domingo, 24 de agosto de 2014

Jardim - Época de "Olho de Boneca" em Blumenau

Neste período do ano florece, em muitos jardins de Blumenau e região, a florzinha conhecida como "Olho de Boneca".

Vamos conhecer um pouco...



Nome Científico: Dendrobium nobile
Sinonímia: Dendrobium formosoanum
Nome Popular: Olho-de-boneca, Dendróbio
Família: Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem
Ásia
Ciclo de Vida: Perene

A mais popular de todas as orquídeas é também a que apresenta maior rusticidade e facilidade de cultivo. As cores variam. A coloração mais comum é a branca com as extremidades rosadas e o labelo com o centro arroxeado bem escuro, transmitindo a sensação de ser um olho (Como ilustra a fotografia abaixo). Seus pseudobulbos apresentam coloração verde clara a amarelada.
Todos os dendróbios são epífitos, isto é, desenvolvem-se sobre o tronco das árvores. Elas não são parasitas. Utilizam as árvores como suporte e proteção para o seu crescimento e podem ser cultivadas sobre as árvores. Inicialmente devem ser amarradas com barbantes ou "trapo de tecido de algodão" com um pouco de barro sobre suas raízes.
Também , podem ser cultivadas em vasos, de preferência de barro, madeira ou cerâmica, bem forrados com pedriscos para sua drenagem. O substrato pode ser composto de uma mistura de cascas de árvores, carvão vegetal, cascas e fibras de côco, entre outros materiais próprios para epífitas. Não enterre o rizoma (caule paralelo ao solo) ao plantar seu Dendróbio, ele deve ficar sobre o substrato

Devem ser cultivados à meia-sombra ou pleno sol (apenas para locais frescos e ventilados), com regas freqüentes no verão e reduzidas no inverno. A adubação deve ser suave e diluída, preferencialmente orgânica, como torta de mamona e farinha de ossos. Para aumentar suas flores, basta ficar atento aos novos baraços, que nascem com raiz. Basta lascá-los com a raíz, tendo um nova planta e amarrá-los na mesma árvore ou em uma nova, com um pouco de barro.

Vale a pena o espetáculo no momento da floração.

Vídeo abaixo de um pequeno jardim de Blumenau.


As flores, cores e música emocionam.
Cultivar flores faz parte de um modo de vida!
















Setembro, mês de cores e perfume no ar. 
Mês de "Olho de Boneca"...
É uma festa no jardim.

Orquídea que marca os jardins de Blumenau e região,...
A cada nova geração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário