sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jacobshagen/Dobrzany - A cidade Natal de Emil Odebrecht

Qual a ligação de uma cidade -  de origem alemã a partir de sua cultura e fundação, que foi rebatizada a pós a 2° Guerra Mundial e passou a fazer parte da Polônia - com a História da Colônia Blumenau?

Jacobshagen - Dobrzany

Stadtplatz Colônia Blumenau - 1864
Oito anos após a chegado do Sr. Odebrecht ao Vale
Um dos principais personagens da História do Vale do Itajaí, Santa Catarina foi o Sr. Emil Odebrecht, ou Carl Wilhelm Emil Odebrecht. Quando chegou à Colônia Blumenau - em 1856, era denominado prussiano, pois ainda não existia o país Alemanha e nem a Polônia na configuração atual. A Alemanha, como estado surgiu em 1871 através de iniciativas militares e políticas do reino da Prússia e após as duas grandes guerras, a Polônia foi recriada.




Revista Blumenau em Cadernos - Tomo I Abril de 1958

Para entender mais sobre, você pode clicar sobre os link´s listados abaixo.

Tribos germânicas - História
Conversando um pouco sobre História - História
Império AlemãoAntes - História - Estado alemão - Século XIX
A Unificação da Alemanha
Caminhos de Emil Odebrecht

Emil Odebrecht
Sr. Odebrecht, nasceu no seio de uma grande família e também construiu uma grande família no Brasil (15 filhos) e entre seus descendentes, está o seu neto - Sr. Rolf Odebrecht e sua esposa - Sra. Renate Odebrecht, que organizaram e pesquisaram os caminhos e as correspondências trocadas entre este ilustre imigrante prussiano e seus familiares, na Europa. 
Sr. Rolf e  Sra. Renate Odebrecht - 2014














Para conhecer um pouco mais sobre os elos da imigração e o intercâmbio cultural tomaremos a obra assinada pelo Sr. Rolf Odebrecht e Sra. Renate Odebrecht como "estrutura" para buscarmos algumas respostas, durante algumas postagens, sendo esta a primeira.
Texto dos autores
"Emil Odebrecht nasceu a 29 de março de 1835 em Jacobshagen, Pomerânia, Reino da Prússia (a partir de 1945 a cidade faz parte da Polônia com o nome de Dobrzany, onde seu pai exercia as funções de juiz de direito. Foi o Primogênito de August Odebrecht e Louse Juliane Albertha (sempre assinava e era chamada de Bertha, nata L´Oeillot de MarsNa pia batismal da Igreja de Himmelsburg (trad: Fortaleza celeste) recebeu o nome de Carl Wilhelm Emil. Na frente da igreja existiam 12 tílias (Lindenbäume) e dois pinheiros (Edeltannen) e nos fundos o grande jardim que se estendia até o Ribeirão Ihna, com enormes nogueiras (Wallnussbäume) e ameixeiras, e a residência para o superintendente e dirigente do Sínodo Evangélico de Jacobshagen.Enquanto a família lá residia, nasceram também suas quatro irmãs: Clara ou Anna Dorothea (1837-1852), Marie Louse (1840-1888, Hedwig (1842-1882) e Anna Dorothea (1846-1939).Tudo faz crer que o saudável garoto teve uma infância e pré adolescência feliz na casa dos pais, juntamente com os quatro irmãs menores e as crianças da vizinhança, correndo e brincando pelos jardins, pomares e campos de Jacobshagen. Perto de casa havia o Ribeirão Ihna, duas lagoas de bom tamanho, onde no verão dava para tomar banho e percar de caniço. Havia também uma zona pantanosa com sapos, muitos insetos e outros bichos mais. Catava-se cogumelos nos matos e cavalgava-se pelos arredores. No inverno havia muito que brincar na neve. Com certeza as crianças brincavam e brigavam, faziam tudo a que tinham direito, naquele tempo em que ainda não havia nem lamparina de querosene, quanto mais luz elétrica, telefone, automóveis, rádio, cinema, para não falar em televisão, internet e jogos eletrônicos...Por volta de 1845/46 seu pai foi transferido para Anklam, Pomerânia Ocidental (Vorpommern) onde Emil cursou o ginásio, teve oportunidade de fazer novas amizades e ainda lhe nasceu o irmãozinho Rudolph (1847-1921).No Rio Perene, que banha a cidade, havia grande movimentação fluvial de mercadorias, com pequenos e grandes barcos a vela, bateras, batelões, chatas, barcos pesqueiros e mercado de peixes, Anklam, sua segunda Heimat (cidade pátria), era muito mais cidade que Jacobshagen."
ODREBRECHT, Rolf . Cartas de Família: ensaio biográfico de Emil Odebrecht e ensaio biográfico de seu filho Oswaldo Odebrecht Sênior/ Rolf Odebrecht, Renate Sybille Odebrecht. – Blumenau: Edição do autor, 2006. 576 p. : il. ; 28x31cm. 
Foto: Patrick Rodrigues - Clic RBS
Um pouco de História sobre a cidade Natal do Sr. Odebrecht

