segunda-feira, 29 de junho de 2015

De Blumenau a Frankfurt am Main - Petersen uma história em contrução...

É muito bom vivermos em um tempo, com todas as peculiaridades que a evolução da tecnologia nas comunicações nos possibilitam. Pesquisamos e nos dá grande prazer poder compartilhar, através desta ferramenta virtual, os resultados das pesquisas neste espaço acessível em todos os reconcavos do planeta, onde houver a  possibilidade de conectar com a web.
Frankfurt am Main

Em um destes sinapses, ao ler nossas postagens na cidade de  Frankfurt am Main, Herr Petersen entrou em contato conosco através de correspondência eletrônica, mais uma vez, pela web, e contou-nos um pouco de sua história.
Não vamos tornar público o teor da correspondência, mas o suficiente para compreender a importância da História a partir dos meios de comunicações. Vamos chama-lo de Herr Petersen e destinar este espaço para divulgar informações e parte da história que envolveu sua família no Estado de Santa Catarina. A Postagem permanecerá em aberto, para acréscimos de novas informações. Sempre estaremos investigando, por consideração a esta "ponte criada".

A correspondência...
Sehr geehrte Frau Wittmann, 
Ihre Homepage gefällt mir sehr und ist eine sehr gute Quelle für Informationen die ich für meinem Buch verwenden kann. Sie leisten eine wirklich hervorragende Arbeit für die Kultur unseres Landes. (...) (...) Wenn nicht, wäre es aber vielleicht möglich, dass sie mir eine Orientierungshilfe geben könnten, wo ich welche finden könnte.Ich freue mich aber jetzt schon auf ihre Antwort, wie auch immer sie aussehen wird.
Mit freundlichen Grüßen
Petersen
Comenta que aprecia muito ler o Blog, por ser uma fonte de informação e que esta, vem auxiliando sua pesquisa para a publicação de um livro.
Herr Petersen comentou que nasceu em Blumenau em 1945 e mudou-se para a Alemanha, alguns anos depois. Reside em Frankfurt am Main. Tem dedicado seu tempo para coletar dados sobre sua família e também parte da história da família em Santa Catarina.
Seu bisavô emigrou para Blumenau, originária da cidade de Gettorf - Schleswig-Holstein. 

Desembarcou no Porto de São Francisco do Sul - Colônia Dona Francisca - do navio "Franklin" no dia 17 de julho de 1861. No livro que escreve, Herr Petersen dedicou um capítulo inteiro para a antiga colônia alemã Dona Francisca, com particular destaque para o porto de chegada, por onde chegava cargas de peso, naqueles tempos.
Porto de São Francisco do Sul


Porto de São Francisco do Sul
Porto de São Francisco do Sul

Foto de Johann Niemeyer - provavelmente de 1866, da Colônia Dona Francisca - igreja católica do lado
 esquerdo, já demolida - casa enxaimel do direito.
Casa de colono da colônia de Floresta Hansa, que abrange 
600 000 ha, situada entre a colônia de Dona Francisca 
 e colônia Blumenau

Sr. Louis Niemeyer – Fotógrafo alemão, registra a 
implantação da colônia Dona Francisca
Gravura do livro - A Colônia Dona Francisca no Sul do Brasil - de
 Thodor Rodowicks-Oswiecimsky
Carroções a cavalo na Estrada Dona Francisca - Século 19. Fonte: AHJ
Carroções tracionados a cavalo na Estrada Dona Francisca - Século 9 . Fonte: AHJ



























































Herr Petersen comentou que desde 1856, o navio "Franklin" trouxe dezenas de vezes emigrantes de Hamburgo para a costa da colônia Dona Francisca. Herr Petersen comenta que é muito provável que alguém dos mais de cinco mil imigrantes que desembarcaram do navio "Franklin", deva ter feito  uma foto do mesmo.
Fonte: Arquivo Historico de Joinville


























Lübeck Bremen Deutschland Franklin Hamburg - Imagem  Wikimedia Komons
Família Petersen - Blumenau

PETERSEN, Johann Heinrich - colono em Itoupavazinha - Blumenau - SC - Brasil. , esposa (Anna) Margarethe Catharina n. Lass (ou Lahs).
Filhos:

F. Wilhelmine Magdalena Johanna Petersen * 06.01.1855 de Lindhöft/Schleswig Holstein, casada com Christiph F. JANECKE.

F. Dorothea Henriette Petersen * 12.03.1858 de Gottorf, oo Johann SCHNEIDER, casada com Claus C. H. STAHL

F. Heinrich Peter Hermann Petersen * 04.03.1863 em Blumenau, colono de Itoupavazinha, casou em Badenfurt aos 24.08.1882 com Friedericke Schneider * 11.04.1865 em Blumenau, filha de Jacob Schneider e Lisette n. Wolfram. Testemunhas: August Schröder e Rudolf Bruch. 
Igreja Luterana  de Badenfurt
Igreja Luterana  de Badenfurt








































Filhos:

N. Jacob Andreas Rudolf Petersen * 20.11.1882 Itoupavazinha - Blumenau - SC - Brasil.

F. Rosalie Magdalena Petersen * 19.03.1866 - Blumenau - SC - Brasil.

F. Johann Andreas Christian Petersen * 14.09.1868 em Blumenau, colono em Itoupavazinha, casou aos 15.04.1903 com Bertha Wilhelmine Christine Steen * 09.09.1879 em Blumenau, filha de Claus Steen, serrador em Itoupava, e Johanna n. Kay. Testemunhas: Carl Steen, Fritzz bode, Alma 

Pasold e Anna Steen. Casaram no civil em 15.04.1903.

