sexta-feira, 20 de junho de 2014

Schützenverein Eintracht - Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

O Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia completou 115 anos de fundação e História no ano de 2014. Foi fundado no 29 de abril de 1899 e seu primeiro nome era Schützenverein Eintracht
O Clube de Caça e Tiro está localizado na Rua Pedro Zimmermann, N° 10.377 -  do Bairro de Itoupava Central - Blumenau. 
O Clube de Caça e Tiro era vizinho da Cia Jensen 






















Para ler sobre  - Clicar sobreCia Jensen

Nas suas dependências, além dos encontros dos sócios e as competições de tiro e demais competições esportivas, aconteciam também, os demais encontros sociais e esportivos, políticos e culturais da região das Itoupavas - como: casamentos, batizados, apresentações teatrais, recepções a autoridades, aniversários. Quando iniciou a 1° Grande Guerra (1918), como aconteceu, nas colônias alemãs, o clube fechou suas portas por um ano, por ordem do Governo Federal do Brasil. 
Quando as filhas do Sr. Blumenau - Sra. Gertrud e Sra. Christine, estiveram em visita a Blumenau - 1937 - visitaram  o Schützenverein Eintracht e foi um momento de festa e comemorações na comunidade. 
Foto: Família Liesenberg
























Filhas do Sr. Blumenau, com membros da Comunidade em frente ao Salão Schützenverein Eintracht - 1937
Foto: Família Liesenberg
No ano seguinte, por questões políticas nacionais, o Clube teve que trocar seu nome - Schützenverein Eintracht - por um nome brasileiro. Passou a se chamar Sociedade de Atiradores Concórdia. Três anos após iniciar a 2° Guerra Mundial, na Europa e o envolvimento da Alemanha, o governo brasileiro proibiu qualquer manifestação cultural, esportiva das Sociedades de origem alemãs e mesmo a comunicação na língua alemã. Neste momento, muitos documentos e o patrimônio do clube foram depredados. Com o término da guerra, a Delegacia de Ordem Política e Social da capital do Estado de Santa Catarina devolveu as armas recolhidas durante o conflito mundial. Lentamente a sociedade reinicia suas atividades novamente. Elegem a primeira Diretoria após a guerra e no dia 15 de novembro de 1947 volta a ser celebrada a festa do Rei do Tiro. Neste ano, também se inicia as obras de novo estande de  tiro. 

Em 1951, as irmãs do Colégio Sagrada Família, localizado na área central da cidade, confeccionam uma nova bandeira da Sociedade. Neste mesmo ano é inaugurada a cancha de bocha e uma segunda foi construída, 6 anos mais tarde, em 1957, onde também é feito uma grande reforma e estruturação da sede da associação. Em 1994, como já mencionado, os responsáveis decidem que é mais fácil demolir a primeira sede e construir uma nova. Felizmente não demolem a edificação em enxaimel.
Com toda esta história, é considerado um dos mais antigos Clubes de Caça e Tiro da região em plena atividade de maneira interrupta. A edificação que sobreviveu a reforma de 1994  é uma edificação autêntica da técnica em enxaimel e nos primeiros tempos era onde estava o bar e a residência do ecônomo. Constrói-se em uma nova sede social que é inaugurada no dia 24  de abri de 1997. O centenário do concórdia foi comemorado pelos sócios e comunidade em 1999.
Centenário
Sr. Rufinus Seibt
Em 2002, surgiu a ideia de oportunizar a história e o espaço na criação de um Museu.
A criação do Museu foi aprovada neste ano, de 2002, através da Lei N° 5843, de autoria do vereados Sr. Rufinus Seibt e a pouco mais de 5 anos iniciaram a movimentação de pessoas da comunidade e lideranças comprometidas com a história e cultura locais para a restauração da edificação de 475m2 e a disponibilidade de seu espaço para a  organização do acervo e assim, abrigar o Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Foram instaladas salas de exposição e reserva técnica, administração, mezanino, banheiros e cozinha. Na parte externa fazia parte do projeto original, estacionamentos para automóveis e ônibus, bicicletário, praça de passeio e acessibilidade garantida a todos.
O Projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e recebeu a quantia aproximada de R$ 1.167.500,00, através do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e da Prefeitura de Blumenau e o Projeto arquitetônico de restauração foi assinado pelo escritório Ornato Arquitetura de Florianópolis e a execução da obra foi feita pela BPS Construtura de Blumenau.


O projeto disponibilizou espaço para receber o acervo: fotografias, documentos, armas antigas, faixas de reis, rainhas, cavalheiros e princesas, campeões, como também as medalhas e troféus conquistados, bandeiras, pinos de bolão, marcadores e demais materiais que tem alguma relação com as atividades dos mais de 40 clubes da cidade de Blumenau.
Realeza da ACCTB 2010 - Abertura das Olímpiadas Culturais 2010
da Associação.

Sede das Olimpíadas Culturais da ACCTB - ano de 2010

No  dia 21 de junho de 2014, a comunidade de Blumenau comemoriu, de forma festiva, nas dependências do Museu dos Clubes de Caça e Tiro, o 4° aniversário do museu. A organização convidou a comunidade blumenauense para o evento, de acordo com o convite abaixo.

Boas ações devem ser inspirações para próximas.
















Leitura complementar - Clicar sobre: Schützenverein


Nenhum comentário:

Postar um comentário