domingo, 9 de novembro de 2014

Queda do Muro de Berlin - 25 anos - História e Comemorações


O Mundo comemora 25 anos da queda do Muro de Berlin. Já contamos um pouco desta História na postagem (Clicar sobre) Um pedaço da história de Berlin.

O Muro de Berlin caiu na noite de quinta feira, dia 9 de novembro e na sexta feira, dia 10 de novembro de 1989, após mais de  28 anos de separação uma cidade de longa data e grande história - no dia de seu 750° aniversário - Berlin.
Foto-Kunstdruck: Norbert Michalke
Para ler mais sobre a História de Berlin - Clicar sobre:

Em um  período de 28 anos de existência do Muro de Berlin,  pereceram muitas pessoas durante a tentativa de transpô-lo. Historicamente Sr. Gübter Litfin ficou conhecido como a primeira vítima ao tentar atravessar o muro no dia 24 de agosto de 1961. Foi morto a tiros pela polícia, nas proximidades da estação Friedrichstrasse.

Sr. Gorbachev e Sr. Reagan
No dia 12 de junho de 1987, durante as comemorações do 750° aniversário de Berlin, o Sr. Ronald Reagan - Presidente do Estados Unidos, líder dos países opositores do Partido Comunista e da Ocupação de Berlin Oriental, no meio de seu discurso, chamou o então Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética - Sr. Mikhail Gorbachev para derrubar o muro - " Tear down this wall!"

Antes da queda do Muro de Berlin houve muitas manifestações na Berlin dividida e nas Alemanha´s, como também, grande fluxo de refugiados  para o lado ocidental, através das Embaixadas da RFS, em Praga e Varsóvia e, pela recém aberta fronteira da Hungria e da Áustria, iniciando um processo que não mais retrocederia na história, hoje lembrada e conhecida por nós.
A ação da queda do muro, de fato, iniciou através de um mal entendido e um pronunciamento errôneo, ou melhor,  fora do tempo correto, à mídia da época. Na tarde do dia 9 de novembro houve uma entrevista coletiva transmitida ao vivo na televisão alemã oriental, quando o Sr. Günter Schabowski anunciou precipitadamente uma decisão do Conselho dos Ministros de abolir imediatamente as restrições de viagens à  parte Ocidental. Esta decisão deveria ser anunciada somente no dia seguinte, para  poder avisar todos os órgão governamentais e departamentos  e organizar.
Sr. Günter Schabowski
Após este precipitado anúncio, a notícia se espalhou como um estopim  - sobre a abertura do Muro de Berlin - nas rádios e televisões da Berlin Ocidental. A população se deslocou até os postos da fronteira e pediram a abertura da fronteira. 

Este vídeo com  mais de uma hora de filmagem, ilustra estes momentos de alegria e expectativa das pessoas antes, durante e depois de passarem a fronteira, delimitada pelo muro.



Toda a equipe burocrática de controle de passaporte e militares da parte oriental que tomavam conta da fronteira não sabiam o que estava acontecendo e não tinham recebido instruções sobre os procedimentos - se encontravam "perdidos". Por pressão da população  no local e mediante a falta de coordenação - sem saber o que fazer, os guardas permitiram a abertura da fronteira do posto de Bornholmer Strasse  às 23:00h do dia 9 de novembro. 
Bernholmer Strasse - 9 de novembro de 1989
Logo, outras parte do centro de Berlin foram inundadas pela população e fronteiras foram abertas. Tudo foi transmitido ao vivo pela televisão, onde muitas pessoas assistiam e depois saíram de suas casas rumo ao muro e à fronteira. Na manhã do dia 10 de novembro, quando a parte das Alemanha´s dormiram e despertaram com a notícia da abertura das fronteiras, igualmente marcharam rumo ao muro, desejando transpassar a fronteira.
Manhã do dia 10 de novembro de 1989  -  Mauer Hinter Reichstag

Houve grande e alegre confraternização entre as pessoas das duas Alemanhas, quando se encontraram na Alemanha Ocidental. Contam que muitos comércios distribuíam cerveja e a festa aconteceu na  Rua Kurfürstendamm. Pessoas que não se conheciam se abraçavam - os moradores de Berlin Ocidental, transpassaram o  muro e chegaram até o Portão de Brandemburgo - Monumento importante e de grande significativo para toda a Alemanha e atualmente considerado símbolo da 2° Unificação do país. O interessante foi quando o Bundestag interrompeu as discussões sobre orçamento e os deputados cantaram de maneira espontânea o hino Nacional da Alemanha.
Portão de Brandemburg
Vale a pena assistir o vídeo abaixo (Na época assistimos ao vivo - partes mostradas na edição) - mostra um recorte de tempo de período de tempo de 10 anos durante e após a queda do muro.