A cidade natal do Sr. Emil Odebrecht é  a cidade de Jacobshagen - cidade da Pomerânia - antigo Reino da Prússia - atualmente está localizada na Polônia.
Prefeitura de Jacobshagen
A  sua história tem início na Idade da Pedra. Escavações revelaram utensílios de trabalho com data de 10 a 7 anos AC. Até 1945, foi chamada de Jacobshagen e se desenvolveu em torno de um castelo do século XII. 
Velho Castelo dos Saatzig
No ano de 1336, a cidade de Jacobshagen foi dada de presente aos suseranos germânicos como troca das ações das Cruzadas. Passou para o comando da família pomerana Steglitz, vassalos dos duques de Stettin. (Para ler mais sobre clicar sobre:
A partir de 1353, os Saatzig governaram Jacobshagen. A economia era baseada na agricultura. Para o beneficiamento para produção e consumo da cidade, Jacobshagen tinham um moinho e uma fábrica de cerveja.
Palácio dos Saatzig
 Em 1567, o duque da Pomerânia -  Barnim I autorizou a cidade a promover duas feiras anuais.
 








A igreja foi construída no ano de 1598
Igreja - 1897











A grande parte da cidade foi destruído por um grande incêndio no dia 17 de junho de 1781. O rei Prussiano Frederico II deu apoio a sua reconstrução que foi coordenada pelo  arquiteto pomerano Sr. David Gilly. O velho castelo Saatzig foi demolido e suas pedras foram utilizadas na reconstrução de algumas partes e edifícios.
Igreja - À direita

Arquiteto contratado 
por Frederico II
Na virada do Século XIX para o século XX, a cidade de Jacobshagen possuía uma igreja protestante, uma sinagoga, um tribunal distrital e um escritório de silvicultura. No dia 20 de agosto de 1896, foi inaugurada a estação ferroviária de Jacobshagen, fazendo a ligação com a cidade vizinha Kashagen. Mais tarde foram fundados uma serraria, uma olaria, fábrica de laticínios e de tecidos. Nesta época a cidade possuía uma população de 1900  habitantes. Lembramos que neste período, o Sr. Emil Odebrecht, já tinha emigrado para a Colônia Blumenau há mais de 40 anos e sua família, neste momento, residia na  cidade de Anklam.
Aklam
Durante a 2° Guerra Mundial, a cidade tornou-se um campo de batalha e quase foi totalmente destruída. Teve seu território ocupado pelo exército soviético no dia 2 de março de 1945. Como grande parte do território da Pomerânia, foi anexada ao território polonês e recebeu, então outro nome - Dobrzany. A população alemã nativa foi expulsa e foi substituída pelos poloneses do Leste. Sr. Emil faleceu em 1912 e não conheceu estes fatos históricos de sua cidade natal.

Imagens atuais da cidade

Palácio dos Saatzig - Palácio Pansin
Esta construção lembra muito a tipologia do Seminário de Corupá - apresentado na postagem
Clicar sobre - Seminário de Corupá
Prefeitura Dobrzany



















Em construção...
Um pouco de História dos Homens...
Que construíram a História de Blumenau e da região.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário