segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Banda Cruzeiro - mais de 8 décadas de história e música - a mais antiga de Blumenau e região



A música é um dos principais elementos que define a cultura de um lugar. 
Quando os primeiros imigrantes alemães chegaram à região, na segunda metade do século XIX, a música fazia parte de sua bagagem, através de seus instrumentos musicais, que variavam de região para região - do bandoneon do Norte da Alemanha até os metais do Blasmusik do meio e Sul do país. Com a música, veio a dança, as festas tradicionais das Sociedades de Tiro - os Schützenverein.
O Schützenverin Harmonie – S.R.D. Serrinha – foi a 5° Sociedade de tiro fundada, após a Sociedade Blumenau, ou Shüntzemverein Blumenau, na Colônia Blumenau. Suas atividades tiveram início no dia 6 de dezembro de 1896 na localidade de Untere Itoupava Rega – atual Vila Itoupava.
Na sequência, uma fotografia do final do século XIX, em uma das festas de um Schützenverein e a fotografia seguinte, com destaque para a Banda Cruzeiro, também, em um  Schützenverein, com a mesma e tradicional formação para o registro fotográfico semelhante ao feito na fotografia mais antiga. A denominação da banda era Jazz Cruzeiro Itoupava, que representava a música de instrumentos de sopro e o local de sua origem, atualmente território da Vila Itoupava.
A bandeira apresentava a combinação de cores preto, branco e vermelho, criada em 1866 e representava a bandeira da Confederação da Alemanha do Norte e do Império Alemão (Império de 1871 a 1919). Em 1892, tornou-se a bandeira nacional oficial a Alemanha unificada. Blumenau ainda não possuía bandeira e os pioneiros faziam uso desta.
 A disposição das pessoas é semelhantes ao da foto anterior - valorizando a simetria. A bandeira apresentada é a do Brasil.
Também, a música estava nas festividades religiosas, casamentos, confirmações, eventos oficiais e nas residências. Fazia parte dessa cultura. Os pioneiros trouxeram seus instrumentos musicais, de pianos à flautas, entre outros. Reuniam-se para tocar e cantar, geralmente após um dia de trabalho. 
Alto Vale - Colônia Blumenau
Jazz Cometa de Rio do Testo. Fotografia do acervo do Museu Pomerano, da cidade de Pomerode. 
De acordo com a pesquisadora Edith Kormann, as músicas tocadas em salões das Sociedades no início do século XX - por dezenas de bandinhas - geralmente  eram as polcas, "schottisch", "rehnländer", "ländler", quadrilha sueca, valsas. Os grandes bailes, geralmente iniciavam com "polonaise" e a música predominantemente era feita com instrumentos de sopro, destacando a trompete que marcava.  Acontecendo o intercâmbio cultural a partir da diversidade cultural dos pioneiros oriundos das diversas regiões da Alemanha, também, as inúmeras festas eram animadas com o bandoneon, instrumento que Henrique Rothbarth dominava bem e naturalmente, também fundou uma banda de sopros com a presença do bandoneon, instrumento natural no Norte da Alemanha O instrumento de sopro é mais característico do Sul do país. No Brasil, ambos se encontraram nos palcos, dentro das bandas. 
Para uma pessoa nascida na Alemanha onde predomina o Blasmusik essa composição é estranha. Presenciamos isso na cidade de Pomerode, quando levamos um convidado para o encontro de Bandoneon. Nosso convidado não foi indelicado, mas não demonstrou interesse. A pessoa é dos nomes da música alemã de uma determinada região, onde não é comum o bandoneon. Nós mesmo estranhamos muito quando a sonorização para a dança do Schuhplattler na região é feita com bandoneon, onde originalmente é feito com harmônico e cordas.

A Banda Cruzeiro foi fundada no início da Segunda Guerra Mundial, em 7 de setembro de 1940 por Henrique Rothbarth. Já havíamos escrito sobre sua história, há 10 anos, quando ficamos sabendo que seria a banda mais antiga, atuando initerruptamente. Também foi a primeira banda da qual registramos a performance no palco do Oktoberfest Blumenau, para a história, há mais de 14 anos, e que resultou no primeiro que vídeo que publicamos para a história (abaixo).

