terça-feira, 3 de março de 2015

August Müller e Hermann Müller - Irmãos de Fritz Müller

Outro dia ficamos confusos a partir de algumas fontes de pesquisa, que chamavam o irmão de Fritz Müller ora de Hermann, ora de August.  Descobrimos que são dois irmãos distintos: Hermann e  August  - mais novos que Fritz Müller. 
Stadtplatz - Centro da Colônia Blumenau.
O Friedrich Wilhelm August Müller - ou August Müller, nasceu em 1826, na cidade de Windischholzhausen, Erfurt, Thüringen, Alemanha e faleceu em Blumenau no dia 21 de maio de 1904. Ele e sua esposa vieram para o Brasil junto com o irmão mais velho - Fritz Müller. Chegaram na recém fundada Colônia Blumenau, no Vale do Itajaí, em 1852. Trabalhou com a enxada e com o machado, apesar de seus estudos e formação na Alemanha, onde estudou teologia. Lá também, trabalhou na agricultura. Migrando para a Colônia Blumenau, junto com o irmão mais velho, foi uma das famílias que adquiriu os primeiros lotes coloniais vendidos por Hermann Blumenau, no Garcia. Junto com Louis Sachtlebem, fundou a cooperativa de consumo, dissolvida posteriormente porque não mais atendia o objetivo para o qual a qual foi fundada. 


Fotografia atual - Casarão de Louis Sachtleben - amigo de August Müller




Foi co fundador do Kulturverein - Sociedade da Cultura e da Companhia de Navegação Fluvial S/A. Durante mais de 25 anos foi professor da escola particular, em Salto Weissbach - junto à Igreja - até que se aposentou, devido a sua avançada idade. 
August, também foi tradutor de Leis brasileiras para o idioma alemão, para que os imigrantes alemães pudessem se inteirar de seu conteúdo, como por exemplo: Constituição do Brasil, o Código penal e o código civil.

Também, Heinrich Ludwig Hermann Müller, ou Hermann Müller era irmão de Fritz Müller. Era mais novo sete anos e como ele, também era naturalista. Estudou com . Fritz Müller em Greifswald, em 1845. Vivia na Europa e trocava assídua correspondência com o irmão mais velho, comunicando todas suas observações. 
Nasceu em 23 de setembro de 1829, em Mühlberg, Sachsen-Weimar-Eisenach, Alemanha, e morreu na Suíça, em 25 de agosto de 1883, com a pouca idade de 54 anos, em Prato allo Stelvio, Tirol, na Áustria.
 .

 Hermann Müller -Próximo de sua partida
Leituras Complementares
Clicar sobre Títulos

Fritz Müller
Kulturverein

Gustavo Käcklander
Fundação de Blumenau e sua Fundação a partir do meios de transportes

Referências
  • Subsídio à Crônica Blumenau - Notal locais - Jornal Erwaldsbote
N° 45 de 7 de Maio de 1904. - Irmão de Fritz Müller
  • Muito antes dos genes Hox e dos modelos matemáticos: o diálogo entre Darwin e Fritz Müller 
  • Aldo Mellender de Araújo
  • Departamento de Genética, Instituto de Biociências e Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências, UFRGS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário