sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Conversando sobre o enxaimel e Momentos da 2° Palestra sobre a Técnica Construtiva - FURB

No último dia 20 de agosto aconteceu a 2° Palestra sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel - Parte de um projeto que foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.

Para ler mais - Clicar sobre: Técnica Construtiva do Enxaimel.


Antes de mostrarmos, através de imagens, um pouco do que foi a Palestra ministrada pelo Sr. Paulo Volles sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel - na FURB, vamos conversar um pouco sobre esta, a partir de outro enfoque. 
Conversávamos com um jornalista/marceneiro da cidade e percebemos, a partir de nossas trocas de idéias, que nosso interlocutor "Via" o enxaimel como um ícone de um tempo passado somente, de um objeto velho e que estes objetos velhos, enquanto velhos, deveriam ser preservados, mas não mais construídos. O que era construído novo,  não seria considerado uma tipologia da técnica construtiva em questão, ou seja um "enxaimel legítimo".
Estrutura de madeira encaixada sem o uso de pregos - Enxaimel
















Ficamos reflexivos a partir destas trocas e conversamos através das palavras, na forma de texto que compartilhamos aqui...
O enxaimel reporta a estrutura de uma edificação a partir de caibros encaixados, vertical, horizontalmente e inclinados em um conjunto contraventado. Na Alemanha se constrói com esta técnica desde há muito tempo atrás - séculos -  até os dias atuais. Os preenchimentos das paredes, podem ser feitos de materiais variados. O material adotado no fechamento das paredes não muda o enxaimel, que na verdade é a estrutura de madeira encaixada, como já explicado, sem o uso de pregos. Na Europa se constrói enxaimel há seculos

Estrutura de madeira encaixada sem o uso de pregos - Enxaimel
No Brasil, foi trazido pelos imigrantes alemães a partir da metade do século XIX e parou-se de construir, em função das guerras, escassez de madeira e preconceito, por tratar-se de um estilo usado pelos primeiros colonos. Na virado do século XIX para o XX, os novos ricos da Colônia Blumenau, industriais e comerciantes adotaram o novo estilo da elite da capital do Brasil - Rio de Janeiro - Art Decó e Noueveu que nada mais era do que edificações adornadas como bolos de aniversário e escolhidas em catálogos franceses
Foi demolida  - terreno para estacionamentos de automóveis - Blumenau
Em Blumenau, edificações em enxaimel eram rebocadas e adornadas de acordo com nova moda. Quem não podia, "copiava" e assim a elite de Blumenau resolveu também "morar". O enxaimel ficou de lado. Isto acontecia, aqui, no Vale do Itajaí. Na Alemanha, não. Lá se prosseguiu a construir com a técnica do enxaimel (Em algumas regiões) . Como também lá, nunca desativaram  seus sistema ferroviário. Aqui e em todo o Brasil, também o fizeram e atualmente reivindicamos o modal ferroviário na região, também em nosso estado, quase no mesmo trajeto, onde já existiu uma ferrovia, que durou somente um pouco mais que 6 décadas.
Comercial Zallinger - Em estado de ruinificação - Blumenau


Uma grande tipologia construída com a técnica do enxaimel
Warnow - Indaial
Blumenau - Demolida
O enxaimel não significa ou representa coisa "velha" e fora do tempo presente. É uma opção de uma técnica construtiva que para nós, pode representar, também identidade, além da história presente nas paisagens de nossas cidades e também, em toda a região. 
Quanto a questão histórica, na Europa, há exemplares de enxaimel com mais de 800 anos de idade. Em nossa região, algumas das tipologias tem um pouco mais de 100 anos. Muitas vezes não são valorizadas e cuidadas, como deveriam, senão, por assim escrever, demolidas, por muito pouco. Para chegarmos a uma história de 800 anos, precisamos cuidar do patrimônio, durante seus 100, 200, 300, 400......800 anos.

Na atualidade, há inúmeras empresas profissionais na Alemanha, que continuam a construir edificações com a estrutura em enxaimel. Preservam as tipologias históricas presentes em suas cidades e constroem novas edificações com esta estrutura. Abaixo, um dos inúmeros Sites oferecendo uma edificação enxaimel.

Para ler - clicar sobre: Novas edificações em Enxaimel

Na Alemanha, onde a tradição é muito grande e vivenciada no dia a dia das cidades - em determinadas regiões, o proprietário de uma edificação original e histórica, com vários séculos de idade, valorizará sua casa e toda história que esta contem se comparada a uma nova edificação.

Em nossa região - assistimos nossas tipologia históricas - construídas a partir da Técnica Construtiva de Enxaimel -  serem demolidas e incendiadas. Até há dois dias atrás, tínhamos um belíssimo exemplar desta técnica construtiva sobre o Morro do Aipim. São incendiadas criminosamente. Já foram muitas, na cidade de Blumenau e região. 
Por ironia, recebemos a notícia do incêndio desta importante edificação de Blumenau, quando iniciávamos esta palestra na FURB.
Edificação enxaimel - Frohsinn situado no Morro do aipim - Blumenau
Incêndio criminoso - dia 20 de agosto de 2014
Para ler - clicar sobre: Incêndio Criminoso

A palestra...

Na noite de quarta feira última, aconteceu a última palestra do Projeto apoiado pelo Fundo Municipal de Cultural. Mais uma vez, o coro de mais de 40 pessoas presentes, capacidade de 100 inscrições, foi composto por pessoas que residem fora de Blumenau. 

A palestra ministrada pelo Sr. Paulo Volles iniciou as 20:10h. Ao final foi aberto espaço para perguntas. Terminou :as 23:00h.

As imagens comunicam...



Simone Eidt - Aprendiz e acadêmica de Arquitetura
Itapiranga

Parte da equipe de Casas Enxaimel  - Mestre Paulo Volles  à direita










O Projeto prossegue com 3 Oficinas abertos à 20 inscrições em cada oficina. As Oficinas acontecerão no Galpão de Casas Enxaimel, nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto.
Inicia às 8:00h da manhã e termina às 12:00h.
Serão usados ferramentas de época, para o experimento de como era feito o trabalho artesanal do enxaimel.
Na Foto, Sr. Volles no alto do pedestal.
Conhecer, faz bem e...
Contribui para que construamos, no presente,...
Espaços melhores no futuro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário