domingo, 3 de agosto de 2014

Pomerode - Um pouco de história - sábado de sol

A história de Pomerode é curiosa. Fizemos algumas imagens durante nossa volta em  Pomerode e resolvemos compartilhar aqui. Também lembrar um pouco de sua história pretérita.
Pomerode foi uma colônia estrategicamente criada, em 1861, no caminho entre a Colônia Blumenau e Colônia Dona  Francisca. Os primeiros imigrantes a ocupar esta região foram pomeranos. Conta a história, que quem organizou  e incentivou a formação desta colônia foi o fundador da Colônia Blumenau -  Hermann Blumenau, criando assim, além de um novo núcleo urbano entre as colônias de Blumenau e Dona Francisca, mais um núcleo comercial e consumidor.  Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Fonte: Enciclopédia Wiki 
Naquela época - 2° metade do século XIX, os imigrantes pomeranos anda não se consideravam alemães, pois foram "convertidos ao cristianismo" através das Cruzadas germânicas", conhecida Teutônicas, após o século XII e a partir de então, passaram a fazer parte do Sacro Império  Romano Germânico.  Conversão, nem sempre feita de forma pacífica. 
No decorrer dos séculos, sofreram o processo de germanização, mas não totalmente. Quando chegaram ao Brasil, estes imigrantes pomeranos ainda não se identificavam como alemães, pois culturalmente tinham outras práticas e a nação Alemã ainda não existia. 

Para ler sobre - Clicar sobre:
Após a unificação e a criação do Estado da Alemanha - cujo exército predominante e responsável pela conquista era desta região - Prússia, estes povos, então acabaram de serem assimilados e de se considerarem alemães, embora muitos de suas práticas culturais e gastronomia permanecem até os dias atuais. Portanto, quando chegaram os primeiros imigrantes pomeranos  para fundar a Colônia de Pomerode, antes de 1871 - Alemanha não existia como Nação e os pomeranos não se consideravam alemães.
Foi nesta época da unificação (1871) que  surgiu a expressão:  Deutschland über alles - para garantir a união de todas estas culturas, outras inúmeras além dos pomeranos, as quais formavam a jovem nação alemã e sua solidez diante de tanta diversidade étnica/cultural que faziam parte de sua população. 
Mais tarde, a expressão foi politica, errônea  e indevidamente usada pelo comando nazista  e, então,  banida da história da nação fazendo que muitos não saibam de sua real origem.

Para ler mais sobre: Clicar sobre: "Alemão" de Pomerode

Imagens de janeiro de 2014

Sábado de sol e algumas imagens de Pomerode...


















 















































 









 


É importante conhecer a história para seguir uma cultura e uma tradição, para saber de suas origens. Podemos estar somente repetindo, sem qualquer lastro. Ou ainda, a partir de pré conceitos emitirmos opiniões errôneas. 
Muitas vezes, esta história tem marcas na paisagem que substituímos, sem reflexões e entendimento.













Leitura complementar - clicar sobre o título escolhido:




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raquel.... Que bom que retornas - em passeio - a terra de teus antepassados. Um dos objetivos da existência deste Blog é manter viva esta contribuição na formação da identidade de nossas cidades, que aos pouco foram perdendo "fortidão". A identidade é original e de fato é resultado de uma história única que ninguém jamais poderá mudar.... Ventilemo-na, para aqueles que desconhecem um pouco.
      Desejo-te uma boa e proveitosa viagem e gostaria de receber algumas imagens - da Alemanha, se possível, para poder publicar aqui no Blog. Podes enviar para o e mail que está na página.
      Abraço grande.

      Excluir