terça-feira, 16 de junho de 2015

Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe - Juiz de Fora - MG.

Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe 
Conhecemos o trabalho,  de mais de duas décadas e meia, da comunidade do Bairro Borboleta da cidade de Juiz de Fora e nos surpreendemos com a determinação, consciência sobre a importância, para a formação da identidade local, do resgate das práticas culturais e da história do local onde vive uma comunidade. Isto foi possível porque, mediante convite da organização, palestramos durante a programação alusiva às comemorações dos 25 anos do Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe  e do I Encontro Teuto-Brasileiro promovido pela Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha. O envolvimento de mais pessoas da comunidade Borboleta, fez com que fosse criado esta associação no mês de abril de 1993, atualmente sua entidade mantenedora
Desde 1995, junto com a associação, o grupo folclórico Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe organiza a Deutschesfest, no mês de setembro.
Durante seus 25 anos de existência passaram pelo grupo folclórico em torno de 1500 folcloristas, o qual tem 14 trajes - a partir das muitas regiões da Alemanha de origem dos muitos imigrantes que chegaram à cidade de Juiz de Fora. 
Apresentaram-se em muitas cidades de muitas regiões do Brasil.

Um pouco da História... 
do Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe

Em 1990, a Sra. Maria das Graças Schäfer  e alguns folcloristas, os quais se encontram  no grupo até os dias atuais, tiveram a iniciativa de fundar um grupo folclórico de danças alemãs, que batizaram de Munique. A coordenação do grupo era feito pela Sra. Schäfer. 
Festa alemã 1991 - Grupo Munique
Sra. Ana Belgo - na esquerda frente
Em 1991, o grupo  filiou-se à Casa da Juventude de Gramado. Neste momento - seus folcloriatas participaram de vários cursos para coordenadores de dança folclórica alemã, desde a data de filiação e também em outras oportunidades, como em maio de 2013, quando o grupo recebeu o  Sr. Dieter Kleine, que ministrou aulas de danças e coreografias de Volkstanz para o Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe.
Sr. Dieter Kleine


Como o grupo foi criado no bairro Borboleta a partir da participação de folcloristas da comunidade - pertencente à antiga colônia alemã Pedro II, fundada no dia 12 de junho de 1857, o grupo folclórico foi rebatizado, em homenagem a esta história. Em 1993, o grupo folclórico passou a se chamar Schmetterling Gemanische Volkstanzgruppe - homenageando à sua comunidade - dentro da antiga colônia Pedro II.- atual Bairro Borboleta.
Bairro Borboleta

O principal objetivo dos idealizadores do grupo folclórico, entre estes, citamos também os nomes: Sra. Ana Belgo, Sr. Salcio Del Duca e o Sr. Viumar Duque, foi o de resgatar uma parte da memória cultural dos  pioneiros alemães que fundaram o bairro e chegaram no local no ano 1856, em  um primeiro grupo.
Bairro Borboleta
Bairro Borboleta
Sentimos muito não ter tido a oportunidade, durante nossa participação no I Encontro Teuto-Brasileiro - 2015 - entre os dias  08 e 14 de junho, de assistir a performance dos  folcloristas adultos trajados. Vimos a apresentação do grupo infantil que dançou muito bonito e fizemos questão de fotografar.
Vídeos



Tomamos conhecimento que na semana do evento houve a apresentações de três categorias, cujos trajes são muito bonitos e apresentamos fotografias tiradas do Facebook do Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe.














































Imagens de outros momentos...




























Detalhes...
Nova Sede da Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha

Inaugurada no dia 14 de junho de 2015.














Ensaio no dia 13 de junho
Vídeos


Mesmo não tê-los visto dançar - Foi muito bom ter tido estado com vocês. Que esta motivação, a qual os faz fazer acontecer, seja uma constante ao longo da linha de seu tempo histórico. 
Agradecemos a amizade, a oportunidade e os momentos.

Para ler mais sobre - Clicar sobre os Link´s


Abraços de Blumenau.
Ein Prosit!
Olha a fotografia Sr. Jorge




































Nenhum comentário:

Postar um comentário