clarinete, saxofone, bombardino, trompete, trombone e baixo. O regente é o Sr. João Carlos Cunico. 
Aualmente a banda abrilhanta momentos da e solenidades da Prefeitura Municipal de Blumenau junto à solenidades públicas, como também eventos particulares como formaturas, inaugurações, desfiles. No seu site está o telefone, para contato.
Percebemos que o único Concerto de fato, acontece na data de seu aniversário, de maneira festiva.

Concerto de anoversário do último aniversário - março  de  2014
A novidade da atual banda é que também toca no Oktoberfest Blumenau sob o nome de Stadtkapelle - homenagem ao local do Stadtplatz da Colônia Blumenau. Apresentam-se na festa com uma formação de big band, com vocais femininos e masculinos. 
Stadtkapelle
Stadtkapelle

No período de  natal, a banda se traveste de Banda Noel, participando dos desfiles de Natal pelas ruas de Blumenau.
A Banda Municipal de Blumenau vem ensaiando para o Concerto de aniversário, onde comemorará seus  53 anos de fundação. O concerto acontece no dia 22 de março - 20hs , no palco do Teatro Carlos Gomes. A entrada é um quilo de alimento não perecível ou um livro de literatura. Os ingressos podem ser retirados no dia do concerto, cerca de 50 minutos antes de seu início.
O material arrecadado será destinado aos projetos de leitura da Fundação Cultural de Blumenau - sede da banda e também sua coordenação acontecem na Fundação Cultural de Blumenau.

O concerto, de acordo com a sua divulgação, terá uma hora e vinte minutos de duração. O repertório é uma surpresa e foi montado a partir de uma pesquisa para atingir o gosto médio do público e  eclético. A noite terá  a participação especial do Coro da Emadeblu.

Melhores momentos da Banda Municipal no seu 50° aniversário



A data é dia 22 de julho próximo.
Teatro Carlos - encontro com a música local.









Nenhum comentário:

Postar um comentário