domingo, 6 de julho de 2014

Marita Deeke Sasse - Carnaval Alemão/Oktoberfest Blumenau

Desfile da 1° Edição do Oktoberfest Blumenau -  1984 - (Rua XV de Novembro) imagem do Livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 
Carro do Secretário de Turismo Sr. Antônio Pedro Nunes.
Encontramos publicado no periódico  Blumenau em Cadernos - Tomo XXX de março de 1989 - N° 3 - um artigo sobre o Carnaval Alemão, mas que é uma pesquisa e conclusões sobre o Oktoberfest Blumenau, após seus primeiros 3 anos de existência. Na edição de 2014, a festa estará comemorando 30 anos de existência.
O Trabalho foi assinado pela pesquisadora - Sra. Marita Deeke Sasse e foi realizado dentro da Disciplina Carnaval e Carnavalização, sob orientação do Professor  - Sr. Affonso Romano de Santanna - 1° Semestre de 1987, na Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Sra. Marita Deeke Sasse - Breve Biografia no final desta postagem
Acervo - André Sasse
Publicação... 








Oktoberzeitung - ano 1986 - Vovô Chopão

Parte II...
Sr. Victor Fernando Sasse entregando troféu 
Campeã Feminina do Concurso Nacional do 
Chope em Metro do Oktoberfest Blumenau  - 1991










O artigo é uma reflexão abrangente, apurada e muito bem embasada. Poderia-se dizer, em todos os períodos históricos, abrindo e disponibilizando um "leque" de opções para serem aprofundados na forma de pesquisa, a partir das festividades, não somente na cidade de Blumenau, mas no país que inspirou a Oktoberfest Blumenau com influencia local. Texto fácil e convidativo à reflexão e que, também desperta a vontade de emitirmos nossa própria opinião. Um ponto de vista inteligente de uma mulher que viveu à frente do seu tempo. Na 3° edição do Oktoberfest Blumenau, emite esta análise - grande contribuição à pesquisa. Parece que intuía, na época, que a Oktoberfest Blumenau seria uma das grandes festas do Brasil. 
Sra. Marita Deeke Sasse
Foto: Acervo André Sasse
Breve Biografia da autora: Sra. Marita Deeke Sasse foi esposa do Ex Prefeito de Blumenau - Sr. Victor Fernando Sasse, com quem casou-se no dia 13 de agosto de 1960. Tiveram 5 filhos: Luciana, Fernando, Angela, Cristina e André. 
Mesmo sendo de família do Vale do Itajaí, Sra. Marita Deeke Sasse nasceu em Florianópolis no dia 22 de novembro de 1937. Sra. Marita Deeke Sasse, e sua família retornaram a Blumenau no ano de 1947.
Estudou no Colégio Pedro II. Foi Professora da Língua Portuguesa, a partir de 1967, na Escola Barão do Rio Branco, no Conjunto Educacional Pedro II e no Colégio Franciscano Santo Antônio. Em 1971 iniciou seu curso de Letras na FURB.  Em 1980, defendeu sua dissertação de Mestrado na UFSC - Florianópolis. Sua pesquisa foi feita em torno da obra e vida do escritor Virgílio Várzea. Em 1983, passou a lecionar na FURB, onde permaneceu por 15 anos. Seu Doutorado, concluído em 1993, foi feito na UFRJ, cuja tese teve como título: Mulheres no Espelho - Aspectos da Narrativa de Autoria Feminina.
Curiosa capa - Aparentemente uma
 vista dos altos do Frohsinn
Escreveu vários trabalhos, cujos temas estão inseridos na: mitologia, simbologia, ritos, folclore, cultura, entre  outros muitos. De sua autoria, podemos citar:  Blumenau, sua História. Florianópolis: Lunardeli, 1980; Uma família feliz. Florianópolis: LADESC, 1986.; Oktoberfest – A festa da cerveja. Rio de Janeiro: Ultraset, 1991.
Faleceu na cidade de Blumenau com a idade de 61 anos - ano de 1998.
Ao comentar sobre a morte da mulher, Marita Sasse, há 14 anos, Sasse fez uma revelação: apaixonou-se por ela quando tinha nove anos.- Quando eu a vi pela primeira vez éramos crianças e morávamos no mesmo bairro. Eu era filho de pessoas pobres, ela era rica. Por alguns anos estudamos juntos, até conversávamos, mas nunca tive coragem de dizer nada. Marita chegou a morar em Florianópolis durante alguns anos, quando estudava, mas voltou a Blumenau e nos reencontramos. Sasse manteve durante toda a infância e adolescência o sonho de ter Marita como esposa. 
Parte da entrevista concedida ao jornalista Carlos Toner - Jornal de Blumenau.




Retornando ao artigo de autoria da Sra. Marita...
Como seria uma reflexão, nos mesmos moldes, hoje, 
após 30 anos de história de Oktoberfest Blumenau?







Nenhum comentário:

Postar um comentário