segunda-feira, 24 de março de 2014

Urbanismo

Urbanismo - Do latim – Urbe – cidade - Estudo ou compreensão da cidade.
Grécia
O termo surgiu em 1910, no Bulletin de La Sicieté Geographique de Neufchatel - e foi um reflexo das grandes transformações sociais ocorridas nas cidades da Europa, nos Séculos XVIII e XIX - I Revolução Industrial. Durante este período, grandes contingentes de pessoas migraram do campo para a cidade, para trabalhar na indústria. Por décadas, as pessoas disputavam os metros quadrados da cidade e viviam em seus espaços em condições precárias. Aglomeravam-se nas portas das fábricas, ao longo de ruas, quase sempre intransitáveis pela presença do lixo e esgoto, que corria a céu aberto. Foi dentro deste cenário histórico da cidade industrial, que surgiu o termo Urbanismo, nos moldes modernos. A princípio através de intervenções isoladas.
Cenários das cidades envolvidas com as movimentações sociais da Revolução Industrial

Cenários das cidades envolvidas com as movimentações
sociais da I Revolução Industrial
Alguns autores adotam termos como urbanização, urbanismo e urbanificação. Definiram o Urbanismo como a técnica do planejamento urbano que visa disciplinar o crescimento da cidade a partir das migrações, ou seja, urbanização. Atender, com ordenação, a demanda por infraestrutura, serviços e abastecimentos. Urbanificação seria a concretização das medidas apontadas pelo Urbanismo.
A cidade cresceu na virada do século XIX para o XX graças à migração dos países europeus. 
Atualmente, com o desenvolvimento do Urbanismo e a complexidade de suas áreas e, principalmente, com a presença da interdisciplinaridade, existem muitos conceitos e interpretações a partir das mais variadas ciências envolvidas - principalmente da área de humanas.
O elo em comum é o objeto de estudo: a cidade e suas movimentações sociais, a partir do homem e suas ações.

Podemos afirmar que Urbanismo é o estudo das relações em uma determinada sociedade (cultura, tradição, poder, trabalho, história) e o espaço que a abriga (rua, construções, limitações geográficas,...) bem como das formas de sua organização e intervenção sobre elas com determinado objetivo, dentro de um recorte de tempo.


Casa construída pelo imigrantes italianos - Rio Grande do Sul

Pernambuco
Manaus

Manaus



Bairro - Garcia - Blumenau

Bairro Itoupava Seca - Rua Bahia - Blumenau

Museu dos Clubes de  Caça e Tiro - Itoupava Central

1° Escola de Blumenau 
 A essência do Urbanismo é percebida a partir das relações entre o espaço da cidade e a sociedade que nela vive. Mesmo que uma cidade não tenha crescimento populacional e industrial, em larga escala, o Urbanismo deve estar presente, pois na cidade, independente do tamanho, escala e produção social, ocorre as relações entre seu espaço e a sua sociedade. A partir disto, podemos afirmar que o Urbanismo sempre existiu, como ação, mesmo antes do surgimento da palavra Urbanismo – pós revolução industrial, pois, há muito tempo, atrás deste tempo, existia o espaço e a sociedade ocupando este espaço. 
Clube de Caça e Tiro Araujo Brusque





Os conceitos clássicos, formulados no final do Século XIX e início do Século XX, ainda hoje, são referências para os muitos profissionais do Urbanismo, quando, nem o espaço, nem a sociedade são mais os mesmos. A cidade, como um “organismo vivo” está em constante transformação e, portanto, o acompanhamento deve ser frequente sob a ótica da equipe interdisciplinar (urbanistas, geógrafos, geólogos, historiadores, sociólogos, engenheiros, antropólogos,...)com ações preventivas ou mesmo intervencionistas. 

Centro Histórico de Blumenau - Até então preservado do adensamento da especulação
do ramo imobiliário, poderá receber suas primeiras torres. Como isto aconteceu?
Não ficou claro.

Mudanças na paisagem do Bairro Bom Retiro, bairro residencias e muito próximos
 dos terrenos valorizados da área central de Blumenau, que não tem mais terreno disponível -
Pressão para adensar este bairro, espremido em um Vale , repleto de mata nativa
e sem infraestrutura para o tráfego de veículos.
Local, onde a administração pública de Blumenau destinou para locar edifícios do Programa Habitacional Minha Casa - Minha  Vida - Bairro com sérios problemas geológico - constatado no Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbanos de Blumenau - IPPUB, instinto pela mesma administração - Governo do Sr.  João Paulo Kleinubing
Da abertura de uma rua, ao plano diretor de uma cidade, estão sempre presentes dois elementos distintos: espaço e a sociedadePara entender o Urbanismo é fundamental, conhecê-los e as relações que entre eles se estabelecem das mais variadas formas e graus, criando probabilidades urbanas e situações urbanas.


Estudos, a partir das relações no espaço do Bom Retiro - Blumenau -  criando probabilidades urbanas
Estudos, a partir das relações no espaço do Bom Retiro - Blumenau -  criando probabilidades urbanas

Blumenau
 A cidade é um organismo vivo em constantes modificações a partir das relações sociais em seu espaço. Para manter a harmonia, beleza, funcionalidade, saúde, paisagem construída integrada à paisagem natural, entre outras questões, se faz necessário, a continua observação a partir de uma equipe interdisciplinar, à todas as movimentações, preventivamente a partir do planejamento.
Comentário: Por isso fazemos esse trabalho no Blog.Valorizando as relações sociais de um lugar, que denota sua identidade. Uma cidade é diferente da outra e como tal, deve ser respeitada e também suas relações sociais e culturais, por aqueles que chegam ao local!!
A cidade é a casa maior.







Nenhum comentário:

Postar um comentário