F. Wilhelm Petersen * 30.07.1871 – Filho da Vva. Anna Petersen n. Lass com Wilhelm Alsleben – Casado.

F. Johanna Leonore Petersen * 02.07.1873 – Filho da Vva. Anna Petersen n. Lass com Wilhelm Alsleben

PETERSEN, Wilhelmine – solteira
Tipologias do patrimônio histórico arquitetônico de Itoupavazinha em estado ruim de conservação - ameaçados pelas vias rápidas que cortam o munícipio descosinderando a história presente na fachada a exemplo do Stadtplatz. 
Foto - Casarão constrúida entre a Rua Frederico Jensen e Jacob Ineichen - Bairro Itoupazinha - em aceleradoe stado de ruinificação - com 125 anos de idade - Foto Gilmar de Souza.























Estaremos atentos e buscando mais informações e dados desta história para contribuir com o livro da Familia Petersen - Capítulo na cidade de Blumenau e colônia Dona Francisca, por este motivo esta postagens não será encerrada.


Em Construção...













12 comentários:

  1. Sou parte desta historia,me chamo Alfredo Petersen, e até agora sempre pensava que meus antepassados aviam vindos da Alemanha pós primeira Gerra mundial, porem acabo de descobrir através desta postagem que Heinrich Petersen, meu tataravô, ja nasceu no Brasil e em Blumenau, busco agora pelos filhos dele, entre eles meu bisavô Wilhelm Petersen, sealguem tiver alguma informação ficarei muito grato

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Alfredo,
    Fiquei muito feliz em ler sobre o seu interesse na história de nossos antepassados. Devido as minhas pesquisas para o livro que estou escrevendo sobre a nossa família Petersen, que iniciei em meados de 2013 e já tem mais de 700 páginas, já consegui compor um considerável volume em informações que também para mim eram até então desconhecidas. Eu possuo entre tantas outras também uma consolidada árvore genealógica de Wilhelm Petersen.
    Para lhe fornecer informações de seu interesse particular, quero dizer, que se referem diretamente aos seus antepassados pessoais, eu gostaria de obter antes, algumas informações a seu respeito.
    - Você fala de Johann Hinrich Petersen como sendo seu tataravô. Ele era o meu bisavô. Como não encontrei nos meus documentos nenhum Alfredo (ou talvez Alfred?) Petersen, gostaria de saber, qual era o nome de seu pai, seu avô e seu bisavô. Assim posso lhe disponibilizar as informações exatas sobre os seus antepassados diretos.
    - Você domina o idioma alemão?
    E sem dúvida, eu ficaria imensamente feliz em receber em contrapartida toda e qualquer informação sobre o que sabes de seus (nossos) antepassados. Informações que talvez ouviste por tradição oral de seus pais ou avós. E seria de grande interesse também obter os dados de sua família até os dias atuais para completar a respectiva árvore genealógica de sua família.
    Ainda tenho muitas perguntas sobre nossos antepassados no Brasil (Badenfurt, Itoupavazinha, Ibirama etc.).
    Se preferires por motivos de privacidade não fornecer informações neste blog, podes também me responder via e-mail (ivar.petersen@t-online.de).

    Cordialmente

    Ivar

    ResponderExcluir
  3. Legal...."Ponte Construída".
    Abraços aos dois, Alfredo e Ivar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angelina.
      Agradeço a você por nos proporcionar este contato, já entrei em contato com Ivar que cordialmente me atendeu, ele tem me ajudado muito na minha busca pela história da família e em contrapartida estou lhe enviando informações as quais ele ainda não possui, e isso tudo graças a você, mais uma vez muito obrigado...

      Excluir
    2. Boa noite Alfredo!!!
      Que maravilha!! E vistes, tudo será registrado em um publicação que está sendo escrita por Ivar. Fico muito feliz com as pontes "construídas"!
      Abraço grande....

      Excluir
  4. Boas noite
    Me chamo jonni Janke bisneto de christoph e wilhermine janecke, tenho uma árvore genealógica em myheritage, e busco informações da familia, tens com o ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite Jonni.
      eu tenho algumas informações, e acredito que o Ivar talvez tenha mais alguma informação tbm, entre eme contato comigo através do e-mail (alfredo_sni@hotmail.com) que vamos nos ajudando e trocando informações..

      Excluir
  5. Boa noite! Eu estou em buscar de maiores informações da família Petersen. Porém, eu faço parte da família Petersen que migrou para o Rio de Janeiro. Qual seria o nosso elo de ligação???
    Meu contato de email: rsilva_lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem!
      Então precisamos tentar cruzar as informações que vc tem com as que eu tenho e tentar entender se ambas as famílias tem algum descendente em comum.
      Aguardo seu contato no e-mail, (alfredo_sni@hotmail.com)

      Excluir
  6. Muito legal a historia, eu sou descendente do Johann petersen e da Ana Lass, minha trisavó é a Thereza Petersen que era casada com o Carl Reich ela nasceu em Blumenau, ele era imigrante. Mto bom conhecer um pouco da historia dos antepassados!!

    ResponderExcluir
  7. Que legal, aos poucos vamos nos encontrando, meu trisavô é o Heinrich Petersen, irmão da Tereza, e que em seu segundo casamento casou com uma irmã do seu trisavô Carl Reich, eu descendo do seu primeiro casamento!.

    ResponderExcluir