Nosso primeiro registro da Banda Cruzeiro - Oktoberfest Blumenau 2008.
Henrique Rothbarth e família

Henrique Rothbarth herdou o nome de seu pai, que também se chamava Henrique, que no idioma alemão é Heinrich. O pioneiro da família foi Carl Gotthelf Robert Rothbarth nascido em 19 de dezembro de 1821 em Lieberose, na cidade alemã de Lübben, Brandenburg, no território da atual Alemanha. 

Localização de Lübben - Heimat do Rothbarth.

O pioneiro Carl Gotthelf Robert Rothbarth era casado com Caroline Wäsche Pappe. Migraram para a Colônia Blumenau. O casal teve  2 filhos: Carl Friedrich Robert Rothbarth (1869–1951) e Wilhelmine Caroline Dorothea Rothbarth (1873 - ). Carl Friedrich Robert Rothbarth, filho do pioneiro vindo da cidade de  Lüben,  era o avô do fundador da Banda Cruzeiro e se casou com Ernestine Pauline Clara Kästner em 6 de fevereiro de 1889. Tiveram doze filhos; entre eles, o pai de Henrique Rothbarth, que originalmente, no idioma alemão, era Heinrich. Os filhos dos avós de Henrique são: Adele, Heinrich, Julius, Erich, Otto, Gustav, Hedwig, Clara, Erdmann, Emilie, Hilda e Tekla.
Atestado de óbito de Heinrich Rothbarth.
Heinrich Rothbarth se casou com Linda Mette em 10 de setembro de 1919, no mês em que seu filho Henrique fundaria a Banda Cruzeiro, 21 anos depois.
Pequena medalha que pertencia ao casal e está entre as relíquias de sua neta Norma Carl, esposa de Osnir Carl e mãe de Marcelo e Jonas Carl. Em cada face da medalha está um rosto, pertencia a Heinrich que carregava em um corrente presa ao bolso, explicou sua neta Norma.

O casal Heinrich e Linda tiveram 6 filhos: Hilbert Rothbarth (1920–  ),  Roberto Rothbarth (1923–2001), Henrique Rothbarth (1925–2008), Fernando Rothbarth (1928–2018), Curt Rothbarth (1933–2016), Hilda Rothbarth. 
Henrique Rothbarth nasceu em Massaranduba em 18 de maio de 1925. Aprendeu a tocar bandoneon, muito cedo. Com 13 anos de idade fez sua primeira apresentação e com 15 anos, fundou a banda Jazz Cruzeiro
Casou-se com Hildergart Rüdiger, nascida em Blumenau em 13 de março de 1928. Hildegart era sobrinha de Hermann Rüdiger - personagem histórico que teve seu nome ligado à música (primeiro grupo musical de Blumenau) e ao teatro. Tinha uma grande casa comercial no Alto da Rua XV de Novembro e sobre qual já escrevemos. Podemos dizer então que o jovem Henrique teve influência musical da família de sua mãe Hildegart que era filha de Ricardo Rüdiger, irmão do fundador da primeira banda de sopro de Blumenau, Hermann   Christian Rüdiger.
 Primeira banda de sopro de Blumenau, fundada por Hermann   Christian Rüdiger.


"Você sabia - Que nos dias 15 e 16 de dezembro de 1884, o Conde, d'Eu, esposo da Princesa Isabel, herdeira do trono imperial do Brasil, esteve em visita à cidade de Blumenau? Que sua chegada deu-se entre 15 e 16 horas do dia 15, viajando de Itajaí a Blumenau a bordo do vapor "Progresso" tendo, à sua chegada no cais do porto, sido recebido festivamente com a participação das bandas de música de Rüdiger e Lingner?  Revista Blumenau em Cadernos - março de 1983 - N° 3 - Tomo 24.

A pesquisadora Edith Kormann menciona os dois grupos musicais, Rothbarth e Rüdiger, em artigos distintos, sob o mesmo título, publicados em datas distintas na revista Blumenau em Cadernos.

