quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Rio do Sul nas palavras do Colonizador

Braço do Sul - Atual Rio do Sul
Foto - Arquivo Histórico de Rio do Sul
Nas primeiras o décadas de Colônia Blumenau, sua extensão territorial chegava até o Alto Vale do Itajaí e um de seus núcleos mais prósperos - Braço do Sul - depois Bella Alliança (Distrito) e então, a atual Rio do Sul.
Acabamos de receber, via correios, do Arquivo Histórico de Rio do Sul, selado pela Sra. Wera Von Buettner Gemballa uma linda publicação - Rio do Sul palavras do Colonizador.

O trabalho aborda a história da colonização da cidade e de seu colonizador, Sr. Francisco Frankenberger, o primeiro imigrante alemão a se fixar no Alto Vale do Itajaí, em 7 de setembro de 1892. A história foi contada através de quadrinhos e ilustra três décadas do processo de colonização da região.
Este valioso projeto, entre outros objetivos, tem como um dos principais objetivo, levar a história de sua cidade às crianças.

Apreciamos muito a iniciativa, tanto que reproduzimos o trabalho para ilustrar esta publicação. Também com o intuito de propagar e ventilar brilhante iniciativa da administração pública de Rio do Sul e sua equipe técnica.





  


A História pertence a todos...
E deve ser ventilada, desde a tenra idade.
Agradecemos esta bela surpresa, quando chegamos à noite, de nossa aula - na Arquitetura e Urbanismo e foi inevitável não querer compartilhar com todos.

Abraços a toda equipe da Fundação Cultural de Rio do Sul...


2 comentários:

  1. Boa noite, você teria alguma imagem do antigo bairro do Inhame, atual bairro Santana; na cidade de Rio do Sul. Agradeco a atenção, Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sr. Arnaldo. Não tenho. O Senhor já experimentou procurar no Arquivo Histórico de Rio do Sul?
      Abraços.

      Excluir