domingo, 14 de dezembro de 2014

Urban Sketchers - Chegou em Blumenau através do Grupo Freilicht Blumenau


Urban Sketchers chegou em Blumenau. 
O Projeto Urban Sketchers tem sua origem e inspiração  na prática que iniciou no século XIX - "En plein air" - expressão francesa que significa "ao ar livre". Pintores renomados impressionistas - século XIX, como Claud Monet, Camille Pissaro, Piere August Renoir e outros, utilizavam este método, com o uso de luz natural. Foram vanguarda na sua época e quebram paradigmas em um tempo, que a maioria das artes plásticas eram efetuadas em estúdio
Obra de Monet
Sua popularidade aumentou na década de 1870 – inventaram as tintas prontas e comercializadas em tubos. Até então, os pintores faziam suas próprias tintas através de moagem e pintura seca de pigmento com óleo de linhaça. Também a Escola de Newlyn, da Inglaterra, também incentiva a prática – a partir da metade do século XIX. Também neste tempo e no início do século XX, artistas russos, como: Vasily Polenov, Isaac Levitan, Valentin Serov, Konstantin Korovin, ficaram conhecidos a partir da pintura “ En plein air

Um grupo de Blumenau, liderado por um grupo de jovens, tiveram a iniciativa de formar o primeiro grupo Urban Sketchers da cidade – O nome do grupo foi batizado de Freilicht Blumenau. Seu primeiro encontro aconteceu no dia 30 de Novembro último, no espaço mais histórico do Vale do Itajaí – Stadtplatz da antiga Colônia Blumenau.
 A ideia está contagiando a cidade. Neste ínterim, observamos outro grupo com semelhante proposta,  através de manifestações nas Redes Sociais, após a criação do Freilicht Blumenau
Urban Sketchers é a apropriação, a partir da expressão artística, da imagem do espaço, ao ar livre na companhia de pessoas amigas, com técnica totalmente livre, sabendo ou não desenhar. Com isto, promover  a troca de idéias sobre questões importantes sócios culturais - dentro de um cenário natural ou edificado.



Conversamos com um dos coordenadores do Freilicht Blumenau e lhes perguntamos qual técnica que deve ser usada, o perfil das pessoas do grupo, o material, os cenários.
Em síntese, ele nos esclareceu que o grupo é informado, a partir da coordenação, sobre os locais onde ocorrerão os futuros encontros, com certa antecedência - comentado - via grupo fechado da Página do Facebook. A técnica é livre, o "papel" e o material de desenho, igualmente. O importante é a manifestação artística a partir da expressão - reproduzir o cenário que envolve o espaço escolhido. Poderá ser urbano, do campo ou da montanha. O desenho não poderá ser retocado em ambientes fechados da residência. Deverá receber acabamento somente no local definido.

Os Grupos de Urban Sketchers, envolvem encontros formais de praticantes, os quais promovem simpósios, e são organizados, promovendo grandes encontros e intercâmbios de grupos regionais, em todo o mundo. 




O Freilicht Blumenau é o primeiro grupo Urban Sketchers da cidade!
A seguir, imagens desta prática em três cidades diferentes de países diferentes: Brasil, Espanha, França.




É a expressão através da arte no espaço da cidade!
Estaremos presente no próximo encontro do Freilicht Blumenau.

Em breve mais informações.
As imagens serão postadas aqui.
Em construção...










Nenhum comentário:

Postar um comentário