segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Heimkino - Drei Haselnüsse für Aschenbrödel - Três desejos para Cinderela



Sr. Václav Vorlicek

Um clássico do cinema, na Europa - Drei Haselnüsse für Aschenbrödel (Três desejos para Cinderela), foi filmado em 1973 sob a direção do Sr. Václav Vorlicek. É uma das tradições durante o período de natal em alguns países da quele continente, principalmente nos países onde se fala o idioma alemão. Há algum tempo é considerado um filme cult.

A trama do Conto de Fadas não foge muito das muitas versões existente. Cinderela é uma órfã que ficou sob os cuidados de sua madrasta que a explora e a humilha.  









No final da postagem, você poderá assistir o clássico, em um vídeo postado no You Tube.

Conhecendo um pouco sobre a Produção

A primeira estréia do filme Drei Haselnüsse für Aschenbrödel,  foi em Tchecoslováquia, no dia 1° de novembro de 1973. Na Alemanha Oriental estreou em março de 1974 e na Alemanha Ocidental, em 19 de dezembro de 1974. 
Sra. Bozena Nemcova
Em dezembro de 1976, o filme  foi transmitido a primeira vez na televisão. Desde então, tornou-se parte da programação anual fixa, no período de Advento e Natal na Alemanha, Noruega e Suíça.
O filme explora o enredo do conto de autoria da Sra. Bozena Nemcova - Nasceu em 04 de fevereiro de 1820 (Viena) - e partiu em 21 de janeiro de 1862 (Praga). 
A atriz Libuse Safránková e o ator Pavel Trávnícek ficaram conhecidos através deste filme e tem seus nomes eternizados através de seu trabalho.
Foi rodado nos estúdios do DEFA, em Babelsberg
Para esclarecimento, o DEFA era uma estatal de cinema da Alemanha Oriental, com sede em Pots-Babelsberg e fez mais de 700 filmes, 750 filmes de animação e 2250  Documentários e curta metragens. 

Continuando, também foi filmado em no Castelo de Moritzburg, em Dresden e na Film Studios Barrandov em Praga. Igualmente foram feitas algumas tomadas em lugares da Tchecolováquia, como por exemplo no Castelo de Weiss Svihov (Schwihaus) e na Floresta da Boêmia.
Castelo de Moritzburg - Dresden 
A trilha sonora do filme tornou o compositor Sr. Karel Svoboda muito conhecido e foi gravado em CD. Na versão do filme gravado no idioma alemão, a trilha sonora é instrumental e continua, com pequenas contribuições cantadas por Sra. Karel Gott
Sr. Shaun Baker
No final de 2008, o DJ e produtor britânico/alemão, Sr. Shaun Baker, juntamente com a cantora Maloy, fez uma versão, do original instrumental, vocal, a qual foi gravada com o Título "Could You, Would You, Should You"
Um ano depois, surgiu uma nova versão, em alemão, cujo título era Küss mich, halt mich, lieb mich, interpretada por Ella Endlich. Esta versão foi a primeira ser aprovada pelo Sr. Karel Svoboda, no idioma alemão. Ela permaneceu nas paradas por 12 vezes. em primeiro lugar.

O ambiente, salão onde aconteceu o baile e as escadas onde a Cinderela perdeu o sapatinho tornaram-se local de visitação pública.
O Castelo  Moritzburg, em Dresden tem exposições abertas ao público há 15 anos. A primeira aconteceu no inverno de 2009/2010 e recebeu mais de 150 mil visitantes. Foram preservados e recuperados os locais originais, onde aconteceram as filmagens, para ser mostrado ao seu público. Na escadaria, acontecem inúmeros pedidos de casamentos. A segunda exposição, aconteceu  em 5 de novembro de 2011. A terceira, no inverno de 2012/2013 e desde o dia 16 de novembro de 2013 está acontecendo a quarta exposição cujo término está previsto para março de 2014. São exposições, sobre o filme Drei Haselnüsse für Aschenbrödel, no Castelo Moritzburg, em Dresden.
Castelo Moritz - Dresden


Os salões do castelo e set´s dos filmes originais foram adaptados para mostrar novos conceitos e estrutura, não somente para apresentar os detalhes do filme, mas também espaço para os figurinos originais. Foram ouvidas sugestões dos visitantes e em alguns casos atendidos. Algumas cenas do filme, como por exemplo, quando a madrasta está na sala, foram reproduzidos recentemente. Também foram realizados entrevistas com o Diretor  e  o elenco sobre a trama do filme e sobre a carreira de cada um. Duas salas do castelo foram transformadas em salas de cinema. Também são expostas estátuas, em escala real, do Príncipe e da Cinderela, sob o som de Karel Svoboda. Alguns personagens do filme podem ser animados por meio de uma manivela para a dança ou uma câmara da avelã no vestido de casamento da Cinderela.





Elenco

Cinderela           - (Atriz)Libuse Safránková        -  (Dubladora) Dorothea Meissner
Príncipe             - (Ator) Pavel Trávnícek            - (Dublador) Peter Reusse
Madrasta         - (Atriz)Carola Braunbock           -  (Dubladora) Carola Braunbock
Rei                  - (Ator) Rolf Hoppe                   - (Dublador) Rolf Hoppe
Rainha             - (Atriz)Karin Lesch                  -  (Dubladora) Karin Lesch
Dora               - (Atriz) DanaHlavacova             -  (Dubladora) Ollelore Kuhnert
Preceptor        - (Ator) Janeiro Libícek              - (Dublador) Ivan Malré
Servo Vinzek   - (Ator) Vladimír Mensik           - (Dublador) Kurt Bowe
Caçador          - (Ator)Milos Vavruska            - (Dublador) Joachim Pape
Kamil              - (Ator) Vitezslav Jandak          - (Dublador) Joachim Siebenschuh
Vitek             - (Ator) Jaroslav Drbohlav          - (Dublador) Gerd Blahuschek
Governanta    - (Atriz)Mila Myslikova              -  (Dubladora) Waltraud Kramm
Ajudante de cozinha   - (Atriz)Jiri Ruzicka        -  (Dubladora) Carmen -Maja Antoni


O Filme - Para assistir (Basta clicar sobre)

Para acessar o Site do palácio  Moritz - de Dresden - Clicar sobre Schloss Moritz

Nos dias atuais...
(Diretor)Václav Vorlicek















Cinderela - (Atriz)Libuse Safránková

Principe (Ator) Pavel Trávnícek





Nenhum comentário:

Postar um comentário