quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Coro Masculino Liederkranz - Momentos no Concerto de Natal do C.C. 25 de Julho


O Coro Masculino Liederkranz participa de uma tradição que faz parte do calendário fixo do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Concerto de Natal. Concerto no qual todos os grupos culturais encerram suas atividades do ano e confraternizam entre os amigos no seu espaço cultural. Cada um destes grupos participa diretamente com sua apresentação na grande noite festiva. O Coro Masculino Liederkranz contribui para o clima natalino, cantando músicas de natal.
Árvore de Natal do C.C. 25 de Julho
Coro Masculino Liederkranz

O coro masculino do C.C. 25 de Julho de Blumenau - a partir de sua composição atual - ficou conhecido na região e no Brasil, por sua apresentação no Oktoberfest de Blumenau - Show dos Velhos Camaradas. Fora do palco do Oktoberfest, também faz parte de seu repertório, cantar canções na formação clássica de coral, a partir de vozes masculinas - uma tradição na Alemanha, ao longo de sua história.
Os Gesangvereine (Corais) foram trazidos para à região do Vale do Itajaí, pelos primeiros imigrantes alemães. A música fez e fazia parte da cultura dos primeiros imigrantes em seus momentos de lazer, de oração, homenagens - Músicas do folclore germânico, como também hinos das igrejas nas religiões protestante e católico.
Coro Masculino Liederkranz foi formado no ano de  1907, na cidade de Blumenau.
No ano de 1937, Liederkranz se uniu ao Grupo Musical Germânia e ao Grupo de Teatro Frohsin, que deu origem à Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Nesta época, sob a regência do maestro Heinz Heinrich Geyer, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz que, por algum tempo, não mais existiria.
Coro Masculino no Natal de 1962
Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
- Sua História 1954 a 2009
A alma do Liederkranz permaneceu viva.
25 anos após o "término" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau. Foi oficializado a nova formação do coro no C.C. 25 de Julho Blumenau, através da iniciativa dos senhores: Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente - Sr. Eugen Seelbach, em 1962.
Coro Masculino no Natal de 1968
Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
- Sua História 1954 a 2009


Coro Masculino no Natal de 2013
Os coralistas do Coro Masculino Liederkranz fazem seus ensaios semanalmente, na sala aos fundos do palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau, e quando há uma apresentação especial, pode ser até dois ensaios por semana, sempre à noite.
O atual regente do Liederkranz é o Sr. José Carlos Oeschler.

Momentos do Liederkranz no Concerto de Natal 2013, do centro cultural.

A imagens comunicam...

















 











Vídeo


Cantando com o Coro Misto


No dia de amanhã, o Coro Masculino Liederkranz fará seu  encerramento, de forma festiva, com a participação dos cantores e seus familiares. 


Uma turma de amigos que aprecia cantar,...
Em seus momentos de lazer.

Para conhecer um pouco sobre a História dos Corais - Clicar sobre: Os Coros e Corais 





Nenhum comentário:

Postar um comentário