segunda-feira, 6 de outubro de 2014

84° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí

Piçarras SC
Liga Recreativa do Vale do Itajaí  promoveu o 84º Encontro de Corais no dia  04 de outubro - sábado último - na cidade de Piçarras SC.

Um pouco de História - Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí
A Liga é um conjunto de grupo de coros organizados em 4 chaves - A B D C com o intuito de se encontrarem em determinados períodos e cantarem juntos através de momentos de integração e amizade.
Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1952, na cidade de Blumenau. De acordo com o Sr. Oswin Reistenbach, estiveram presentes no ato de sua fundação e registrados na Ata a Diretoria formada pelos Senhores:
Sr. Oswin Reistenbach
Osvaldo Buerger - Presidente
Maurício Germer - Vice - Presidente
Erwin Seelbach - 1° Secretário
Ralph Kock - 2° Secretário
Hercílio Jaeger - 1° Tesoureiro
Alfredo Hardt - 2° Tesoureiro
Germano Banati - Orador
Josef Wollinger - Regente Oficial


Presentes também, os Senhores:

Bernhard Penzlin
Hans Schneider
Friedrich Karl Kemmelmeier
Fritz Efli
Carl Frederico Huebenr
Ernesto Wassermann
Jacob Reiter


Vários foram os Presidentes eleitos nestes 60 anos. Entre eles, estão o Sr. Emilio Rossmark e Sr. Manfred Bobice, entre outros. Em 1991 foi eleito o Sr. Oswin Reistenbach, coralista do Coro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Coro Masculino Liederkranz, o qual ocupa o cargo até a presente data. Foi reeleito a cada 2 anos.
Sr. Emílio Rossmark





























Atual Diretoria:

Presidente - Oswin Reistenback -Blumenau
Vice - Presidente - Antonio Visconti - Brusque
1º - Tesoureiro - Artur Guilherme Schulze - Blumenau
2º - Tesoureiro -  Hudo Blanck - Ibirama
1º - Secretaria - Renate Maria Rossmark - Blumenau
2º - Secretaria - Ingrid Reistenbach - Blumenau

Conselho Fiscal - Mario Schaeffer - Guabiruba
Ingrid Knihs - Brusque
Elmo Zumach - Timbó
Suplente de Conselho Fiscal - Sebastião Rosa - Ituporanga
Haraldo Krueger - Blumenau
Max Teske - Brusque
Orador Oficial - José Carlos Oechsler 
Regente geral, assume o Regente do Coral Anfitrião 

Em 1991, Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí era formada por 9 Coros filiados e seus encontros aconteciam uma vez por ano. Atualmente conta com 24 Coros filiados. Em função deste crescimento, a Liga foi organizada em quatro chaves: A.B.C.D., com dois encontros anuais: Primeiro encontro - chave A e BSegundo encontro -  chave C e D. Anualmente são trocadas as chaves.

O principal objetivo da Liga é integrar e formar uma grande família de amigos e amantes do canto e música, na região. 


Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí é filiada a Federação dos Corais da Alemanha:  Deutscher Chorverband, a qual permite o direito de homenagear Cantores e Regentes com 50 anos ou mais de atividades em Coros com o distintivo e menção honrosa. 
A Liga mantem um intercambio cultural com a Federación de Asociaciones Corales Alemanas Del Rio de La Plata com sede em Buenos Aires - Argentina a qual tem filiados da Argentina Uruguai e Paraguai. 
Todos os anos temos o intercambio de Coros da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí com a Liga da Argentina. 


Sr. Oswin Reistenbach fala sobre a Liga para o 78°


Fala sobre o 78° Encontro da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí e suas atividades, pelo Sr. Oswin Reistenbach - Presidente da Liga - na Rádio CBN, em julho de 2012 - em conversa informal com o jornalista Celso Ferreira. Vale a pena ouvir para conhecer esta tradição de mais de 60 anos.



O 84° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - que ocorreu na cidade de Piçarras - iniciou após o café da tarde, quando houve apresentações de danças  e também a abertura oficial  fala do Presidente - Sr. Oswin Reinstenbach e do orador oficial da Liga - Sr. José Carlos Oechsler. Após, cada um dos coros presentes, cantaram durante um espaço de tempo de 15 minutos - o equivalente  a  2 ou 3 canções. 
Após todas as apresentações e confraternização com direito a uma pequena amostra do Show dos Velhos Camaradas promovidos pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau, que abre depois de amanhã o Oktoberfest Blumenau 2014.
Após foi servido o jantar e na medida que todos estavam prontos, os coralistas presentes começaram a cantar com acompanhamento instrumental e é claro que não faltou a dança.


As imagens comunicam...













Sr. Oswin Reinstenbach - Presidente da Liga




Sr. José Carlos Oeschler - Orador





























Bolo de aniversário do Coro Anfitrião



















 

Em Breve - Vídeos...
 Cantar faz bem para a pele e para a alma!










Nenhum comentário:

Postar um comentário