sábado, 19 de outubro de 2013

História... Schützenverein

O primeiro grupo de imigrantes alemães organizado chegou ao Vale do Itajaí em 1850 e com ele surgiram algumas tradições adequadas à região, naquele período histórico - atualmente, mantidas e readequadas ao tempo presente.  
Chegada dos primeiros 17 imigrantes - 2 de setembro de 1850.
Por que isto aconteceu?

O governo brasileiro, para estimular a vinda dos imigrantes europeus, desenvolveu intensa campanha propagandista. O Brasil vivenciava, nesse tempo, as dificuldades de um país recém-declarado independente que buscava a sua consolidação política. Era necessário colonizar áreas no Sul do país, como também preencher os grandes vazios demográficos nas regiões de fronteiras, as quais assegurariam a manutenção da integridade geográfica do Império.
Nesse contexto de âmbito mundial, nacional e estadual, chegaram em uma balsa improvisada, pelo rio Itajaí-Açu, 17 imigrantes alemães, acompanhados de Reinold Gaertner, sobrinho do fundador  - 1850.

Em 1848 o governo brasileiro instituiu, conforme artigo 16 da Lei geral n. 514, que cada Província teria o direito a 36 léguas quadradas de terras virgens. Os agricultores e imigrantes não seriam proprietários de suas terras, se em cinco anos as mesmas não fossem cultivadas. Esta lei permitiu a criação de colônias provinciais e que regeu o sistema fundiário até a proclamação da república, em 1889.
Em 1850, então é instituída a Lei de Terras, regulamentada pelo Decreto 1.318 de 1854, acelerando o processo de povoamento na Província.
 
Plano dos primeiros lotes da Colônia Dr. Blumenau - 1865
 
  
 
A ocupação e a transformação do solo no Vale do Itajaí, como também em outras regiões, que adotaram a política de colônias foi trabalhosa e com muitos desafios a serem vencidos. Os primeiros imigrantes ocuparam um território desconhecido, sem muito apoio da administração da província, do governo brasileiro e desprovidos de qualquer infra-estrutura básica, além da limitação do idioma, pois não falavam português ou guarani, com raras exceções.
Os obstáculos, nos primeiros momentos, não impediram que buscassem alternativas de lazer e manutenção cultural familiar.
Habituados à guerras, pois eram filhos e contemporâneos dos conflitos armados que deram forma a nova configuração geográfica européia da época, tinham habilidade no manuseio de armas. 
No Vale do Itajaí,  por segurança mediante aos muitos conflitos com os nativos (que não foram considerados pelo governo brasileiro durante todo o processo de imigração), defesa de ataques de animais de grande porte que viviam na mata e a aquisição de alimentos, através de caças, os imigrantes alemães sentiam necessidade de manter e treinar a habilidade com as armas, tornando também esta prática, uma prática de lazer e de encontro social. Criaram a Sociedade de Tiro, conhecido como Schützenverein
Schützenverein foi o que melhor se adaptou ao meio, como modalidade de recreação e interação entre os imigrantes.
Lembramos ainda, a característica do perfil social germânico de apreciar o convívio e lazer nas Sociedades.
Aos domingos e feriados, eram comuns as disputas de tiro, que por serem praticadas ao ar livre representavam um perigo para a vizinhança.
Em 1859, após a doação de um espaço de terra de 2.500 m2 para a prática de tiro, foi criada a primeira sociedade recreativa - o Schützenverein Blumenau. A doação das terra foi feita por Dr. Blumenau - o fundador e idealizador da Colônia Blumenau.
O  Schützenverein Blumenau é o atual Tabajara Tênis Clube, localizado na rua Alwin Scharader - Centro. Na época, bem próximo da rua das Palmeiras, a principal rua do Stadtplatz de Blumenau. A sociedade foi fundada para a prática do tiro e hoje, não mais tem em seus espaços sociais, tal prática.

Frequentavam e atiravam no Schützenverein Blumenau, os primeiros alemães que se fixaram no - Stadtplatz Blumenau
Schützenverein Blumenau 
Em 1862 foram enviados os estatutos do Schützenverein para o Governo da Província, a fim de serem aprovados, o que aconteceu em 1863, um ano depois. Na época, o Presidente provincial estava localizada na cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. 
Nossa Senhora do Desterro -  Inicío século XIX - Atual Florianópolis

O Presidente da Província aprovou os estatutos com algumas observações:
- O stand de tiro deveria estar localizado distante da vila e cercado, para evitar perigos ao transeuntes;- Era proibida a presença de pessoas estranhas no local;
- Restringir o número de armas à 10 e as munições apenas ao necessário.

À partir de 1875 começaram a surgir outras associações de tiro, seguindo o modelo do Clube de Tiro Blumenau. Os núcleos urbanos dentro da grande Colônia de Blumenau eram distantes uns dos outros, o que muito contribuiu para o surgimento dos novos clubes. 
 
Até a década de 30 do século XX, o território da  Colônia de Blumenau praticamente coincidia com o atual território do Vale do Itajaí.
Mapa inferior - mapa da antiga Colônia Blumenau - Superior - Vale do Itajaí

Na época, e mesmo até os dias atuais, um dos acontecimentos mais aguardados nas sedes dos clubes foi e é os Schützenfest, Festa do Rei.
A festa era realizada uma vez ao ano, geralmente no mês de maio e durava durava três dias.
O primeiro dia era reservado ao festejo religioso, o segundo dia era de competições de tiro, aonde os atiradores, se reuniam para dar início ao desfile e seguir conforme a programação. Neste dia, como ainda acontece hoje, valiam os prêmios de "rei do alvo" e "rei do pássaro". 


No terceiro dia, após a finalização do "tiro ao pássaro" e a entrega da bandeira da Sociedade acontecia a proclamação dos vencedores do tiro de "rei do alvo" e "rei do pássaro" e seus cavalheiros que eram os classificados a partir da colocações: em segundo e terceiro lugar com melhor tiro. Após, o início do grande baile social.



Fotos (3) anteriores) do Site Associação do Clubes de Caça e Tiro
Os atiradores ostentavam em seu colete todas as medalhas que representavam o número de conquistas e títulos. 
Além do tiro, Também foram e são praticados no Clubes de caça e Tiro outras competições e atividades, como: bocha, bolão, canastra, futebol, voleibol, basquete, dominó, danças folclóricas,...




Mais tarde, além da festa do Rei, os clubes adotaram também a escolha da Rainha.


Em 1999 foi criada a Olimpíada Cultural dos Clubes de Caça e Tiro, onde todas as sociedades participam e interagem entre si. 
Estivemos na Festa de Rei e Rainha, no último sábado, da Sociedade Esportiva Recreativa Cruzeiro localizada na Estrada da Tatutiba I – Itoupava Central.

Algumas imagens...

A Rainha Sra. Vera Behling nos convidou




Solenidade

Entrega das faixas

Sr. Engelberto Seiler - Líder da banda Musical Germânica que abrilhantou 
o baile de Rei e Rainha da SCT Cruzeiro


 
 
Sr. e Sra. Schroeder aproveitando o baile de rei e rainha 
do SCT Cruzeiro  ao som da Banda Germânica
   Vale a pena conhecer "Um pouco de História..." 
Para compreender o por que das tradições...

 
Sede antiga do CCT Alto Rio do Testo

Para ler mais sobre esta História - Clicar sobre os títulos:
História - Blumenau e sua formação a partir dos meios de transportes
Os antepassados - 163 anos de Blumenau - História
Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846
Técnica do Enxaimel
A Ferrovia EFSC


Na Deutsche Welle







Nenhum comentário:

Postar um comentário