terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Grünes Tal - Sommerfest 2015

Foto: Acervo do Grupo
O Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Grünes Tal se apresentou no tablado do Biergarten durante a Sommerfest Blumenau 2015, na última sexta feira - dia 9 de janeiro de 2015.

Tablado do Biergarten 
Antes de prosseguirmos com a sequência de imagens da apresentação do Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Grünes Tal no Sommerfest Blumenau 2015, vamos conhecer um pouco sobre a história deste grupo de danças folclóricas alemã - associado da AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí.

Para ler mais sobre a AFG - Clicar sobre AFG
Sr. Ary Lingner, Sra. Itala Lingner e Sr. Dieter Berner
Tanz im Mai 2012 - C.C. 25 de Julho de Blumenau




Não sabemos a data exata da formação do grupo de danças folclóricos. Mas contam que foi um grupo de amigos, que a partir do Blumenauer Volkstanzgruppe, teve a iniciativa de formar um novo grupo de danças em Blumenau. A liderança partiu do casal Sr.  Ary Lingner e da Sra. Itala Lingner  - família com fortes laços familiares e culturais com a Alemanha. De acordo com a narrativa histórica do grupo, apresentada na página da AFG, os Lingner´s já estavam presentes nas primeiras décadas de fundação da Colônia Blumenau e atuante nas questões das práticas culturais, fundando e participando dos primeiros grupos musicais da Colônia Blumenau, como por exemplo a Musikkapelle Lingner, fundada em 1870.
Colônia Blumenau - Rua XV de Novembro
No momento da formação do grupo, buscaram inspiração na cidade de Dresden, quase totalmente destruída na segunda Guerra Mundial. Escolheram a cidade de Dresden pela proximidade e amizade que o Sr. Ary Lingner tinha com o Sr. Paul Werner, nascido em Dresden. Contam que para a confecção de seu traje, sem respaldo histórico da cidade alemã que os inspirou, em função de sua quase inexistência de dados históricos, o grupo procurou a identidade nas cores oficiais da cidade para compor seu traje e brasão.
Sr. Paul Werner foi um dos fundadores da Eletro Aço Altona
Para ler mais sobre a História de Paul Werner  - Clicar sobre:
Itoupava Seca
Complexo Viário Bernardo W. Werner

Logo mais pretendemos contar um pouco sobre a história da cidade que inspirou o Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Grünes Tal - Dresden, a partir de uma nova publicação. A cidade é um dos ícones culturais da Alemanha atual e atualmente vivencia grandes movimentos manifestações sociais.
Os trajes do grupo folclórico é, portanto, inspirado no traje coloquial bávaro - Dirndl com as cores da cidade da Saxônia, Dresden.
Sra. Itala observando o grupo folclórico Grüns Tal  dançando no  4° Encontro 
de Danças de Guabiruba
 Tanz im Mai 2012 - C.C. 25 de Julho de Blumenau


Em breve, mais sobre a cidade de Dresden - também cidade dos Lorenz.

Os integrantes - Do Blog do grupo
Presidente
Sr.Ary Lingner - Foto: Angelina Wittmann
Coordenadores
Jean Carlos da Silva / Arystela Lingner
Integrantes
Alexandre da Conceição / Michele H. Duggen

Carioca Frossard

Jonas Reiter

Douglas Espíndola / Djanine Schnider (Nina)

Heloize M. Finger

Jean Bressanini

Simone Macedo

Scheron Reis / Valdemiro W. Junior (Junior)

Susana Stach

Rodrigo Uliano

Saionara Regina  Jantsch

Alexandre Borgmann
Silvio Marcos Nicolodelli
Momentos no Sommerfest Blumenau 2015









Foto: Acervo do Grupo
Vídeo


Ein Prosit!
Dançar faz bem à alma...




Nenhum comentário:

Postar um comentário