quarta-feira, 5 de março de 2014

Um pouco sobre a valsa - Waltz

Valsa - Música feita para dançar em casais. Uma dança típica da região sul da Alemanha, Áustria e região do antigo Tirol. É parte da cultura daquela região, como o samba é para o carioca da cidade do Rio de Janeiro e para os que residem na cidade de Salvador - as duas primeiras capitais do Brasil, o qual não é é ritmo de todo o território do Brasil. 
Como samba, a Valsa também teve sua origem nas festas populares - longe dos grandes salões e conquistou seu espaço nos mesmos.
A Valsa é uma dança de salão. As primeiras publicações sobre a Valsa, datam do Século XVI. Em uma narrativa  do filósofo francês Moteigne de 1580, foi encontrado o seguinte texto sobre uma dança que viu em Augsburg: Os bailarinos se abraçavam tão perto que seus rostos se tocavam. Kunz Haas escreveu no mesmo período: Agora eles dançam o ímpio Weller ou Spinner.

Os camponeses da Baviera, Tirol e Styria, começaram a dançar uma dança conhecida como Walzer, que era uma dança para casais, por volta de 1750. O Ländler, também conhecido como o Schleifer, uma dança feita 3/4 de tempo era popular na Boêmia, Áustria e Baviera e propagou a partir do campo para os subúrbios das cidades. A classe nobre e alta continuava a dançar o minueto. É sabido, que nobres entediados escapavam na surdina para ir aos bailes e saraus de seus servos. Em 1771, um romance alemão conhecido como Geschichte des frauleins von Sternheim, cujo personagem Sophie von La Roche, comentou o seguinte sobre o dançar a valsa: "Quando ele colocou  seu braço ao redor dela, apertou-a contra seu peito, tendo um comportamento com ela, sem vergonha, indecente. A girante dança dos alemães tem um envolvimento e uma familiaridade que quebrou todos os limites da boa educação. Meu sofrimento em silêncio, se transformou em raiva ardente". Descrevendo a vida em Viena de 1776 a 1786, Don Curzio escreveu: As pessoas estavam dançando louco [...] As senhoras de Viena são particularmente célebre por sua graça e movimentos da valsa de que nunca se cansam."
Na transição do país para a cidade, o salto do Ländler, uma dança conhecida como Lamgaus, deu origem a uma dança com passo de deslizamento substituído por ritmada rotação.
No século XIX, se descrevia a dança por uma dança que girava, quando avançava, semelhante a polca, esta com diferença de avançar para frente e sem se virar.
A Valsa, finalmente, se tornou moda em Viena, por volta de  1780. De Viena, irradiou para outros países. Tornou-se moda na Grã-Bretanha, durante o período da regência, tendo uma grande aliada, na esposa do Embaixador russo, Dorothea Lieven. O Clube mais fechado e tradicional de Londres - Almack, permitiu a Valsa, aproximadamente em 1812. Nesta época estava publicada no dicionário inglês de Oxford - a Valsa como um dança desenfreada e indecente.
A Valsa, especialmente na sua posição fechada (Dança folclórica), inspirou a criação de muitas outras danças de salão. Mais tarde criaram se novos tipos de valsas, de acordo com cada região e cultura das pessoas, como também a criação de outras vários tipos de dança de salão. No Século XIX e  no início do Século XX, criou-se inúmeros tipos de Valsas.

Vamos ouvir um pouco de valsa









Dançar faz bem e dançar valsa, mais ainda.













Nenhum comentário:

Postar um comentário