segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Vanillekipferl - Parte da tradição de Natal

Deliciosamente macios e quebradiços – se forem bem feito, derretem na boca. No Brasil – é uma variação do "amanteigado".

Vanillekipferl 
São pequenos biscoitos tradicionais que tem a forma de lua crescente, típicos das regiões da Áustria, sul da Alemanha, República Tcheca e Hungria. São feitos, entre outros ingredientes, com amêndoas e avelãs. Na Alemanha, o período de advento é celebrado de diversas maneiras, a partir do cristianismo, durante os quatro domingos que precedem o natal. Neste período são servidos muitos tipos de biscoitos e doces que coincide com o período de inverno. Também  é servido o Vanillekipferl - cujo sabor característico é conseguido a partir do açúcar de baunilha. Kipferl é a denominação de sua forma - lua crescente ou "ferradura", forma mais encontrada no sul do Brasil. Estas, tem suas pontinhas recebem cobertura de chocolate. Muitos já devem ter provado, aqui na região e não tem o conhecimento de sua origem. 

Sua origem histórica é da cidade de Viena Áustria. Atualmente podem ser encontrados em seus cafés durante todo o ano. Também, é uma das especialidades e atrações da cidade da Bavária – Nördlingen. 
Nördlingen




Contam que foram feitos em forma de "lua crescente" como símbolo da celebração de vitória do exército húngaro sobre a Turquia em uma das muitas guerras entre as nações.

Ao contrário de outros produtos da panificação da gastronomia alemã/austríaca este tipo de biscoito é difícil de assar. A massa usada quando consistente é muito frágil. Se não houver a forma especial com cobertura de teflon, existente atualmente, com o formado do biscoito, é necessário um par de mãos hábeis para criar o “Kipferl” ou forma de “lua crescente”, sem quebrar o biscoito durante sua confecção. Quando for levado para assar, é necessário muita cautela, caso contrário se desmancha antes de estar pronto ou mesmo colocar o açúcar de baunilha.

Receita Vanillekipferl

Ingredientes para aprox. 25 - 30 Kipferl
· 260g (2 1/2 xícaras) de farinha de trigo, peneirada
· 2 colheres de sopa de açúcar de baunilha
· 100g (1/2 xícara) de amêndoas moídas
· 1 gema de ovo
· 200g (1 xícara) de manteiga amolecida
· 1 pitada de sal
· Açúcar de confeiteiro para espanar o Kipferl


Modo de preparo

Misture a manteiga, o sal, o açúcar de baunilha e gema de ovo em uma tigela usando, ou não, uma batedeira. 
Adicionar amêndoas e farinha e amasse, com as mãos, rapidamente uma massa firme. 

Divida a massa em quatro partes e formar quatro rolos, cada um cerca de 2 a 3 centímetros de espessura. Cubra os rolos com filme plástico e resfriá-los por cerca de uma hora, na geladeira. 
Polvilhar a bancada com farinha e cortar os rolos em fatias (cerca de tão grosso quanto um dedo) e dar a forma aos pequenos biscoitos que poderás ser conseguidos de outras maneiras, de acordo com as imagens a seguir.

Várias maneira de dar forma ao Kipferl




























Vanillekipferl pode ser um presente para à família e os amigos durante a época de Natal, feito de maneira personalizada.
---------
Recebemos, após o término desta postagem, a receita do Vanillekipferl de um amigo que reside no sul da Baviera, Sul da Alemanha. Segue.
--------------
Vídeos do preparo



A gastronomia faz parte dos "rituais", que faz parte da cultura...
Que dá "forma" à identidade de um povo.























2 comentários:

  1. Angelina!
    Que delicia essa sua postagem. Dá uma vontade de degustar cada docinho desses, apesar das sequelas não me permitir. Saudades do tempo de infância quando nossa Vó Ana produzia muitas doces deliciosos. Eu ajudava ela sempre produzindo as formas dos docinhos através de uma máquina de cortar carne, que mostramos a você em sua visita em nossa residência. Era maravilhoso poder contribuir.
    Angelina já lhedisse ao vivo, sua dedicação as pesquisas nos impressiona, parabéns.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sr. Adalberto. Nós vimos a máquina de fazer os docinhos que pertencera à sua família. Doces lembranças, imaginemos...
    Nosso trabalho é para levar o conhecimento àqueles que repetem os hábitos e não sabem de onde vem...é um grande prazer...
    Seu trabalho, é maravilhoso! Supera barreiras e deixa um legado. Ficamos feliz, que o Senhor tenha boas lembranças a partir deste trabalho. Abração do Salto Weissbach.

    ResponderExcluir