sábado, 9 de agosto de 2014

Dia dos Pais

Uma data muito comercial para quem aceita o "comando". Não precisamos aceitar e podemos torná-la uma data especial com reencontros e lembranças suaves - muitas vezes, saudosas e de reflexão.

Esta música, por exemplo, dever ter marcado gerações, e outros, mesmo fora do tempo dela, devem ter sido tocados por sua poesia, permitindo a materialização uma lembrança amada.

Talvez, nos dias vivenciados atualmente  - no nosso dia à dia, um atrás do outro, sem tempo para sentir os sabores, as cores, os aromas, não nos permitimos mais observar a presença e o calor da presença amiga e amada - do pai amoroso que está ali ao lado. 

Também pode ser, que o hífen da presença já aconteceu, e somente agora, nos damos conta de como era bom quando ele estava  por perto. 
Jorge Viera de Camargo e seu neto Jorge Wittmann


Rodolph Wittmann, pai de Roberto Wittmann
Agora, tem um dia para, os menos atentos à esta presença amada. O dia de abraçá-los e viver intensamente este dia na sua companhia, dispensando a conotação comercial. Bons momentos ao lado deles.


A criação da data dos Dias dos Pais buscou inspiração e justificativa na História - nos primórdios da escrita. Como acontecia e acontece em muitas das nossas casas, entre as crianças, as quais enchem os papais e mamães de bilhetinhos, também na Babilônia, há mais de 4 mil anos atrás, Elmesu fez um cartão de argila para seu paiComum fazer as cartas desta maneira naquele tempo, quando existia a escrita cuneiforme. Seu cartão continha uma mensagem que desejava ao seu pai, saúde e longa vida. Esta atitude e mensagem tomou proporções maiores e ficou conhecido nacionalmente. Não foi criado através do hábito de comprar um presente com intuito de aquecer o mercado: Mas sim, os votos de: saúde e vida longa.
Em 1972, o Presidente norte americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais - Father´s Day - nos Estados Unidos. Nixon - Presidente do Watergate e da Guerra do Vietnã. Tentou de diferentes maneiras, combater a inflação no seu país e, talvez a data comercial foi uma de suas tentativas.
Nixon e suas filhas - Father´s Day
Vienã
Nos Estados Unidos é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, no dia 19 de março, que coincide com a data católica do dia de São José - Pai de criação de Jesus Cristo.
No Brasil, a data foi resgata e instaurada pela iniciativa do empresário e proprietário da Rede Globo - Roberto Marinho, sendo lembrada e festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1956. Na época, Marinho pretendia incentivar as vendas do comércio e indiretamente a comercialização do seu jornal que estava atrelado ao mesmo. Escolheu esta data, por ser a data de São Joaquim.
A data do Dia dos Pais foi adequada ao calendário, de cada país.

Alemanha é celebrado 39 dias depois do domingo de páscoa - Ascensão de Cristo.
Na Áustria é comemorada no segundo domingo de junho.
Na Austrália, no primeiro domingo de setembro.
Na Bélgica, no dia de São José - 19 de março e no segundo domingo de junho.
Na Bulgária, é comemorado no dia 20 de junho.
Na Dinamarca, no dia 5 de junho.
Na República Dominicana: Último domingo de junho.
Na Coréia do Sul, no dia 8 de maio.
Na Lituânia, primeiro domingo de junho.
Na Nova Zelândia, primeiro domingo de setembro.
Noruega, Suécia, Finlândia e Estônia - Segundo domingo de novembro.
No Paraguai, se comemora o dia dos pais no 17 de junho.
Na Polônia, no dia 23 de junho.
Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra, Moçambique, Listenstaine, Guine Bissau, Bolívia, comemora o dia dos pais no dia 19 de março.
Na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
Na Tailândia, no dia 5 de dezembro.
E no Taiwan, no dia 8 de agosto.

Nós?
 Comemoramos importante  data...
Todos os dias do ano.























Nenhum comentário:

Postar um comentário