Sexta feira, no dia 7 de novembro de 2014, iniciaram os festejos de comemorações de 25 anos da queda do Muro de Berlin  na Alemanha e hoje, domingo é o ápice destes momentos festivos - dia 9 de novembro. Acontecerá Concertos e Show´s reunindo milhões de pessoas ao ar livre no Portão de Brandemburgo.
Os festejos serão acompanhados pela liberação de milhares de balões brancos, dispostos em parte do local do muro (15 km) que dividiu a capital atual da Alemanha por 28 anos.  Os 8 mil balões brancos, alinhados ao longo de um trecho de 15 quilômetros por onde existia o muro, que tinha mais de 100 quilômetros foram acesso na sexta feira. Eles foram projetados para se parecerem com um colar de pérolas quando vistos do alto. Hoje, a noite, serão soltos, e por estarem cheios de gás hélio, levitarão, representando o fim do muro entre as duas Alemanhas. Quando os balões estiverem no céu, será tocado os últimos Momentos da Nona Sinfonia de Beethoven - Ode à Alegria.
Sr. Mikhail Gorbachev
Está na Alemanha, participando das comemorações de 25 anos da queda do muro, o líder Soviético - Sr.  Mikhail Gorbachev - atualmente com 83 anos de idade. O líder da antiga União Soviética foi o responsável pelas reformas Perestrika e Glasnost, ações importantes para o desenrolar desta história de maneira pacífica. Sr.  Gorbachev acompanhará de perto toda estas festividades do dia domingo e estará na antiga passagem de fronteira Checkpoint Charlie.
No sábado - dia 8 de novembro Sr. Gorbachev se reuniu com o ex-ministro alemão do Exterior Sr. Hans Dietrich Genscher - Conversaram sobre os acontecimentos de 25 anos atrás em encontro aberto. Também no sábado, assistiu um concerto memorial no Teatro Berliner Ensemble nas proximidades do antigo Palácio das Lágrimas, onde os alemães orientais se despediam dos visitantes que retornavam a Alemanha Ocidental.
Hoje será aberto uma grande exposição na Bernauer Strasse, uma das ruas divididas pelo muro, a qual foi cenário de cenas tristes de famílias sendo separadas, através da existência do muro.
Sr. Mikhail Gorbachev, Sra.Angela Merkel e Sr. Lech Walesa em Berlin, Alemanha - BBC News
aos Fundo Sr. Joachim - Presidente alemão 
Sr. Mikhail Gorbachev e Sra.Angela Merkel
Bornholmer Strasse 

Primeiro ponto da abertura da  fronteira
Sr. Mikhail Gorbachev e Sra.Angela Merkel  - Bornholmer Strasse - Primeiro ponto
da abertura da  fronteira
Acontecerá na Gendarmenmarkt o Festival dos Cidadãos - Portão de Brandemburg onde também estarão: O Sr. Gorbachev, o Nobel da Paz e ex Presidente polonês - Sr. Lech Walesa, ex premiê hungaro - Sr. Miklos Nemeth e o Chefe de Estado alemão Sr. Joachim Gauck.
Acontecerá o Concerto da Staatskapelle Berlin sob a regência do Maestro Sr. Daniel Barenboim, o Show de rock de Udo Lindenberg e do cantor britânico Peter Gabriel.

Imagens de alguns fotógrafos dos 8 mil balões de hélio sobre parte da projeção de 15 Km do Muro de Berlin - Paz

Fileira de balões marcando os 25 anos da queda do Muro de Berlim perto do edifício Reichstag, na capital alemã - Tobias Schwarz/AFP
Balões brancos colocados ao longo de onde ficava o Muro de Berlim, em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlin. A instalação artística é intitulada de 'Lichtgrenze', 'Fronteira de Luz' em alemão - Pawel Kopczynski/Reuters

Balões de instalação que celebra os 25 anos da queda do Muro de Berlim na capital alemã - Kay Nietfeld/DPA/AP
Parte da capital alemã ficará dividida pela instalação 'Lichtgrenze' ('Fronteira de Luz' em alemão), composta por 8 mil balões luminosos para marcar os 25 anos da queda do muro - Hannibal Hanschke/Reuters

Instalação do 'Lichtgrenze', projeto artístico que celebra os 25 anos
da queda do Muro de Berlim - Kay Nietfeld/DPA/AP

Torre de TV é vista por trás de balões em Berlim -Tobias Schwarz/AFP
Balões brancos colocados ao longo de onde ficava o Muro de Berlim no Mauerpark, em comemoração aos 25 anos da queda da divisão - Pawel Kopczynski/Reuters
Pedestres caminham ao lado da fileira de balões onde ficava o Muro de Berlim em frente ao Bundestag - Fabrizio Bensch/Reuters
Ciclista passa por balões ao longo do rio Spree em Berlim, na Alemanha - Fabrizio Bensch/Reuters
East Side Gallery, em Berlim, que também recebe balões para celebrar os 25 anos da queda do Muro de Berlim - Hannibal Hanschke/Reuters


Homem tira fotos na East Side Gallery em Berlim - Hanschke/Reuters

Fileira de balões ainda murchos da instalação artística 'Lichtgrenze' à beira do rio Spree em Berlim, na Alemanha - Kay Nietfeld/DPA/AP
A decisão e atitude couberam ao povo, que buscou a união de partes separadas por ideologia política.
Para ler mais sobre - Clicar sobre: Trabant - Automóvel da Alemanha Oriental


Neste domingo -  Berlin está  em Festa!!
Homenagem à Queda do Muro na página principal do Google













Postado no dia 09 de novembro - às 17:00h
Agora a pouco, horário de Brasília, 16:00 h, ao som de Beethoven, 8 mil balões são lançados ao ar para lembrar a queda do Muro de Berlim.
Fotos publicadas na Deutsche Welle


No Portão de Brandemburgo, milhares de pessoas se reuniram no domingo para assistir a shows de música. Entre as atrações da noite, o roqueiro alemão Udo Lindenberg e o cantor britânico Peter Gabriel - Foto Reuters












































O frio não espantou os berlinenses e turistas. Mais de 100 mil pessoas estão nas ruas da capital alemã para celebrar os 25 anos da queda do Muro. Acompanhe ao vivo: http://dw.de/p/1Djen



Para ler mais - Clicar sobre - Festa dos 25 anos da Queda do Muro de Berlin DW.

Em Construção....








Nenhum comentário:

Postar um comentário