A Banda Cruzeiro
Parte do tambor da bateria, em couro com arte da década de 1940. Primeira bateria da Banda Cruzeiro.
A Banda Cruzeiro que já foi Grupo Musical Cruzeiro, Jazz Cruzeiro, Cruzeiro Musikanten, Cruzeiro Orquestra, na essência musical, mantém viva a do tocador de bandoneon - seu fundador, Henrique Rothbarth que batizara a banda. Sua família nunca soube o motivo da escolha do nome.
A primeira apresentação oficial da Cruzeiro aconteceu no dia 7 de setembro de 1940, com três componentes: Henrique Rothbarth, Bernardo Otto e Edmundo Anunciação.
A banda, por mais de oito décadas, ininterruptamente, participou das atividades sociais e de lazer de Blumenau, região, no país e também, fora do pais.
A Banda Cruzeiro foi fundada em plena Segunda Guerra Mundial. Período, cujas vozes se calaram nas colônias alemãs do Vale do Itajaí, pois poucos falavam o idioma português.
Apresentação em um estúdio de rádio - Década de 1960.

Como já mencionado, Henrique Rothbarth, tocador de bandoneon, e mais dois amigos, fundaram a Banda Jazz Cruzeiro. Conta seu neto Jonas Eduardo Carl, que em sua segunda apresentação, a banda já contava com a presença de mais integrantes - além dos três fundadores.  Jonas é o atual coordenador da Banda Cruzeiro Orquestra (nome atual) e representa a terceira geração à frente da Cruzeiro.
Henrique Rothbarth com seu bandoneon em  um dos  desfiles
oficiais do Oktoberfest Blumenau.  Década de 1980.
Seu pai, Osnir Carl, mencionou que até 1990, quando Henrique completava 50 anos de atividade musical, ele se aposentou. Osnir dirigia a banda e também tocava trompete - Henrique viveu ainda mais 18 anos. Faleceu em 30 de junho de 2008. Seu genro Osnir, casado com a filha Norma, permaneceu no cargo de Dirigente até  2003, quando seu filho Marcelo Carl assumiu essa função. Em 2008 assumiu seu irmão Jonas Carl assumiu essa tarefa e permanece à frente da Banda cruzeiro até o tempo presente.
Observamos que a banda se diversificou, se atualizou a partir de seu público, e conta com as ferramentas tecnológicas disponíveis.
Historicamente, tocou em todas as edições do Oktoberfest Blumenau, com exceção da primeira. 
Quando desfilamos em um dos desfiles oficiais da Oktoberfest Blumenau 2008 com a Banda Cruzeiro, também efetuamos o primeiro registro em vídeo para o nosso canal do YouTube.
Nosso primeiro vídeo publicado foi o da Banda Cruzeiro - Oktoberfest Blumenau 2008.

No  desfile oficial junto com a Banda Cruzeiro - outubro de 2008.
A Banda Cruzeiro gravou 4 discos. Abaixo dois destes:



Homenagens

Na passagem e comemorações dos 150 anos da cidade de Blumenau e dentro de sua programação, a Banda Cruzeiro foi homenageada. Os documentos dessa homenagem foram assinados pelo presidente da Comissão, Ricardo Stodieck.

Honra ao Mérito - Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.
Moção - Câmara Municipal de Blumenau - em 2000, 23 anos atrás. A banda completou 80 anos de atividades em um silêncio que faz barulho.
Formação atual da Banda Cruzeiro - 2023
      • Adilson Rogério Behling - Trompete
      • Cleiton do Amaral Bernardelli - Vocalista
      • David Gonçalves Pereira - Guitarra
      • Dorival Peyerl  - Sax Tenor
      • Rafael Natan G. dos Santos - Bateria
      • Rodrigo Glaser - Trombone
      • Thais Janing - Vocalista
      • Valmir Starke - Contra Baixo
      • Vanderlei Martins - Teclado/Gaita
Passagens históricas da banda em registros fotográficos.

