sexta-feira, 12 de setembro de 2014

XII Encontro das Comunidades de língua alemã da América Latina - CAAL

Nova Petropolis RS


Estará acontecendo entre os dias 24 e 28 de setembro na cidade gaúcha de Nova Petrópolis - o Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina - XII CAAL. 
Brasão de Nova Petropolis
O objetivo desses encontros anuais é o de reunir integrantes das comunidades de colonização alemã dos países latino-americanos para debater sua história, a sua importância para o desenvolvimento social, cultural, científico e econômico dos países, a situação atual e as perspectivas para o futuro. A intenção é de propiciar a troca de conhecimentos e oportunizar um real intercâmbio cultural entre estas comunidades, como também fortalecer os laços de amizade entre estas e comunidades dos países de origem: Alemanha, Áustria e Suíça.
Podem participar do CAAL: professores (de história), prefeitos, parlamentares, secretários de educação e cultura, presidentes de centros de cultura alemã, de clubes de 
idosos, de grupos de jovens, regentes de corais, coralistas, coordenadores de grupos de danças folclóricas alemãs e pesquisadores. Sintetizando, todas as pessoas que tem algum interesse maior pelo tema.

Estaremos participando, com a palestra: 
Sr. Blumenau e Sr. Fritz Müller em terras brasileiras: A trajetória, a amizade e o legado destes dois alemães - representantes da ciência, no Brasil da segunda metade do século XIX.
 


 Estaremos, com muito prazer e alegria, contribuindo com e participando da Organização deste importante evento da América do Sul, bem como registrando para o Blog, as informações, durante o evento. Só não acontecerá se não tivermos acesso à WEB.

O objetivo dos encontros  do CAAL  é destacar influência dos povos de língua alemã na América Latina e sua contribuição para o desenvolvimento econômico, socialcultural e político em  suas pátrias latinas. Nos eventos anuais, são apresentadas palestras, trabalhos que se manifestam a partir do movimento  de imigração da Europa para a América Latina.  Abaixo duas imagens do IX CAAL que aconteceu no Chile em 2011. 
Palestra do Sr. Toni Jochen - 9° CAAL 2011 - Chile
Muito conhecido pesquisador e Historiador da UFSC
Palestra do Sr. Jorge Globig - Presidente da Fecab Brasil 9° CAAL 2011 - Chile



























Movimentos culturais, em todas as escalas...
Além da escala, além do limite territorial.
Wunderbar!







Nenhum comentário:

Postar um comentário