quinta-feira, 5 de março de 2015

Schützengesellshaft Blumenau

Nove anos depois da fundação da Colônia Blumenau, em 2 de dezembro de 1859 - aniversário do Imperador do Brasil - D. Pedro II, aconteceu a fundação da Sociedade de Atiradores de Blumenau - Schützengesellshaft Blumenau. A Homenagem é algo cultural e inerente aos imigrantes alemães, que vinham de um sistema que teve origem no Feudalismo e naturalmente, nutriam respeito ao líder maior dentro do sistema, que poderia ser o feudal. O Imperador era o senhor máximo.
Pedro Leitão da Cunha
Schützengesellshaft Blumenau foi instituído por um grupo de imigrantes, integrantes e voluntários na organização da comuna, criada por Hermann Blumenau. Esta iniciativa resultou na primeira de muitas Sociedades de atiradores, centros esportivos e culturais que foram fundados na colônia e depois, no município de Blumenau.
Os estatutos da Sociedade foram aprovados em 1863 - consolidado pelo ofício enviado por Pedro Leitão da Cunha a Hermann Blumenau com o seguinte teor:
"Palácio do Governo, de Sta Catarina, 13 de julho de 1863. Nesta data aprovo os estatutos da Sociedade do Tiro, que me foram apresentados pelos colonos Victor Gilsa, Carlos Guilherme Friedenreich e Dr. Bernardo Knoblauch, dessa colônia, com as seguintes restrições que V. Mcê. lhes fará constar pelos meios que julgar mais conveniente: 1° que a casa seja colocada em um ponto distante de qualquer povoação e das vias públicas; 2° que o terreno seja cercado e elevado da parte onde se haja de colocar o alvo, se sorte que não ocorra o menor perigo de ofender-se qualquer pessoa, que por ali passe; 3° que nas horas de exercício não sejam admitidos no centro pessoas estranhas a ele, nem expectadores que fiquem ao alcance dos tiros; 4° que a Sociedade deverá ter um número limitado de armas, não podendo exceder de dez, devendo cada colono ter a pólvora somente que for precisa para o número de tiros que houver de dar em cada exercício. Cumpre que V. Mcê. tenha toda vigilância e cautela nestes exercícios, de modo que não se deem abusos, pelos quais fica responsável. Deus guarde a V. Mcê. Pedro Leitão da cunha". 























Os sócios fundadores:

Carl Wilhelm Friedenreich
Heinrich Pettermann
Jacob Louis ZimermannJayme Dittmar
Rudolph Oswlad Hesse
Victor Gärtner
Victor von Gilsa

Em função da 1° Guerra Mundial, a Sociedade teve suas atividades encerradas no período entre 1917 e 1921. Em 1938, adotou o nome de Sociedade de Atiradores de Blumenau. De 1939 a 1940, aconteceu o aquartelamento do 32° Batalhão de Caçadores no Clube. Em 1944, adotou-se o nome de Tênis Clube Tabajara e em 1946, passou-se a chamar Tabajara Tênis  Clube.

Leitura Complentar -  Clicar sobre: Schützenfest



Histórias de Blumenau...







Nenhum comentário:

Postar um comentário