quinta-feira, 26 de março de 2015

Uma aula de Estética e História da Arte - Paleolítico

Caverna Lascaux
Quando vivemos um dia atrás do outro, no momento contemporâneo, não temos a mínima ideia do que são nossas raízes, há muito tempo atrás. O tempo que deixávamos de seguir a caça, com o bando todo no qual éramos parte a passávamos a cultivar a terra e criar animais domésticos. 
A primeira grande revolução social da Humanindade - o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário. Com isto, compreendeu melhor seu meio e aprendeu a "negociar" com as divindades, neste berço de civilização, elementos ligados a natureza.
Há algum tempo que descobrimos mais sobre a história do homem, preparando aulas. Como no caso do Paleolítico - Tempo que refletimos a fixação do homem na terra e o surgimento das primeiras povoações e a célula de uma sociedade primitiva.

Pintura Paleolítica

A primeira descoberta de pinturas pré-históricas aconteceu em 1880, nas Cavernas de Altamira, próximo à cidade espanhola de Santander, pelo Marquês Marcelino de Sautuola. 
Descobriu por acaso, como sempre aconteceu e acontece, os murais de pinturas pré-históricas.
Nas paredes e tetos da Caverna de Altamira, foram encontrados desenhos de numerosos bisões, cavalos e outros animais em repouso ou movimento, representados com grande realismo e segurança técnica, que despertaram dúvidas quanto a sua originalidade e história.
Cavernas de Altamira
Cavernas de Altamira

Outras descobertas aconteceram em outros países da Europa. Em 1940, também ao acaso, foram descobertas as cavernas de Montinac-Lascaux – na França. 
Pinturas incomparáveis pela quantidade e qualidade das decorações – superiores que as pinturas de Altamira. 
Recebeu o apelido de Capela Sistina da pintura pré-histórica.
Em Montinac-Lascaux – a figura de um dos bois atinge 
dimensões – cinco metros de comprimento.
Boi Selvagem – Os pintores paleolíticos eram figurativos realistas.
Reproduziam, com verdade e não com exatidão, as imagens visuais.
Sintéticos no desenho e na cor. Insinuam-se observações de perspectiva,
na nuca na pata direita, vista de frente.
Os pintores deste período são por excelência, desenhistas e pintores. Seus trabalhos se notabilizam-se pela simplicidade e segurança da técnica. Em poucos traços e manchas de cores, o artista dá-nos, não somente a forma, mas também o caráter do animal 
Caverna Lascaux
Poucos artistas civilizados obteriam, como tem sido observado, com recursos técnicos tão limitados, iguais resultados tão expressivos.
Conseguiam suas cores com matérias minerais, argilas coloridas, triturando-as e dissolvendo-as em água, gorduras animais e vegetais, no próprio sangue, que serviriam também de adstringente. 
Obtinham a cor negra queimando ossos ou madeiras. Aplicavam as tintas com as mãos espalmadas, espátulas, bastonetes ou pincéis rudimentares, quando não aplicavam a técnica de pistolar – enchiam a boca de tinta e sopravam por um canudo de madeira ou osso.
Numerosas silhuetas de mãos espalmadas, encontrada nas cavernas, possivelmente símbolos de posse, foram feitas com este processo, muito comum na arte contemporânea.
Caverna das Mãos
Foram encontrados recipientes para depósito e preparo de tintas, assim como verdadeiros lápis e buris, lascas de sílex, afiadas e resistentes, para os desenhos de incisão e gravura no osso, marfim e pedra.


O pintor era figurativo realista. Reproduzia a imagem na sua verdade visual, não deformando e nem estilizando. 
Este sentimento de síntese, resultava naturalmente de ter desenhado e colorido de memória, pois não seria crível permanecesse o animal imóvel, no interior da caverna posando para o artista.

Em várias representações de animais, na quase totalidade são vistos de perfil, em obediência à lei da Frontalidade, insinua observações da visão e perspectiva e pratica, também o realismo intelectual – desenha não apenas o que viu, ou estava vendo, mas também o que conhece.
A arquitetura de pedras surge no início do período neolítico, mais precisamente em 8.000 a.C., representando a primeira manifestação artística além das pinturas executadas dentro das cavernas, conhecidas como rupestres. A arte bidimensional até então reservada aos abrigos naturais se associam as tridimensionais que naquele momento passam a ser "construídas" no seu lado externo. Os poucos exemplares que sobreviveram a escalada urbana não permite conhecer a exata evolução dos modelos arquitetônicos criados neste período. A palavra "criado" aqui é muito pertinente por ser um momento único na História. Nada havia como referência e tudo foi paulatinamente inventado. Ao contrário do que foi produzido posteriormente pois, no decorrer do tempo, os modelos sofreram inovações, adições e complementações, sempre balizados por conquistas técnicas ou de novos materiais.

Atividade de casa:

Os acadêmicos reproduziram obras neolíticas utilizando cores usadas no período e colocaram no mural da Faculdade, logo em seguida apresentaram a obra para os colegas..



























Arte - forma de expressão em todos os tempos da História da Civilização. Experimento da turma de Estética e História da Arte - FAMEG - Guaramirim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário