domingo, 12 de outubro de 2014

Visita do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen - Rolândia PR

Tivemos o prazer de receber e conhecer os integrantes do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen de Rolândia - Paraná. Conhecíamos seu Coordenador, Sr. Roland Kronenberg - a partir de trocas de idéias sobre a cultura - Facebook. No início da tarde  de sábado do dia 11 de outubro, visitaram o Museu Hering, no bairro Bom Retiro. Também prestigiaram o Oktoberfest Blumenau, na última sexta feira e depois da visita ao museu dirigiram se para a rua XV de Novembro para assistir o segundo desfile oficial, neste sábado a partir das 16:00h. 
Acompanhamos o grupo durante a visita ao Museu Hering e até falamos um pouco sobre a Técnica Construtiva Enxaimel.

Um pouco da história do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen...

Em 1988, o Pastor luterano - Sr. Ravache idealizou a primeira Oktoberfest de Rolândia, nas dependências festivas de sua igreja. Com  ideia da festa, também surgiu a ideia de criar o grupo de danças folclóricas alemã. A esposa do Pastor - Senhora Odete Fünber Ravache tomou a iniciativa e convidou a juventude que tinha interesse em dançar folclore alemão. Ao longo dos anos mais integrantes folcloristas se juntaram ao grupo.
A partir de 1991, a Senhora Kronnenber tornou-se a nova coordenadora, quando o grupo foi oficializado e também ganhou estatutos e foi então, batizado de Grupo Folclórico Alemão Rotkappen.
É interessante registrar que o estandarte do grupo foi elaborado por sua coordenadora.
Fotos do Site do Grupo

Fotos do Site do Grupo
O grupo é integrante da Associação Cultural Gramado - Rio Grande do Sul, participando de encontros anuais de repasse de danças e encontros de grupos folclóricos.

Durante sua visita ao Museu da Hering, sem traje e música, os rapazes do grupo que estavam visitando Blumenau, fizeram uma coreografia de Schuhplattler para nós.

As imagens Comunicam...























































Antes de terminar a entrevista, o espaço no cartão da máquina fotográfica terminou, mas não o suficiente para não vê-los dançar. Agradecemos a visita e estimamos que divirtam-se muito e pratiquem as tradições durante a Oktoberfest de Rolândia.


Para quem tiver interesse em ler mais sobre o Museu  Hering, basta Clicar sobre os Titulos a seguir:

Museu Hering + Obra de Broos e Burle Marx
Sábado Cultural - Museu da Hering
Alunos de Arquitetura e Urbanismo


Logo mais, Rolândia também estará iniciando sua Oktoberfest e os amigos do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen estarão, também em festa.
Ein Prosit!






Nenhum comentário:

Postar um comentário