segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Música - The Beatles e Paul McCartney

The Quarryman
Uma banda de escola formada por John Lennon, em 1957, que se chamava The Quarrymen (anteriormente se chamava Quarry Band School) foi onde Paul ingressou em 6 de julho de 1957. Neste tempoa banda era chamada por Eric Griffths (violão), Bill Smith (baixo improvisado), Rod Davis (Banjo) e John Lennon (Vocal). Em 6 de Julho de 1957, Paul McCartney assistiu a apresentação da banda em uma festa da Igreja St. Peter, onde seu colega de classe e também amigo de John o apresentou. Neste mesmo dia. Paul foi convidado a participar da banda e já neste ano, apresentou a música Ive Lost My Little Girl à Lennon.

Em 6 de fevereiro de 1958, Georg Harrison (Guitarrista) se juntou ao grupo. Paul conheceu Georg no ônibus e o chamou para apresentar aos amigos. Harrison (Guitarrista) tinha  somente 15 anos e foi aceito no grupo por insistência de Paul. Hanton deixa abanda em 1959 e Stuart Sutcliffe (Baixo) também entrou na banda em 1960.
Mudaram o nome da banda, porque Paul e Harryson não estudavam no Quarrymen. Testaram nomes como: Johnny and The Moondoogs e Long John and The Beatles, até que Sutcliffe sugeriu o nome de The Beatles, como uma homenagem a Boddy Holly eThe Crichets. 
Após uma turnê pela Escócia a banda mudou definidamente o nome para The Beatles.
Em agosto de 1960, The Beatles partiu para Hamburgo - Alemanha, onde se apresentava por seis ou sete horas na noite, durante as sete noites da semana. Foi um período difícil,mas produtivo, pois as dificuldades solidificaram o perfil, a integração  e a linguagem de vanguarda do grupo - The Beatles, a partir de um repertório antigo exaustivamente cantado. O repertório era de covers de rock in roll americano da década de 1950. 
Em dezembro de 1960, voltaram para a Inglaterra sem Sutcliffe que ficou na Alemanha. O motivo foi o amor pela jovem Astrid Kirchherr. No reencontro com os amigos em fevereiro do próximo ano - 1961, Sutcliffe estava com um novo visual. Astrid tinha cortado seu cabelo e seu novo penteado foi adotado pelo resto do grupo que então mais tarde tornaria a marca da banda.

Em 2012 - Paul McCartney esteve se apresentando em Florianópolis cantando canções dos Beatles e suas.





Para ouvir e ver The Beatle cantando no idioma alemão.
The Beatles em Hamburgo - início






Música é uma linguagem que transpassa fronteiras e comunica, de alma para alma, independentemente do idioma.
The Beatles quebrou paradigmas e construiu o estilo de um tempo (característica do clássico) a partir de suas experiências e arrojo de não temer o novo e com vontade de fazer o novo.

 É muito bom saber que Sir Paul McCartney já esteve por algumas vezes...
aqui no Brasil...Tão pertinho de nós.

2 comentários: