terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Estréia do Theatergruppe 25 de Julho - Grupo de Teatro 25 de Julho - Teatro em alemão


Junged Gruppe - 1956 - Benedito Novo
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
Sua História - 1954 a 2009.
Como na época do Clube Juvenil - Jugend Gruppe e seu Theatergruppe 25 de Julho - com sua estreia no dia 17 de novembro de 1956, apresentando as peças:  Die Holssteinmühle  e Familie Kerbholzaconteceu também, sua nova estréia ontem à noite - dia 9 de dezembro de 2013 -  apresentando a peça Ein Kaffee. Esta reestreia marca o retorno do teatro amador no palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau após um hífen de 13 anos sem atividades cênicas.
Alda Niemeyer, última coordenadora do teatro do  C.C. 25 de Julho de Blumenau, esteve presente na noite festiva. Antes do encerramento dos grupos culturais, disse-nos quando falávamos do Theatergruppe: "Um presente, na data que completo 30 anos" - 30 anos de sua participação na organização do Concerto de Natal do centro cultural.
Alda Niemeyer e  Rita Schmitz - Coordenadoras do Teathergruppe - anterior e após um intervalo de 13 anos sem atividades no palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau


A memorável coordenadora do antigo Theatergruppe - Alda Niemeyer fez questão de entregar, em mãos, à atual coordenadora -  Rita Schmitz, um pacote contento cópias de relatórios e fotografias relacionados às peças de teatro que o antigo grupo apresentou, como também, relatórios de viagens/excursões, contando detalhes, marcantes, engraçados, hilários os quais eram lidos para o  grupo, após a viagem ou evento. De acordo com a Alda Niemeyer, era algo que unia o grupo ainda mais, através da cumplicidade criada.

Registramos este encontro e a entrega do material do  antigo Theatergruppe efetuada um pouco antes do início das apresentações dos grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau em seu Concerto de Natal 2013. O Theatergruppe 25 de Julho foi o segundo grupo cultural a se apresentar na  noite festiva.
 Alda Niemeyer e Rita Schmitz.




















Alda Niemeyer repassando à Rita Schmitz- o presente na companhia .
 Juntos - parte do elenco do Ein Kaffee.





































Hospital - Alemanha - 1942.
Alda Niemeyer contou que sua escola de teatro aconteceu durante a 2° Guerra Mundial - em Dresden. Nesta época trabalhava em um hospital junto com o equipe da Cruz Vermelha, que atendia  os feridos da guerra. Alguns enfermeiros e soldados mais capacitados e com poucos ferimentos ensaiavam pequenas e curtas peças de teatro. Estas, eram apresentadas aos demais pacientes com o intuito de trazer conforto, um pouco de alegria, auxílio na recuperação física e emocional e uma ocupação para preencher os longos dias no hospital durante a guerra.
Dresden - em 1945.
Para ler mais sobre: Clicar sobre Biografia - Alda Niemeyer 

Prosseguindo...

Haraldo Krueger apresentou o elenco:
Anita Schaabe   (a sogra)
Eduardo Diniz Machado (o genro)
Daiene Pfiffer    (Elisabeth Armbruster)    
Ingo Gehrke    (Ullrich)
Martin Berner  (Picolo - ajudante)
Oswin Reistenbach  (Garçon)
Sálvio J. B. Pinto  (Freund - amigo)
Direção:  Rita Schmitz

















Rolf Haas.
Rolf Haas, que foi um dos fundadores do Theatergruppe 25 de Julhointroduziu a peça, explicando que durante as guerras - na Alemanha - famílias e jovens trocavam correspondências com soldados que se encontravam presos ou enfermos e ou também presenteavam com livros. A partir destas correspondências, através de cartas, surgiam amizades, muitas vezes, sem que as pessoas se conhecerem pessoalmente. A peça  Ein Kaffee - peça de estreia do Teathergruppe 25 de Julho,  mostra a história (História real que existiu) do soldado Ullrich Elisabeth ArmbrusterElisabeth enviou-lhe um livro com seu endereço para que pudessem manter correspondências - prática muito comum entre os alemães - também nos dias atuais. E assim aconteceu - trocaram correspondências enquanto Ullrich estivera preso. Quando o casal soube que o soldado seria liberto marcaram um encontro para se conhecerem pessoalmente no Café da Estação Ferroviária. Combinaram, também por carta, que ele estaria no Café com o livro presenteado por Elisabeth Armbruster e ela,  com uma rosa vermelha nas mãos. 
Só que...

Vídeo

A partir desta introdução, desenvolveu-se a história, como muitas, que aconteceram na Alemanha, no período de guerra e pós guerra, principalmente nas duas últimas guerras. Cenário que fez parte, também, da história pessoal de Alda Niemeyer.







Alda Niemeyer assistindo a peça de teatro em alemão, ao lado de Dieter Berner,  pai de um dos atores  o menino Martin Berner.




 

Vídeos



Geralmente estas peças de teatro apresentadas aos feridos de guerra tinham como objetivo, também repassar uma mensagem de fé e esperança, com perspectivas de dias melhores. Uma mensagem boa, em momentos não muito bons.

Parabéns ao novo Theatergruppe 25 de Julho, cujo primeiro encontro aconteceu no dia 5 de agosto - um presente, de acordo com Alda Niemeyer - por sua brilhante estréia.


 

Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:















Nenhum comentário:

Postar um comentário