quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ibope: Marina está 10 pontos à frente de Aécio e venceria Dilma no 2º turno

Deutsche Welle

Pesquisa coloca candidata do PSB com 29% das intenções de voto, contra 19% do adversário tucano. Presidente teria 34%, mas perderia disputa direta com a ex-ministra por 45% a 36%.
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, avançou nas intenções de voto, garantindo o segundo lugar no primeiro turno, de acordo com levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira (26/08).
A ex-senadora aparece com 29%, atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), com 34%. Marina abriu vantagem de dez pontos sobre Aécio Neves (PSDB), que tem agora 19%. Os candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada. Somados, os outros seis candidatos contam com 1%.
Em um eventual segundo turno, a ex-senadora venceria a atual presidente, com 45%. Dilma teria apenas 36%. Há, entretanto, 11% de indecisos e 9% de votos nulos.
Já em um segundo turno contra Aécio, Dilma venceria com 41%, contra 35% do tucano. Nesse caso, a pesquisa aponta um número maior de indecisos (12%) e nulos (12%).
A margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Reviravolta
Especialistas já indicavam que o lançamento da candidatura de Marina, após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo, mudaria a corrida eleitoral.
Num eventual segundo turno com Aécio, Dilma venceria com 41%, contra 35% do tucano
A ambientalista roubou votos de Aécio e de Dilma, que caíram quatro pontos percentuais cada, em relação à pesquisa anterior do instituto. Lançado no início de agosto, o levantamento ainda incluía Campos, que tinha 9%, enquanto Dilma e Aécio contabilizavam 38% e 23% dos votos, respectivamente.
Além disso, com a entrada de Marina na corrida eleitoral, a taxa de indecisos caiu para 8%. Na pesquisa anterior, 11% afirmavam que não sabiam em quem votar. Da mesma forma, diminuiu o percentual de votos brancos e nulos: de 13% para 7%.
Rejeição
De todos os candidatos, Dilma é a que tem maior taxa de rejeição: 36%. Aécio aparece depois, com 18%, e Marina tem 10%.
A pesquisa também aponta que 34% dos entrevistados avaliam como ótimo ou bom o desempenho do governo Dilma. Para 36%, a gestão da petista é regular. Já para 27%, é ruim ou péssima. Outros 2% não souberam responder.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa do Ibope realizou 2.506 entrevistas, em 175 municípios, entre o último sábado e esta terça-feira.
  • Data 26.08.2014
  • Autoria Marina Estarque, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário