sábado, 20 de setembro de 2014

Enxaimel e História na paisagem - Uma tarde Domingo em Blumenau - Bairro de Itoupava Central


Flores do jardim da Sra. Marli

Outro dia, neste mês de setembro, atendendo com carinho o convite  da Sra. Marli Marquardt,  que acompanha nosso trabalho de pesquisa em torno da história e cultura de nossa região, com destaque às casas enxaimel, nos guiou, na companhia de seu marido - Sr. Harold e nos mostrou algumas tipologias históricas no interior de nosso município localizadas no seu bairro -  bairro Itoupava Central.
Foi com alegria que pudemos registrar, através de fotografias, alguns exemplares de nosso primeira arquitetura, em pleno uso pelos descendentes daqueles que as construíram. Algumas se encontram, mais ou menos, bem conservadas.

As imagens  comunicam...
Um pouco destes momentos, através destas.
Uma das Edificações mais antigas nesta parte do Bairro Itoupava Central.
Não conseguimos acesso - Gado no pasto - Edificada em madeira - Tipologia germânica.


Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau - estabelecimento obrigatório em toda a propriedade - Ranchos, nos quais eram guardados, desde ferramentas rurais, carros de tração animal, até parte da colheita e ordenha das vacas.
Rancho e estufa de fumo


Tipologia, mais recente - Década de 50 do século passado, geralmente autoportante, com reboco texturizado e cimalhas decorativas. A tipologia seguia a mesma dos antepassados, com telhado muito inclinado, duas águas, telhas planas e varanda para ser usado no final do dia.

Típica paisagem dos primeiros tempos de Colônia Blumenau - inclusivas nas áreas 
"urbanas"Esta com mais característica de parte da cidade "urbana", pois a casa
principal está alinha à rua, com jardim na frente, provavelmente a horta nos 
 fundos  e como ainda hoje é em algumas regiões da Alemanha, plantação de roça
 e pasto, nos arredores - e é claro a presença do Rancho.
Veículo de transporte muito utilizado em toda Blumenau
nas primeiras décadas do Século XX - Atualmente sem
espaço na nova organização, nas áreas mais

 movimentadas, o que ainda não ocorre nesta região.


Residência construida com a técnica enxaimel, mais recente. Há indícios, há algum tempo que esta construção sofreu manutenção e não seguiu a originalidade -ausência do baldrame.
 








Caibros de uma edificação enxaimel desmontada,
observar o não uso de pregos e somente encaixes.








Detalhe do rancho - maquinário feito pelos primeiros blumenauenses
Outra edificação na região - ainda em uso - não residencial.
Linda e bela tupologia, também com mais de 140 anos. Apresenta uma varanda frontal com detalhes em madeira, sem o guarda corpo, que foi retirado. A parte frontam recebeu fechamento de tijolos maciços, o que não ocorreu com as partes laterais feitas com taipa.
Detalhe de madeira da varanda




Varanda
Fechamento lateral em taipa



Interior da varanda
Fechamento lateral em taipa


Belo exemplar, onde atualmente funciona uma marcenaria





Moldura....entorno original












Típico dos jardins


Tipologia mais recente dos que os primeiros enxaiméis na região. Edificação da década 50/60 do século passado, também com a presença das cimalhas sobre o reboco "rugoso". Varanda na parte frontal, para o descanso após dia de trabalho e a mesma tipologia dos imigrantes, com estrutura de telhado com duas águas  muito inclinadas e coberto com telhas de barro planas.


A mesma análise da fotografia anterior com pequenas variações


Edificação construída com estrutura enxaimel na qual moram representante da 5° geração de quem a construiu. Detalhe para a cozinha construída afastada do corpo principal da edificação, também em enxaimel. Na parte frontam, novamente a presença da varanda, no momento de nossa visita usada como é feito há mais de 140 anos, pelas gerações que residiram nela.

O interior da Varanda





Representante da 5° Geração que residiu na edificação histórica
Tipologia mais recente dos que os primeiros enxaiméis na região. Edificação da década 50/60 do século passado, também com a presença das cimalhas sobre o reboco "rugoso". Varanda na parte frontal, para o descanso após dia de trabalho e a mesma tipologia dos imigrantes, com estrutura de telhado com duas águas  muito inclinadas e coberto com telhas de barro planas.
Edificação com mais de 140 anos...Sem dado concreto, construída com a técnica construtiva enxaimel. Reside nela membro da 5° geração e sua família.
Varanda no que foi em outro tempo a parte frontal da edificação, hoje não está alinhada a rua atual. Guarda corpo em tijolos "Rendilhado". Detalhes, escada invade a parte interior da varanda...Estado de conservação comprometedora. Bairro Itoupava Central - Blumenau



Estado de conservação do velho baldrame.
Em uma reforma anterior foram recolocados o fechamento de
tijolos e observa-se que usaram argamassa somente barro,
"lavada" pela chuva.... Bairro Itoupava Central - Blumenau

Curiosa a existência de um porão "fechado", onde segundo relato de um membro da família, guardavam a colheita da roça. Geralmente as casas eram construídas sobre pilotis de pedras e ficavam livres para a ventilação de todo o conjunto. Este tipo de aproveitamento do porão é oriundo de práticas e das edificações encontradas na Alemanha, desde a idade média. Bairro Itoupava Central - Blumenau



Janelas e fechamento do sótão feitos com madeira - material abundante
na região na época.. Bairro Itoupava Central - Blumenau
Objeto original de outra época encontrado no terreno.
Bairro Itoupava Central - Blumenau


Varanda
Varanda com uma autêntica cadeira de balanço, geralmente usadas pelas
Omas, após o serviço do dia. Bairro Itoupava Central - Blumenau

Detalhe da parte interna da varanda, estrutura de telhado para receber 
telha planas ou telha germânica, estas não mais fabricadas em Blumenau
 e é uma das principais características deste tipo de edificação... 
Bairro Itoupava Central - Blumenau


Detalhes
Detalhes


Vista a partir da varanda. Tem tudo para que em tempos passados o caminho de acesso fosse por aí. Bairro Itoupava Central - Blumenau

Tipologia características dos Clubes de Caça e Tiro em todos os tempos, mudando somente a técnica construtiva e o material







Rancho

 Queremos agradecer a companhia do casal Maquardt e a disponibilidade de seu tempo em nossa companhia durante esta pesquisa. Hoje ela, Sra. Marli Marquardt está em momentos festivos, junto aos seus amigos, comemorando seu reinado no Tiro no Clube de Caça e Tiro União - é mais nova Rainha do Tiro. Parabéns.
Para relembrar...

Ha pouco tempo aconteceram Oficinas e Palestras que abordaram a técnica construtiva do enxaimel. Para trazer conhecimento. No final da postagem para lembrar o que é exatamente a Técnica Construtiva do Enxaimel.

Vamos relembrar o que é a técnica construtiva do enxaimel e mostrar um pouco do trabalho e projeto que acabamos de participar e fazer parte da Equipe, através da participação e elaboração das Palestras e Oficinas da Técnica Construtiva Enxaimel.
Foram duas Palestras e três Oficinas ministradas em dias alternados, no mês de agosto. Participaram Pesquisadores  do Sul do Brasil. 
Primeira palestra realizada no dia 13 de agosto de 2014

Primeira palestra realizada no dia 20 de agosto de 2014
Primeira Oficina realizada no dia 25 de agosto de 2014
Segunda Oficina, realizada no dia 26 de Agosto de 2014

A seguir alguns momentos em vídeo desta oficina.





Relembrando...
A Técnica Construtiva em Enxaimel ou Fachwerk 
Fachwerk (Do Alemão) - Espaço de uma parede feita a partir da estrutura de caibro preenchido com material entrelaçado.
 
O enxaimel é uma técnica construtiva e não um estilo, como muitos denominam.

O uso da Técnica Construtiva  Enxaimel foi uma das características da expressão arquitetônica usada durante o período de maior fluxo da imigração alemã para a região do Vale do Itajaí (segunda metade do século XIX e início do século XX), até seu total desaparecimento durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Construção da primeira estação ferroviária de Blumenau - 1908 - Técnica construtiva: Enxaimel
No local - Hoje - está o prédio da Prefeitura Municipal  de Blumenau - Técnica Construtiva da Prefeitura: Fachadismo -  reproduzindo a falsa ilusão do enxaimel

Estação acabada com fechamentos em tijolos rebocados
Detalhes para os panos de telhados cobertos com telhas planas

 ou germânicas
método construtivo enxaimel é a denominação dada a uma especial construção da edificação a partir da estrutura de madeira que articulada horizontal, vertical e inclinadas formam um conjunto rígido e acabado, pronto para, então receber a cobertura e as vedações ou fechamento(paredes). A técnica era e, ainda é feita, através do encaixe dos caibros de madeira, sem o uso de pregos.
O preenchimento (parede) poderia ser feito com qualquer material (Pedras, madeira, bambu, vidro, tijolos...). Na região, em um primeiro momento, quando  ainda estavam sendo fabricado os tijolos, era usado o bambu com liga de barro. 
Na Europa, durante vários períodos, a técnica atingiu um grau de sofisticação e complexidades muito grande, muitas vezes, tendo como resultado, verdadeiras obras de arte, as quais podemos observar nos vídeos que postamos à noite, no "Musik in Der Nacht" - Construções, com diversas tipologias para diversas funções. 
As primeiras casas construídas na região, seguiam a mesma técnica, porém as construções adaptaram  e adotaram materiais locais. Foram construídas de maneira simplificada e de fácil execução. Com isto, a casas enxaiméis eram muito parecidas, apresentando poucas variações. 

Sempre é bom relembrar da teoria, mas principalmente da prática. Dos espaços que ainda tem o privilegio de possuir tipologias históricas como estas - Memória e Identidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário