domingo, 24 de novembro de 2013

Artes Plásticas - Edmund Adler

Ontem recebemos fotografias de alguns exemplares da obra do Sr. Edmund Adler, até então desconhecido para nós. Foi impossível não ficarmos impressionados com o registro de um tempo e a capacidade de transmitir momentos do cotidiano das casas de pessoas simples da Áustria, durante o período da segunda metade do século XIX e início do século XX. Cenários simples reproduzidos pelo artista, no qual as crianças transmitiam  alegria durante a prática de pequenas atividades. Emocionam àqueles que observam estes registros a partir do óleo sobre tela.
Crianças  de uma Áustria que passava por transformações sociais e econômicas da segunda metade do século XIX, mesma época que vinham muitos imigrantes do norte da Alemanha para o Vale do Itajaí. 

Algumas de suas obras...
Emociona.











































































 



Vamos conhecer um pouco da vida deste artista austríaco que teve a capacidade de transmitir, através das tintas e das cores, a inocência e a alegria das crianças - Edmund Adler.

Sr.  Edmund Adler
Sr. Edmund Adler  nasceu em Viena em 15 de outubro de 1876. Seu pai - Sr. Henry Adler era um imigrante alemão dos Sudetos e sua mãe - Sra. Maria Magdalena Wiesinger, filha de um fazendeiro de Zistersdorf cidade do Distrito de Gänserndorf - Estado de Niederösterreich - Áustria.

Sudetos é o nome de uma cadeia de montanhas na fronteira
entre a República Checa, Polônia e Alemanha. Também
 designam as populações de origem alemã dessa região.






Zistersdorf - Áustria

Viena - virada do Século XIX para o Século XX
Sr. Edmund, até os 16 anos, trabalhou em litografias, quando em 1892 ingressou na Escola de Artes de Litografia com o  professor Sr. Franz Würbel. Estudou até 1896. Neste tempo, também trabalhou como litógrafo por três anos na Escola de Artes Gráficas e Instituto de Pesquisa de Viena.
Depois, estudou na Academia de Belas Artes de Viena, como aluno do Professor Sr. Christian Griepenkerl, por um período de 7 anos - de 1896 à 1903, quando, em 1903, se tornou professor assistente.

Sr. Christian Gripenkerl - Segundo Professor do
Sr. 
 Edmund  Adler  desenhado  pelo primeiro professor
 Sr. Franz  Würbel  -  1882










Academia de Belas Artes de Viena
No seu último ano de estudo na Academia de Artes de Viena, recebeu do Prêmio Roma - a Bolsa Kenyon Viagens Grant  e fazia parte desta premiação, o estágio de um ano em Roma (1903 à 1904). 
Desde criança, Edmund Adler passava as férias de verão nas Montanhas de Leitha, em  companhia de seus pais. Isto por anos. É conhecido, que durante este tempo conheceu sua futura esposa - Rosa, filha de um Tenente aposentado, Sr. Karl Pankratz. Casados,  continuaram a passar as férias de verão na fazenda da família na Serra Leitha e morar em um Distrito de Viena. No dia 11 de agosto de 1903 nasceu sua filha Rosa Magdalena, que faleceu no dia 18 de outubro de 1985. Em 4 de maio de 1904, nasceu o filho Gustav que faleceu e no dia 12 março de 1907 e no dia 16 de maio de 1908 nasceu Gilbert que faleceu em 17 de julho de 1995. Os dois filhos nasceram em Viena. Desde suas experiências dos momentos das férias de verão e além de amar Rosa, amou o país e as pessoas, que passa a reproduzir em sua arte e então em 1910 passou a residir em Mannersdorf am Leithagebirge, em uma nova residência, com sua família, onde iniciou sua carreira artística, de fato.
Mannersdorf am Leithagebirge
Em outono de 1914, foi convocado para o exército e teve que deixar a arte de lado. Fez parte do exército da Frente Oriental. Em 24 de dezembro, Sr. Edmundo Adler foi feito prisioneiro de guerra, com outros pintores austríacos, na Sibéria - Rússia, onde permaneceu até o final de abril de 1920. Mesmo estando prisioneiro continuou a pintar e as suas obras conjuntamente com as de outros pintores russos e austríacos foram encomendadas para galerias de Viena, Dresden e Brunn. Seus trabalhos deste período foram assinados  Edmund A. Rode.
Foi somente em junho de 1920 que conseguiu retornar para casa, no primeiro navio que pode embarcar. 
Muito tempo ficou sem pintar, porque tinha que fazer o trabalho na roça - em torno de um ano, para sanar a fome.
Em 18 de abril de 1924, sua esposa faleceu, com 46 anos de idade, fato que o deixou profundamente abalado. Sua filha Rosa Magdalena, preocupada com o pai, desistiu de se casar e de sua família para cuidar dele. Mais tarde, ela fundou uma escola de piano, da qual tirava seu sustento. 
Sr. Adler recebeu uma nomeação de cargo de professor na Academia Real - em Viena, o qual ocupou por vários anos antes de sua morte, que aconteceu no dia 10 de maio de 1965.
Sua filha reuniu sua obra. Sua situação econômica era modesta, mas fez o impossível para divulgar a obra do seu pai - Sr. Edmund Adler. A única coisa que a Sra. Rosa Magdalena não conseguiu fazer e gostaria, foi reconstruir a casa onde seu pai trabalhava e nela fundar o memorial dele. Sr. Edmundo Adler faleceu em 1965. A obra do Sr. Edmund Adler, atualmente, pertence a municipalidade de Mannersdorf e é apresentada através de exposições ao público.
A obra do Sr. Edmund Adler ficou conhecida por seu naturalismo e realismo com sua nova maneira de colorir usando a cor e expressão. Ele foi um artista extremamente versátil o que lhe permitiu pintar retratos, naturezas mortas, cenas rurais de famílias e crianças, e as paisagens austríacas. A sua grande afeição foi no entanto dispensada na pintura de retratos de crianças.




Suas pinturas nos possibilitaram tomar conhecimento de como foi alegre o cotidiano destas crianças austríacas transcritas através de seu pincel e de como sua obra poderá contribuir para um estudo, não somente artístico, mas antropológico, pelo conjunto que é seu acervo, formado por não se sabe ao certo, um número exato de pinturas/telas.

Neste período que o Sr. Adler produzia sua obra, surgia outra tendência artística, a partir do ponto de vista da História da Arte - o Expressionismo - que se contrapunha a este, realista e naturalista. Esta postagem será complementada com esta analise - Em breve

Foi um grande prazer conhecer parte da obra de...
 Edmund Adler.
Em construção...



3 comentários:

  1. Angelina,

    suas informações preliminares auxiliam o contato com este mestre da pintura de crianças. Não conhecia o trabalho do pintor e fiquei muito impressionado com seu realismo nos traços que conseguem capturar expressões afetivas com tanta intensidade.
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebestes que a expressão e a fisionomia das crianças aparecem em mais de um desenho? Ou seja, as crianças existiram e foram eternizadas em seus desenhos. O Blog é nosso. Sinta-se a vontade....Abraços.

      Excluir
    2. Tenho livro Memórias de Adriano, resgatado da grande enchente de 1984...Abraços.

      Excluir