domingo, 21 de junho de 2015

Feijoada - Gastronomia



A Feijoada é o resultado gastronômico entre, principalmente, duas etnias que chegaram ao Brasil - além da etnia indígena que já habitava seu território - nos primeiros tempos de Brasil Colônia - séculos 17, 18 e 19. 
Foi o resultado  a partir da adaptação social dos habitantes do casarão colonial do senhor português e da senzala, na qual, quase sempre conviviam representantes da etnia africana, a partir de uma relação étnica de senhor e escravo
Surgiu assim, a partir do resultado da partilha de cortes de animais domésticos abatidos, um dos pratos mais simples deste período do Brasil Colônia - a feijoada, hoje não mais.

Tornou-se a ser uma das principais iguarias do país - conhecido internacionalmente -  um dos principais pratos da gastronomia brasileira e muito apreciado no período de inverno, principalmente nos estados do sul do Brasil onde o frio do inverno apresentam temperaturas mais baixas. Em pontos das grandes metrópoles brasileiras - como São Paulo - no Mercado Municipal, a feijoada é comercializada com altos valores - destoando da realidade da maioria dos brasileiros - na qual, o feijão, junto com o arroz - faz parte de sua refeição diária. Também neste mercado, coincidentemente - ao longo de sua história - foram e são comercializados os principais ingredientes da feijoada. 
Mercado Público de São Paulo




A Feijoada

Vamos aproveitar, para conhecer um pouco sobre a origem desta iguaria no Brasil. Muitas vezes, quase sempre, é o que é oferecido aos amigos de outros países, como também o churrasco. Apreciada de norte a sul. Hábitos, costumes e também suas tradições, revelam muito da história de um povo dentro de um recorte de tempo. A partir destas questões podemos afirmar que a culinária é um item muito importante. A feijoada é um grande exemplo, pois é um dos itens que caracteriza o perfil cultural do pais. Para muitos, é um prato que mostra um pouco dos desafios que os escravos enfrentavam para sobreviver, durante o Brasil Colônia. Muitos acreditam que a feijoada tenha ligação com a sobrevivência das populações negras no período escravocrata no país. Acreditam que os donos de escravos consumiam carne de porco e destinavam as partes mais obsoletas, de menor qualidade, aos seus escravos. Contam que os escravos recolhiam essas partes do porco (Pés, rabo, orelhas, cabeça...) que lhes eram destinadas e preparavam um cozido com feijão e alguns outros legumes e temperos que tinham à disposição, como cheiro verde e alho.  
Porém, há outras versões...
Antes de concluir de que a feijoada é um prato criado pelos escravos que viviam no Brasil no século 17, 18 e 19, lembramos que naquela época poucas famílias tinham acesso à carne. Também lembramos que o cozido de legumes e carnes fazia parte da mesa de alguns países da Europa e principalmente do imigrante português que veio morar no Brasil desde os primeiros tempos de ocupação do país pelos europeus.
Citamos entre os franceses, o  cassoulet feito a partir da mistura de feijão e de diferentes tipos de carne. Também citamos os espanhóis que desde o começo da Idade Moderna, comem um prato  feito a  partir de carne cozida e  “fabas” - uma espécie de feijão branco.
Cassoulet
Tachos de feijoadas feitos por escravas
no terreiro
Podemos concluir  que a feijoada  é o resultado da justaposição cultural e, muito mais complexa e detalhada do que a simples história conhecida e propagada por muitos, contada inicialmente. Os escravos domésticos incorporaram as tradições da culinária europeia de seus proprietários. A feijoada brasileira é o resultado do encontro de culturas de etnias distintas de parte dos  povos que vieram para o Brasil e contribuíram para a formação de sua cultura e a culinária.
Brasil - um país multicultural.

Muitas vezes - atualmente...
Uma feijoada representa confraternização...Encontros.














História de um Brasil...
Multicultural!












Nenhum comentário:

Postar um comentário