Fomos até à
 residência dos Carl conhecer melhor e obter registros originais dessa história, parte da História de Blumenau. 
Com filha do fundador Norma e seu marido Osnir, acompanhando de sua irmã Giseler, observando registros fotográficos históricos.
Festa de Rei - Itoupava Rega - Blumenau - Década de 1950. Toda a sociedade representada numa foto oficial do evento, devidamente trajada. Banda à direita da foto. Arquitetura eclética com características predominantes do neoclássico. Detalhe - a grande bandeira do Brasil no centro do grupo.

Norma Carl - Solteira Rothbarth, nos explicando as personalidades sobre a fotografia e onde estava seu pai Henrique.



Festa de Rei - Década de 1940 do século XX. Momento solene e respeitoso que significava o evento a partir da postura de todos. Cavalheiros de terno e gravata. Cultura levada a sério a partir do esporte e com a presença da música da Banda Jazz Cruzeiro. Todos estão a frente da residência do então Rei do Tiro - edificação feito de madeira - tem tudo para ser de canela preta, com a característica varanda frontal.











 
Assim era Antigamente - Década de 50 e 60 - Com Moacir Coutinho (Do Hausemusikanten) e Edemir de Souza - 1

Inauguração do Clube de Caça e Tiro Cruzeiro - Itoupava Central - Dezembro de 1963


Die Kleine Kneipe - bem autêntico. Assim era Antigamente - Década de 50 e 60 - Com Moacir Coutinho (do Hausemusikanten) e Edemir de Souza - 2







Bodas de Ouro de  Otto Rothbarth e sua esposa Martha (Fritzke) Rotbaerth, tio de Henrique Rothbarth. O músico do bandoneon é Henrique Rothbarth. Onkel Otto nasceu em 2 de abril de 1896 em Blumenau e faleceu em 14 de outubro de 1976, na mesma cidade.


Desfile - Festa das Bandas - Timbó, em 1969.
Baile do Colono em 26 de julho de 1969 - S.E R. Água Verde. Musicos: Udo Otto, Bernardo Otto, Walter Fritzke, Willand Vermeister, Mário Kegler, Henrique Rothbarth (Tuba) e João Cordeiro. 
Abrilhantado Festa de Rei - Tiro.

Outubro de 1972.
Junho de 1974.

Década de 70 - Século XX.







Desfile do Oktoberfest Blumenau - Década de 80 do século XX.



Henrique Rothbarth é o primeiro músico, na sequência seu genro Osnir Carl e  Wilson Schaade.



Os músicos são: Osnir Carl, Fridemar Borchardt, Élcio Fritzke (in memoriam), Norberto Behling, Ivo Tribess (in memorian), Dorival Peil, Tarcísio Prawucke, Willand, Adilson Behling, Wilson Schaade e Marcelo Jean Carl.


Henrique Rothbarth, extrema direita sentado.





Osnir Carl, genro do fundador Henrique Rothbarth, no local do ensaio da Banda Cruzeiro atual e o detalhe do primeiro tambor, marcando a data de fundação, 7 de setembro de 1940.

Recordações e história no local de ensaio da banda no tempo atual.


  
Vídeo - Entrevista com Osnir Carl e Norma Carl, filha e genro de Henrique Rothbarth.
Apresentação da Banda Cruzeiro no dia 10 de outubro de 2009 - Oktoberfest Blumenau.


Apresentação da Banda Cruzeiro  na Sommerfest Blumenau 2015 - Biergarten a partir das 22h30m até o encerramento da noite - 22h30m até as 2h30m.





















Oktoberfest Blumenau 2023










Jonas Eduardo Carl, neto de Henrique Rothbarth.


Um dos músicos mais antigos na banda atual: Dorival Peil e Jonas Eduardo Carl.

















































Um Registro para a História.
 





Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Referência

  • KORMANN, Edith. Musikkapellen, Festas, Salões, Bailes ... . Revista Blumenau em Cadernos. Julho/Agosto de 1983, N° 7/8. Tomo XXIV, Blumenau. Fundação Cultural de Blumenau.
  • KORMANN, Edith. Musikkapellen, Festas, Salões, Bailes ... . Revista Blumenau em Cadernos. Dezembro de 1983, N° 12. Tomo XXIV, Blumenau. Fundação Cultural de Blumenau.
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário