sábado, 4 de junho de 2016

A Cidade - Organismo vivo no dia do Meio Ambiente.

No dia do Meio Ambiente (Dia 5 de junho) - pensando Blumenau.

(Meio ambiente não se limita ao meio natural - mas também ao meio modificado pelo homem - construído - integrado ao natural) 
Já escrevemos muito sobre a cidade, por alguns motivos. É nosso objeto de estudo. É a casa maior que vivemos. Gostamos de nossa cidade e a escolhemos para morar. Apreciamos a nossa profissão, e é parte de seus desígnios: Urbanismo. A cidade reflete parte da história do povo que passou por seus espaços. A cidade não é monótona e deveria ser democrática, em alguns aspectos.
Os espaços da cidade são formados a partir dos espaços públicos e privados. O espaço privado é onde vivemos com a família, formamos parte da malha das relações sociais - pode ser considerado, também, o nosso espaço de lazertrabalho estudo
Os espaços públicos, deveriam ser um complemento deste espaço privado, somente que, é no qual ocorrerão relações sociais com muito mais intensidade e é no qual, temos contato com o comum e deveríamos poder ir e vir, com segurança, beleza, prazer, conforto e opções a escolher. São os locais de convívio comum, com respeito ao natural e ao edificado: formadores da paisagem, a qual deveria refletir e estar em harmonia. Isto é possível, a partir de critérios determinados por uma equipe técnica que orientará a todos, definirá como deve ser feito o trânsito e a ocupação deste espaço, a curto, médio e a longo prazos, atenta ao organismo que estes espaços formam a partir de suas movimentações e relações sociais dentro de si. A atenção deveria ser periódica e constante e sem benefícios para um ou a outro grupo.
Os espaços dos bairros e centro de Blumenau há muito tempo se modificam sem uma atenção técnica e apurada. Está a mercê do mercado imobiliário, no qual muitos dos profissionais que deveriam estar comprometido com a cidade, trabalham pelo pão do dia à dia. Mercado imobiliário que  "incha" pela procura de imóveis próximos à área central e próximos aos equipamentos públicos - criando aberrações.

Centro Blumenau



Bairro Victor Konder


Centro - Rua São Paulo

Bairro Ponta Aguda

Bairro Vila Nova

Foz Ribeirão Garcia
Um dos grandes responsáveis por esta valorização e busca de residências próximas à área central é o caos estabelecido no trânsito de veículos privados e públicos - sem espaço para outros - sem intermodalidade - e para o pedestre, que tem maior segurança "motorizando-se". Os Veículos públicos - caracterizam-se em transporte público deficitário e de baixa qualidade com preços altos. isto faz com que as pessoas tenham uma só opção - o transporte privado, ou automóvel particular, congestionando vias de todas as hierarquias. Há os ciclistas, que mesmo correndo riscos, reivindicam seu direito de ir e vir com o veículo escolhido - dividindo o espaço com o trânsito motorizado.
Blumenau é uma cidade patologicamente comprometida e à deriva. 

Hoje fomos dar uma voltinha em um bairro relativamente afastado da área central de Blumenau. Bairro Escola Agrícola- conhecido também como bairro Asilo.Bairro, que até bem pouco tempo, era considerado bairro rural. Poderiam ter sido feitos estudos e planos para a ocupação e adequar as transformações que vem ocorrendo no bairro. Mas concluímos que ele está no caminho daqueles que buscam rentabilidade somente e sem o acompanhamento de uma equipe técnica que forneça planos e orientações mediante as transformações e ocupação do solo e desta dinâmica.

Acontece neste bairro, e já aconteceu em outros bairros, como o (Clicar sobre)Victor Konder, Vila Nova, (Clicar sobre) Itoupava Seca, área central em parte, Itoupava Central,...etc..etc.
Bairro Victor Konder
Movimento visível da verticalização a partir da ocupação do solo e a valorização do Mercado Imobiliário
Sem a devida mobilização e adequação da infraestrutura básica e planejamento.
A cidade  fica com as marcas de uma ocupação sem critérios.
Até bem pouco tempo atrás - tipologia comum no Bairro Escola Agrícola ou Asilo

Outra tipologia muito comum no Bairro Escola Agrícola - madeira, duas águas e pintada de cor bege com janelas marrons.




Equipamentos urbanos no Bairro Escola Agrícola ou Asilo
Calçada e Ponto de ônibus - igual em quase todos os bairros há décadas.
Contrastes entre o conflito de gabaritos - Beirro Escola Agrícola ou Asilo
Edifícios construídos em rua com caixa estreita e sem saída.




Contrastes entre o conflito de gabaritos - Beirro Escola Agrícola ou Asilo
Edifícios construídos em rua com caixa estreita e sem saída - outro ângulo.
Ribeirões, que poderiam encantar pequenos parques, recebem o esgoto domiciliar. Agressão ao meio, como acontece em todos os bairro. Alguns enterrados e soterrados.
Vimos edifícios altos de apartamentos, junto à edificações unifamiliares. Este adensamento, como em outros bairros, não recebe a respectiva adequação na infraestrutura básica, como escolas, creches, saneamento básico, água e esgoto e muitos vezes córregos e ribeirões tornam-se canais naturais de esgotoa céu aberto.

Fica o registro...

Só deixamos os registros para a história.

Fica mais absurda as observações apontadas, porque ainda escrevemos no momento presente - neste blog, sobre outras realidades vividas e observadas em uma viagem de pesquisas à Alemanha.
Como muitos imaginam, estas questões não tem qualquer relação com o desenvolvimento econômico e sim, com a negligência e benefícios à alguns  grupos da sociedade em detrimento de toda a cidade.
































































































Não é utopia!
Existe. Basta ter vontade política  e vontade de formar uma equipe comprometida com a cidade.


Leitura complementares - Clicar sobre o título

30 jan. 2016 ... Ao observarmos a paisagem na cidade, através de um breve passeio, é possível perceber as marcas das atividades sociais em sua paisagem, ...
angelinawittmann.blogspot.com

6 fev. 2016 ... Esta semana, no dia 2 de fevereiro, paramos repentinamente na Rua São Paulo - Blumenau - enconstamos o carro no pátio da Churrascaria e ...
angelinawittmann.blogspot.com

3 fev. 2016 ... Para registo na História, do momento presente da cidade deBlumenau, que pela primeira vez na sua história, ficou uma semana, no mês de ...
angelinawittmann.blogspot.com

18 abr. 2015 ... No Ano de 1915, Blumenau possuía um porto fluvial e estações .... dos membros da Embaixada da União Europeia à cidade de Blumenau.
angelinawittmann.blogspot.com

16 jan. 2014 ... Além de ser um bem comum da cidade de Blumenau e de seus munícipes. Sou contrária a venda ou privatização do Imovél situado no Morro ...
angelinawittmann.blogspot.com

11 nov. 2013 ... Este excedente era uma característica típica do meio agrícola, ao contrário da cidade, que não havia excedentes. Visto que o excedente é ...
angelinawittmann.blogspot.com


















Nenhum comentário:

Postar um comentário