segunda-feira, 12 de maio de 2014

Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat de Curitiba - 50 anos de História


No próximo dia 24 de maio, o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat de Curitiba - Paraná estará recebendo grupos amigos e amigos para comemorar, a partir de um Baile de aniversário, seu jubileu de ouro. 
Manutenção da cultura dos imigrantes alemães e seus descendentes a partir da música e dança.
Tudo começou, quando em 1824, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães organizados no sul do Brasil - Estado do Rio Grande do Sul. Em 1928, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães no Paraná, onde fundaram a Colônia de Rio Negro e no ano seguinte chegaram na cidade de São Pedro de Alcântara - Santa Catarina. 
Uma curiosidade: para por fim a Guerra do Contestado a partir de um acordo, o território de Rio Negro foi dividido. O que ficou abaixo do Rio Negro, recebeu o nome de Mafra e passou a fazer parte do estado de Santa Catarina.
Colônia de Rio Negro
O Sul, além da região sudeste, é a região do Brasil que contribui para formar a colcha de retalhos étnicos que é o país, com parte da cultura alemã.
No Paraná, após a chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães nos arredores do Rio Negro, outras famílias chegaram  e se estabeleceram na cidade de Curitiba, Ponta Grossa e Lapa. 
Para entender melhor a imigração, sugerimos a leitura: Imigração Alemã e 25 de Julho.
Memorial do bosque Alemão - Curitiba - Homenageia os imigrantes alemães que chegaram à  capital do Paraná
Foi inaugurado em 1996



Os imigrantes alemães, de maneira organizada, chegaram à cidade de Curitiba a partir do ano de 1833. Mais de 10 anos antes da fundação da Colônia de Blumenau, no Vale do Itajaí. Curitiba é a terra natal da família da Sra. Alda Niemeyer (Clicar sobre o nome para ler sua biografia). Para efetuar a manutenção das práticas culturais, os imigrantes, trouxeram para o território brasileiro, como é prática na Alemanha, os clubes. Fundaram os Clubes, como: o Concórdia, Rio Branco, Duque de Caxias, Thalia e o Graciosa.
Clube Thalia

Clube Graciosa


Clube Concórdia

Para ler mais sobre - clicar sobre: A vida social dos alemães.

Nestes clubes, também existiu e existe o grupo de danças folclóricas, para a prática da dança folclórica, ou típica, como  a denominam também no Brasil. 
No dia 10 de abril de 1964 - portanto já completou 50 anos, foi fundado o Grupo Folclórico Germânico pelo Sr. Helmut Abeck, Sra. Isa Marchmann e pela Sra. Ingborg Ulrich. Nos primeiros tempos os grupo folclórico ensaiava aonde está, atualmente o Instituto Goethe

O Grupo Folclórico Germania filiou-se ao Clube Rio Branco, em 1966. Por algum tempo contou com o apoio do Círculo Cultural de Cantores Brasileiros Germânicos Harmonia.
Colégio Martinus
Em 1991, o grupo infantil, sediado no Colégio Martinus, passou a ensaiar e todo o grupo foi rebatizado com o nome de Grupo Folclórico Germânico "Alte Heimat" - "Velha Pátria". O ensaio com o grupo adulto iniciou em 1992. Quase todos os folcloristas eram os pais e avós do grupo adulto e infantil. Em 2010, o grupo filiou-se com o Clube Três Marias, onde os grupos: adulto e master efetuam seus ensaios a partir de então.
Os folcloristas, através da dança folclórica alemã, mantem a tradição de uma prática muito séria nas atividades culturais do povo alemão.  O grupo aniversariante esteve e está presente em muitos eventos festivos, na cidade de Curitiba, no Brasil e nos países vizinhos. Participou da inauguração do Teatro Guaíra e desde então, do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná.



O Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat possui trajes de várias regiões da Alemanha, Áustria e Suíça. 

Trajes do grupo aniversariante (imagens ilustrativas):

Miesbach - Baviera

















Appenzell - Suíça






















Tirol austríaco





















Holstein (Holtein am Probstein)












Pommern (Mecklenburg Vorpommen)













Vídeo:

O Baile de aniversário acontecerá no Clube Três Marias - Clube de Campo, localizado na Av. Três Marias, N° 274 - Curitiba  - Paraná. O início do evento acontecerá a partir das 20:00h, que iniciará com o jantar a apresentações folclóricas. Traje recomendado será o traje típico (preferencialmente) ou Esporte fino.
A música acontecerá por conta do Trio Edelweiss (que são, em verdade, um quarteto) da cidade de São Bento do Sul - SC

 Parabéns ao Grupo Folclórico Alte Heimat de Curitiba.











Abraços de Blumenau e...
Bons momentos de confraternização.




2 comentários: