quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Loreley - Vale do Reno - Rheintal

Em maio último, passamos pelo Vale do Reno, na companhia dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau e vimos a Loreley sobre os rochedos de St. Goarshausen, a uma altura de 132m acima do nível do rio em, algo que se poderia chamar de ilha, no lindo rio alemão - Rio Reno. Rio, cujas margens contam com a presença de inúmeros castelos, os quais fornecem um ar de mistério à  romântica paisagem. 

Alguns registros nossos.






 









 As margens do Reno são munidas de rodovia, ciclovia e ferrovia, sem contar, com o grande movimento de embarcações no próprio rio. Ficamos encantados com a intermodalidade presente ao longo de quilômetros de extensão do grande e importante rio alemão. Outro dia falaremos mais sobre ele e sua importância para os alemães e para o mundo.
 Rheintal
Neste momento, vamos conversar um pouco sobre esta lenda do Reno: a Loreley, mito existente deste o século XIX, época que famílias saiam da Alemanha para morar e construir os núcleos urbanos, embriões das atuais cidades no Vale do Itajaí, a partir da Colônia Blumenau.
Fundação Cultural de Rio do Sul





















Prosseguindo...

A lenda conta que Loreley é uma linda moça que encanta as tripulações das embarcações que navegam pelo Reno e àqueles que passam ao lado de sua ilha. Ela está sentada sobre as rochas e penteia seus longos cabelos. A tripulação das embarcações encantada com a beleza se distrai e a embarcação cai no turbilhão das águas do rio, naufragando a embarcação.

Poeta Clemens Bretano
Contam que a origem da Loreley foi inspirada a partir de uma viagem do poeta romântico Clemens Brentano (1778/1842). Contam que Brentano  inspirou se para escrever o poema, durante uma viagem pelo Reno para escrever Zu Bacharach na Rheine, em 1801. Na sua obra, cita a presença de uma linda feiticeira, que encanta e rouba a razão dos homens até a sua morte.

Surgiram muitas estórias relacionadas a esta lenda. Entre elas, contam que uma mulher muito bonita foi abandonada por um navegante. Ficou tão infeliz que, na época, foi até o Bispo pedir para morrer. A lenda conta que o Bispo se apaixonara por ela e a encaminhou a um convento. No caminho de seu translado, passando pelo rochedo de St. Goarshausen, a moça olhando para o fundo do rio, caiu na água por acreditar estar vendo o navegante que amava e a abandonara.
Rochedo de St. Goarshausen


Heinrich Heine
Em 1823, Heinrich Heine (1797/1856) – poeta do período romântico, ficaria internacionalmente famoso por escrever uma poesia inspirada nesta História – Die Loreley. Em 1837, o texto foi musicado, por uma música feita por Friedrich Silcher (1789/1860). Tornou-se uma das canções mais populares alemãs, conhecida no mundo.

O estreitamento do Reno, geograficamente falando, exige atenção de quem manobra as embarcações. Neste ponto, próximo ao rochedo, o rio tem apenas 113 metros de largura e em alguns locais, com apenas 25 metros de profundidade.

Em tempos passados, o perigo era ainda maior, em função das pontas do rochedo que foram dinamitadas em 1930. Podem ainda ser vistas, quando o rio está com o nível baixo, e pontas conhecidas com as 7 virgens.
No Século XIX, a partir do hábito de resgatar a História e pontos pitorescos que tinham história estampada em sua paisagem foram muito valorizados e visitados. Neste local em espacial descoberto a vocação turística pelos ingleses. No local, por conta da antiga canção e poesia, logo foram construída infraestrutura para receber visitantes e lojas de suvenires, com a estampa da Loreley em canetas, dedais e canecos de cervejas. Sua imagem também é comercializada como uma sereia em bronze, ou ainda como boneca Barbie.

 Faz poucos anos a região foi revitalizada com um novo centro para visitantes sobre a rocha. O Centro abriga uma Exposição de gravuras, fotografias e objetos relacionados do transporte fluvial, flora e fauna do Reno.

Em 2002, a região entre Koblenz e Rüdesheim – foi transformado em Patrimônio da Humanidade – criou-se mais atrativos para que os visitantes de Loreley visitem também outros locais na região e do Vale do Reno, que mantém, como vimos em maio, paisagens originais centenárias - naturais e construídas. Há muitos cuidados, a partir dos órgão governamentais, e mesmo entre a população que tem consciência do valor histórico do local, com a sua preservação. Um exemplo: A História da Loreley é anunciada no local do rochedo, somente através de escultura em alto relevo no rochedo, e mais nada. Uso de Out Door, o qual é usado quase de maneira indiscriminada aqui no Brasil, jamais seria sequer cogitado no local, por respeito ao mesmo e por saberem que interfere no meio e sua natureza.

Muitos turistas, de vários lugares do mundo, visitam o Rochedo de Loreley anualmente. Isto não significa aumentar a estrutura - para não descaracterizar o ambiente. Aqui no Brasil, grupos interessados em retorno financeiro imediato, já teriam apresentado o discurso de “gerar tantos empregos...” para justificar a interferência muitas vezes pequena, mesquinha e danosa.

O Rochedo de St. Goarshausen possui somente um hotel com restaurante. Nos anos de 1930 foi construído um anfiteatro ao ar livre e nele já aconteceu tradicionais concerto de Rock nos anos de 1970 e 1980.

Die Loreley - Na voz de Ronny







Nenhum comentário:

Postar um comentário