segunda-feira, 22 de junho de 2015

VLT - Um meio da Transportes dentro da intermodalidade

VLT - Strassbourg
A partir do Planejamento Regional, as cidades ou rede de cidades podem efetuar planejamento na escala regional com foco no meio ambiente -  mananciais e nascentes dos principais rios de uma bacia hidrográfica, da região, ocupação de encostas e morros (quase geralmente semelhantes em toda uma região), manutenção, resgate e valorização dos exemplares do patrimônio histórico regional e a construção de infra estruturas que, de maneira funcional, integre os vários sítios e estes com outros tantos de maneira organizadas e integradas a partir da intermodalidade. Tudo gerenciado a partir de um foco regional, prevendo a qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio a partir da espacialização das cidades inseridas neste núcleo.
A questão do meio de transporte é fundamental a partir de suas vias (caminhos):  desde as rodovias, ferrovias, ciclovias, hidrovias e aerovias.
No decorrer desta semana acontecerá a última aula de Planejamento Regional das turmas do 7° e do 8° semestres do curso de Arquitetura Urbanismo da FAMEG - na qual acontecerá uma palestra sobre o VLT  - Veículo Leve sobre Trilhos.
Vamos conhecer um pouco sobre este meio de transporte que poderá suprir, de forma adequada, esta lacuna de transporte regional quanto ao transporte de passageiros. Seu projeto poderá prever a integração com a outros meios de transportes, como a ciclovia por exemplo.
O VLT é uma versão mais leve do trem urbano de passageiros, movido a eletricidade. Também não pode ser comparado aos antigos bondes elétricos que existiam em algumas cidades brasileiras do início do século 20. Mas pode-se dizer que o VLT é um tipo de metrô de superfície ou mesmo, uma releitura contemporânea munido de toda a tecnologia, destes bondes do início do século 20.
Antigos bondes de Recife
Bonde elétrico de Porto Alegre
O Véiculo Leve sobre Trilhos, como comentado, é um pequeno trem urbano usado em muitas cidades da Europa e é possível que seus trilhos sejam instalados na rodovia urbana. Na Europa funciona, porque os motoristas, pedestres e ciclistas convivem muito bem no trânsito que não passa das baixas  velocidades. 

Würzburg
Capital de Unterfranken - Norte da Baviera - Sul da Alemanha

A presença do VLT respeita a velocidade do pedestre e do ciclista que circulam livremente sem perigos de acidentes. Não há conflitos entre os vários modais de transportes. Velocidade é baixa. Observar na fotografia que os blocos são articulados entre si.
Würzburg - Frente da Catedral românica de Würzburg









Würzburg - Frente da Catedral românica de Würzburg - Trilhos no meio da pavimentação da rodovia

Würzburg
Trilhos no meio da pavimentação da rodovia













Würzburg  -  Trilhos no meio da pavimentação da rodovia - Quando o
 VLT não passa o espaço é dos pedestres
Würzburg - Frente da Catedral românica de Würzburg -
Trilhos no meio da pavimentação da rodovia
Nas caóticas cidades brasileiras, e contando com a educação das pessoas que transitam nas mesmas, é uma incógnita - a presença deste meio de transporte na mesma situação e espacialidade que vimos em algumas cidades da Europa - como visto nas imagens de Würzburg. Se for adequado à realidade, hábitos e costumes, poderá ser uma alternativa não muito cara, que não polui o meio,  de um transporte de qualidade, não somente no espaço urbano de uma cidade somente, mas circulando entre cidades de uma rede de cidades com características comuns, como : História, cultura, geografia, economia, ... . 
Alguns projetos deste tipo, exemplo da Europa, já estão em estudo no Brasil - como nas cidades de Fortaleza e Salvador. Projetos em andamentos se encontram nas cidades de Brasília, Cuiabá,  Rio de Janeiro e Santos.
Há alguns dias, passamos por Rio de Janeiro e vimos as obras em andamento. Observamos que não será como vimos em Würzburg. De acordo como observamos, estão construindo o corredor do VLT alinhado a rodovia. Como será o espaço do pedestre? Deve-se tomar cuidado para não gerar ainda mais conflitos com mais este meio de transportes o que pode ser evitado.
Obras do Rio de Janeiro - caminho do VLT alinhado à rodovia














Propaganda do novo meio de transporte público





















Obras do VLT no Rio - Junho de 2015


Obras do VLT no Rio - Junho de 2015

A Rede VLT no Rio de Janeiro tem como  objetivo de integrar o centro da cidade, o Aeroporto Santos Dumont e a Barca Rio-Niterói - localizada na região portuária da cidade. O cronograma prevê que o sistema estará em funcionamento no ano de 2016, durante os jogos olímpicos e prevê a retirada de pelo menos de 60% dos ônibus e 15% dos automóveis que circulam na área central da cidade.
O projeto do Rio prevê seis linhas que trafegarão no nível do solo. Haverá 42 estações, sendo que, quatro delas, intermodais, fechadas como uma espécia de metrô, localizada na Rodoviária, Estação das Barcas, Aeroporto Santos Dumont e Central do Brasil. As demais serão de superfície.
Desenho humanizado - VLT no Rio
O palestrante - Sr Luiz Negri -  que  fará a palestra no curso de Arquitetura e Urbanismo, representa uma  equipe técnica de Jaraguá do Sul, com apoio de várias entidades que defende a presença do VLT na  paisagem da Região do Vale do Itapocu e a partir de sua explanação mostrará  seu funcionamento e vantagens como opção de transporte público de passageiros local e também, regional. 

Vimos este meio de transporte público está em pleno funcionamento, também na cidade francesa de Strassbourg, ex cidade alemã -  como em outras tantas cidades européias. O VLT é um meio de transportes muito comum nas cidades mais humanas da Europa e fazem parte da intermodalidade.

A seguir algumas imagens do VLT de Strassbourg.
Na estação intermediária
Construida em ferro e vidro integrada com a
 linguagem dos equipamentos da cidade





VLT da cidade Strassbourg




VLT da cidade Strassbourg





Detalhe do Abrigo - VLT

Detalhe do Abrigo - VLT
Horários de sua pontualidade. Na época de 5 em 5 minutos
A cidade é uma casa maior, que necessita ser cuidada,
 também a partir de seus caminhos.


Nesta mesma postagem - será colocado momentos da palestra.








Nenhum comentário:

Postar um comentário