segunda-feira, 16 de junho de 2014

10° Encontro Folclórico Cidade de Joinville e 5° Festa do Aipim

Grupo Folclórico Wind Mühle - Joinville - 14 de junho de 2014
Aconteceu no último final de semana, dias 14 e 15 de junho, o 10° Encontro Folclórico Cidade de Joinville e a 5° Festa do Aipim. O anfitrião - Grupo Folclórico Wind Mühle (Ligado à Sociedade Cultural Lírica) comemorou, também, seu 26° aniversário de fundação e de muita dança. A noite de sábado último, seguindo uma tradicional programação, contou com a presença de 15 grupos folclóricos amigos oriundos das mais variadas cidades do Estado de Santa Catarina e do Paraná, 62° Batalhão de Infantaria de Joinville, a realeza da colheita da Sociedade Dona Francisca, autoridades locais e a comunidade de Joinville.
O programa (Ver no final da postagem) contou  com muitas atividades, entre as quais  participamos de algumas, no dia 14 e também , no dia 15.

Para ler mais sobre - clicar sobre: 10° Encontro Folclórico.
A Programação da noite de sábado - dia 14 de junho, iniciou com a apresentação da Banda Blasmusik do 62° BI de Joinville. Tocaram canções do folclore alemão e austríaco.
Regente do 62° BI





































Presentes na noite do dia 14 de junho - sábado - todos os 15 grupos folclóricos - os quais, aceitaram o convite e vieram confraternizar com o grupo folclórico aniversariante - entre eles, listados aleatoriamente:

Grupo Folclórico Bögen Brüke Volkstanzgruppe;
Vereint Im Tanz;
Regenwald Tanzgruppe;
Neu Bremen Volkstanzgruppe;
Grupo de Tradições Germânicas Rote Rosen;
Grupo Folclórico Ucraniano Spomen;
Grupo Verdes Agulhas;
Grupo folclórico Ucraniano Soloveiko;
Associação Cultural FreundesKreis;
Grupo Folclórico Bergland;
Regenwalde Tanzgruppe, 
Grupo de Danças Húngaras Dunántúl;
Grupo Tanzfreude.
(Faltam o registro de 3 nomes de grupos - a ser completados)

Também presentes - a Rainha da Colheita 2013 da Sociedade Dona Francisca - Srta Luana Endler e sua princesa - Srta. Manoela Wiener.
Srta. Luana Endler
 


Sr. Paulo A. Kühl 



 


 


 























Seguindo a programação da noite sábado, aconteceu a escolha da Rainha e Princesas do 10° Encontro Folclórico Cidade de Joinville, a partir dos grupos folclóricos presentes. Fomos convidados a compor a mesa de jurados juntamente com a representante da Sociedade Cultural Lírica - Sra. Lenise Miranda e a Realeza 2013 - Srta Luana Endler e a Princesa Srta. Manoela Wiener.
Srta Luana Endler e Srta Manoela Wiener






Banca de jurados - Escolha da realeza do 10° Encontro  Folclórico de Joinville



































Foram 9 folcloristas - representantes de grupos folclóricos presentes na noite, que desfilaram pelo salão:

Eluiza Pereira - Bögen Brüke Volkstanzgruppe;
Hana Carolina Pisa - Vereinte im Tanz;
Jhenifer Mayara Gräbner - Regenwald Tanzgruppe
Michele Fachini - Grupo Folclórico Neu Bremen Volkstanzgruppe
Josiane da Rocha - Grupo de Tradições Germânicas roten Rose;
Luana Bubniak - Grupo Folclórico Ucraniano Spomen;
Tauana Weber - Grupo Verde Agulhas;
Susana Incote - Grupo Foclórico Ucraniano Soloveiko;
Elaine Cristina Kasmirski - Associação Cultural FreundesKreis


 




Eleitas parte da realeza - folclorista do 10° Encontro Folclórico de Joinville:

2° Princesa Michele Fachini - Grupo Folclórico Neu Bremen Volkstanzgruppe - Ibirama
1° PrincesaJhenifer Mayara Gräbner - Regenwald Tanzgruppe - Jaraguá do Sul
Rainha - Tauana Weber - Grupo Verde Agulhas - Ituporanga






Houve um espaço para homenagens do Grupo Folclórico Wind Mühle aos Grupos que estiveram presentes em todas as edições do Encontro Folclórico Cidade de Joinville e à nossa equipe. 
Oportunizamos para registrar o quanto ficamos horados  com o convite e felizes pela oportunidade de poder participar destes momentos de cultura, na cidade de Joinville. Também entregamos uma lembrança ao grupo aniversariante. Um lembrança simbólica, pela ligação com um dos símbolos do estado da Baviera - o cisne. Presenteamos o grupo com um pequeno cisne de cristal confeccionado em Blumenau junto com nossos votos de longa existência, muita dança e alegria.

Na sequência, foi servido um jantar - pratos e iguarias a base de aipim - para todos os presentes. Em seguida, após o jantar, foi iniciada as apresentações das danças folclóricas - uma dança de cada um dos grupos presentes.



















 

















Grupo Folclórico Wind Muhler  - Joinville
Aniversariante completando 26 anos - encerrou as apresentações da noite
Vídeos



Após as apresentações, iniciou o baile com a música da Banda Sintonia Sul de Tangará, que tocou, também, música do repertório da cultura gaúcha. Tradição, pela qual nutrimos admiração e muito respeito. Esta cultura sabe como manter sua tradição e atrair pessoas para sua prática e continuidade. Temos muito que aprender com os irmãos da cultura gaúcha. 

xx
Observamos que isto tem relação com a prática da música, da dança, trajes, gastronomia e até mesmo da arquitetura. Devemos dançar o folclore com a música acordada ao traje que usamos. O conjunto fica perfeito e a tradição mais forte e bonita.




Na sequência do baile, aconteceram competições relacionadas a 5° Festa do Aipim. O baile terminou com o raiar do dia 15, que em poucas horas iniciou as atividades de mais um dia da Festa do Aipim, com várias atrações, como previsto no programa. Quem estava na organização de mais este dia de festa, eram os folcloristas do Grupo Folclórico Wind Mühle, incansáveis e animados.

x











Em Breve - Vídeos dos melhores momentos da 10° Encontro Folclórico de Joinville e a 5° Festa do Aipim.
Parabéns aos organizadores e ao aniversariante - Grupo Folclórico Wind Mühler da cidade de Joinville. Que ao longo de seu novo ano de vida, estes momentos de encontros e alegrias entre amigos, seja uma contante e também, de muita dança folclórica e com música.
















Ein Prosit!






Nenhum comentário:

Postar um comentário