sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Aniversário de Pomerode - 32° Festa Pomerana - Show dos Velhos Camaradas

No dia 21 de janeiro - última quarta feira, foi um dia de festas e comemorações em Pomerode. A cidade comemorou 56 anos de emancipação política.
No início da chegada dos primeiros imigrantes na região, o território atual de Pomerode pertencia à Colônia de Blumenau. Em 1863, alguns colonos liderados pelo sócio do Dr. Blumenau - Sr. Ferdinand Hackradt, tio do Sr. Carl Hoepecke - De Desterro, decidiram explorar o afluente do Rio Itajaí Açu, a partir do Badenfurt, segunda povoação da Colônia Blumenau

Foto: Robson Scheiwe‎  -  Memórias de Pomerode
Família do lado Materno do Sr. Robson Scheiwe
Foram abertas picadas ao longo do curso do rio, que foi chamado Rio do Testo a partir de então e também foi o marco da povoação deste vale que ficou conhecido como Linha Colonial do Rio do Testo.

Comunidade de Testo Alto em dois tempos - 1871 e 2014
Sr. Blumenau, achou conveniente assentar os colonos pomeranos nesta região com localização estratégica entre o Stadplatz de Blumenau e a Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville, que segundo seu ponto de vista, favoreceria o comércio entre as duas colônias alemãs. A grande maioria dos imigrantes são, como já citado, da região do Mar Báltico - Pomerânia, origem do nome do cidade.

Para ler mais sobre - Clicar sobre os títulos a seguir:
Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode
Pomerode - Um pouco de história
Uma Volta em Pomerode
Etnia Kaschubien
"Alemão" de Pomerode
Pomerode - Localização e Igrejas Históricas


Desde 1865, é encontrado o nome Pommeroda nos mapas de lotes coloniais da Colônia Blumenau. Blumenau teve sua emancipação administrativa outorgada em 1883, com ele ficou o território de Pomerode, quando em 1934, foi elevado a condição de Distrito de Blumenau.
Pomerode 1930/1940 - Acervo Oscar Handke.
A sede do Distrito ficou conhecida como Vila de Rio do Testo. No dia 21 de janeiro de 1959, foi instalado oficialmente  o Município de Pomerode, através da Lei N° 380, completando 56 anos de aniversário de sua existência e comemorado na programação da 32° Festa  Pomerana, com desfiles, show pirotécnico, gastronomia, danças, feira e música. Acompanhamos o Show dos Velhos Camaradas no palco do Pavilhão Cultural. O Show iniciou as 22:00h e terminou,  passando um pouco da meia noite.

Um dia especial - 32° Festa Pomerana - Aniversário de Pomerode
As imagens  comunicam....
.


































































































































































































Ein Prosit!!
Alles Gute zum Geburtstag, Pomerode











Em Breve - Vídeos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário