sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Presente - Amigo Secreto e o Natal

A troca de presente de amigo secreto é uma tradição que teve sua origem entre os rituais das tribos germânicas - nórdicas, antes de Cristo. As pessoas esperavam o amanhecer - chegada do Sol - e trocavam presentes com  o seguinte dizer: "Que vocês nunca esqueçam dos deuses que existem sobre nós." O presente trocado significava o pacto eterno desta jura. Durante a recessão de 1929, a brincadeira popularizou-se, pois era uma maneira de todos receberem um presente, sem comprometer o orçamento.
Árvore de Natal do C.C.T. Bedenfurt
Nos dias atuais é muito comum, nesta época do ano, o amigo secreto em roda de amigos. Principalmente nos dias que antecedem o Natal. A prática de trocar presentes através do "amigo secreto" é comum em grupos de amigos de trabalho, de cursos, ginástica, etc. É uma oportunidade para trocar abraços, idéias, comentários sobre o ano que se encerra, reflexões sobre suas atividades, encerramentos de ciclos, pedidos de desculpas, perdão e novamente abraços. É o momento  do "Balanço", de maneira festiva e informal. Tudo "zerado" para reiniciar o novo ano. A troca de presentes dentro da brincadeira do "amigo secretopossibilita a intimidade salutar entre amigos - corações desarmados, ambiente harmonioso. É uma troca, ou trocas - muito além do presente, que estão em sintonia com a data natalina. Energia boa no ar e muitos sorrisos espontâneos são muito frequentes nestes momentos. Acompanhamos o jantar de encerramento - com amigo secreto - do Coro Martin Luther - da Comunidade Luterana de Itoupava seca.
Sentimo-nos motivados a escrever este post, exatamente por isto. Percebemos nos momentos da noite de ontem - no encerramento do grupo do Coro Martin Luther, estas observações comentadas anteriormente.
Pessoas sorrindo, conversando, lembrando momentos, emitindo palavras de agradecimento, orações e muitos abraços, além da troca de presentes - um detalhe. 
Imaginamos , que muitos, participem destes momentos em seus grupos e tenham a satisfação de trocar um  abraço com um amigo, durante a troca de presentes, lembrando - "Que vocês nunca esqueçam dos deuses que existem sobre nós". Ou, o Deus. Ou, em nós.
A essência é a mesma.

As imagens comunicam...
Coro Martin Luther - no seu encerramento



Local tradicional e parte da cultura dos muitos coralistas - C.C.T. Badenfurt



Sr. Ingrid Sasse Hardt - Presidente do Coro

Sr. Raffael Plautz - Regente















Apresentação do Coro - Concerto de Natal



Bons momentos - dentro do mês de Dezembro...
Mês da reflexão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário