sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Gastronomia - O que é servido no Natal alemão

Stollen
A tradição natalina muda de país para país, muitos vezes dentro do próprio continente, ou dentro do próprio país, com a Alemanha por exemplo. País que existe como nação somente desde 1871, a partir da unificação de várias cidades estados independentes, das montanhas ao mar.
De acordo com o Augsburger Allgemeine, o prato mais popular no jantar de natal da mesa alemã é a salsicha e salada de batatas. Segundo o jornal, são 23% das mesas dos alemães, sendo que 22%  serve ganso no jantar natalino.
Como já mencionamos, a Alemanha é multicultural, com variações de norte a sul - leste a oeste...no que tange gastronomia, música, dialetos...etc..etc
Mostraremos alguns pães e doces que fazem parte da mesa do natal alemão.

Plätzchens de natal

O Plätzchen é um dos mais tradicionais doces da época natalina - doces de natal  dos mais variados tipos e formas enfeitadas de vários jeitos, aqui no sul do Brasil, conhecido "doces de natal". Seu preparo exige das famílias muito tempo disponível e geralmente a família toda. É um mutirão delicioso, geralmente repassado de pais para filhos. Quando há crianças, são as mais empolgadas na confecção da iguaria e divertem-se confeitando os doces depois de assado. As formas, geralmente são motivos de natal, como sinos, pinheiro, anjos,etc.


Receita

3 ovos,
3 xícaras de açúcar,
1 xícara de leite morno,
1 colher de sal amoníaco,
1 colher de banha,
1 colher de manteiga,
Trigo até dar o ponto.


Modo de Preparar
Amassar todos os ingredientes;
Dissolver o sal amoníaco em leite morno. Por em uma caneca e essa sobre a massa, pois sobe e pode derramar.
Fazer as bolachas em formas decorativas;
Assar e pintar, confeitando a seu gosto.
Pintar com glacê e confeitos diversos, mas se preferir deixe sem pintar você escolhe.

Quantidade: 3 kg.
Stollen

O Stollen é considerado a principal iguaria servida no natal na mesa alemã e também austríaca. É um tipo de pão fermentado feito com leite, açúcar, manteiga, farinha de trigo, raspas de limão e vanilla. 
Adicionado à massa ainda vão: casca de laranja cristalizada (orangete) e cascas de frutas cítricas (zitronat), passas brancas e escuras, nozes, amêndoas, avelãs, castanhas e marzipan (opcional).
O Stollen tem um teor baixo em açúcar, e quando assado e retirado do forno, é besuntado com manteiga e açúcar de confeiteiro.
Os primeiros registros do deste pão é do anos de 1329,  e era conhecido por “Striezel”. Nesta época, era feito da mistura de: água, farinha de trigo e fermento pois o uso da manteiga era proibido pela igreja católica. Era permitido somente óleo de nabo.

No século XV, na Saxonia medieval (norte da Alemanha), foi um dos Príncipes do Sacro Império Romano da Nação Alemã, o Princípe Ernst e seu irmão, o Conde Albrecht, que decidiram se dirigir ao papado pedindo a suspensão da proibição.

O Papo Inocêncio VII enviou uma carta ao Príncipe, famosa "Carta Manteiga", que permitiu o uso da manteiga sem ter que pagar multa, benefício concedido somente para o Príncipe, sua família e pessoas serviçais do lar. 
Mais tarde, porém, todo o restante da população foi autorizado a usar manteiga, mas com a condição de ter que pagar anualmente uma "doação" da vigésima parte dos lucros para apoiar a construção da Catedral de Freiberg.
Quando o território de Sachsen (Saxônia) se tornou protestante, essas proibições foram removidas e todos puderam utilizar livremente a manteiga na fabricação de seus biscoitos, tortas e massas. 
Com isso o “Striezel” da receita inicial, passou de um pão seco e sem sabor, a receber a manteiga e juntamente outros ingredientes que o enriqueceram.
Recebeu o nome de Stollen, A receita mais conhecida mundialmente é o de Dresden, na Alemanha, ela é muito antiga, e remete a 1450.


Receita


Weihnachtsgänse
22% dos alemães, de acordo com a  Augsburger Allgemeine, servem ganso no jantar de natal, ou   o Weihnachtsgans – ganso assado que é servido com bola da batata – kartoffelklösse, e repolho roxo-Rotkohl.

 


Würstchen mit Kartoffelsalat

A preferência da maioria dos alemães no jantar de natal é Würstchen mit Kartoffelsalat, ou salsicha com salada de batatas. São 23% da preferência. De muito fácil preparo , um vez que salsicha pode ser comprada nos mercados, precisando somente aquecê-la.


É uma boa ideia para estar na mesa de jantar de natal! Simples de preparar e gostoso.

Pfefferkuchen ou Lebkuchen

É uma iguaria natalina e também tradicional. Foi inventada por monges na Francônia, norte da Baviera, no século XIII. Há registros  do doce natalino em 1296, na cidade de Ulm e em 1395, na cidade de Nürnberg. Na História local de Nürnberg, relatam que o Imperador Frederico III. realizou um Reichstag, em 1487 e convidou as crianças da cidade para o evento, onde presenteou os pequeno com a iguaria com seu retrato impresso no mesmo. Foi registrado que distribuiu este doce para quase 4 mil crianças. Historicamente, devido as diferenças dos ingredientes o doce é também conhecido como doce de mel - Honigkuchen - ou bolo de pimenta  -Pfefferkuchen. Tradicionalmente, os cookies são quase sempre grandes e pode ter 11, 5 cm de diâmetro e maior ainda se sua forma for retangular.
O Lebkuchen podem ser embalados em latas ricamente decoradas, ou caixas, que depois podem servir para completar coleções de colecionadores aficionados. Os ingredientes básicos, são: mel, especiarias(anis, cravo, coentro, gengibre) nozes amêndoas, avelãs e nozes e frutas cristalizadas. O descendente atual do Lebkuchen mais conhecido é o "bolo de mel" e sua história pode ser investigada até os antigos egípcios, gregos e romanos. Muito provavelmente , a receita foi levada para a região, pelos romanos.




Em clima de natal!





5 comentários: