quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Revitalização Urbana: Tendências contemporâneas - Prova Didática Edital N° 255a/2015 - FURB

Núcleo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro
Participamos do Edital do  Processo Seletivo Público e Simplificado para contratação de Professor Universitário - em Caráter Temporário para as disciplinas: Planejamento Territorial Urbano; Planejamento Urbano I; Planejamento Urbano II; Projeto Urbano; Planejamento Urbano Regional, do Departamento de Arquitetura da FURB - Blumenau.
A banca avaliadora, com dois dos três membros trocados no dia da Prova - foi formada pelos Professores:
Presidente: Rafaela Vieira 
Titular: João Francisco Noll 
Titular: Stella Maris Martins Cruz Castelo de Souza Nemetz
Suplente: Giane Roberta Jansen 

Avaliação da Banca e resultado do edital divulgado no dia 16 de fevereiro.

 O Tema foi sorteado no dia 10 de fevereiro e a Prova Didática ministrada no dia 11 de janeiro, nas dependencias da FURB. 
Templo de explanação: de 30 a 40 minutos. 

Curiosidades
  • Um dia antes da aplicação de Prova Didática - O nome do professor determinado para ser o Presidente da mesa - Professor Luiz Alberto Nenê - foi substituído pela Professora Rafaela Vieira. O Professor Luiz Alberto foi o Professor convidado externo de nossa banca de Mestrado do Curso Planejamento, História e Arquitetura da Cidade UFSC - por indicação de nosso orientador Professor Vilmar Vidor.
  • Ao terminarmos nossa apresentação - antes de iniciar os comentários sobre nosso trabalho, ouvimos da Presidente da mesa: "Você foi corajosa".
Nossa Prova Didática Ministrada  - Edital 2016
Revitalização Urbana: Tendências contemporâneas

A presente aula tem como objeto, uma análise do processo que dá suporte e fomenta as revitalizações urbanas, de uma maneira abrangente e geral, na cidade de Blumenau, com exemplos comparativos no Brasil - dentro do recorte de tempo - desde a década de 1980 até os dias atuais – Período, no qual ocorreram mudanças sociais e  econômicas, na grande maioria das cidades do Brasil - diminuiu muito, ou quase desapareceu, a base material da industrialização que  foi substituída por importações e também  diminuiu, a presença ativa do Estado na administração pública local e na frente de serviços básicos na sociedade. 
Parque Fabril da Artex/Garcia, com a Vila operária que surgiu no entorno
Bairro Garcia - Blumenau
A reestruturação da economia, no recorte de tempo mencionado, é responsável pela abertura dos mercados internacionais, com isto, as abstrações financeiras afetaram muitas vezes, antigos bairros, cujos espaços eram usados pelos mais diversos fins, muitos não usados no tempo presente, como algumas áreas industriais - (caso da Empresa Artex em Blumenau.)
Cidade como lucro - Bairros são muito adensados a partir de mudanças de políticas públicas
Bairro Victor Konder - Blumenau

Nos últimos anos, aconteceu um processo radical  de desapropriação/adensamento, que abriu enormes possibilidades de desenvolvimento urbano ao incorporar a partir de grandes extensões de terra próximas às cidades (pela mudança de uso do solo). Grandes extensões de terra próximas à cidade: solidificando a cidade como "lucro". 



















Paisagismo Burle Marx - Parque Fabril Hering
Vista do vale do Bom Retiro a partir do Edifício da Ala Administrativa projetado pelo Sr. Hans Broos
Cia Hering - Bairro Bom Retiro


Aspecto - Adensamento atual com a ocupação do parque fabril da Cia Hering no primeiro plano  - Vale Bom Retiro - Blumenau



Pressão para mudanças da legislação - aumento de gabarito das edificações - Simulação de adensamento no local - Vale do Bom Retiro - Blumenau
Há locais com a concentração de grandes extensões de terras, que por anos, estiveram "congeladas" para usos industriais e de serviços. A partir deste processo, foram percebidos, também para o uso comercial e ou residencial com valores agregados a partir de sua localização.
Estas ações ocorriam num momento em que se abriam perspectivas democráticas, durante as quais as ditaduras terminavam e sopravam ares progressistas. Subestimou-se ou não se entendeu o fato de que os grandes projetos de Revitalização estabeleciam-se como parte de uma reestruturação neoliberal da economia, com todas suas consequências políticas. 
Bairro de Salto Weissbach teve sua mais valia alterada e o tipo de uso modificado com a presença da nova ponte sobre o Rio Itajaí Açu - A presença desta infraestrutura, também interferiu na espacialização de outros bairros, - nos corredores viários - por onde onde passaria o fluxo originário da ponte - Com a verticalização e valorização do metro quadrado construído no segundo mais populoso bairro de Blumenau - Velha e também Água Verde.

Mapa com os lotes coloniais e a localização do Bairro
com características rurais.
Igreja Luterana do Salto Weissbach - Paisagem Rural e bucólica do bairro

Após a inauguração da Ponte - Local de Cooperativa de Indústrias no Bairro

Cooperativa de Indústrias no Bairro de Salto Weissbach - Até bem pouco tempo com grandes áreas  com características rurais
Por outro lado, não existiam protagonistas urbanos que se apropriavam ou formavam parte desses projetos: as classes populares haviam sido imobilizadas e disciplinadas com as recentes ditaduras. Tampouco se criticou este tipo de urbanismo. Consequentemente, os grandes projetos urbanos dessa época nunca fizeram parte de uma alternativa de urbanismo distribuidor, muito menos cidadão, como propunham alguns urbanistas e teóricos. 
Estrutura da FAMOSC – tornando-se um complexo - quando em 1985, a Prefeitura de Blumenau mandou construir o Pavilhão C, em tempo recorde. Durante muito tempo o local foi o maior e mais moderno espaço para eventos de Santa Catarina. Foi construído pela Prefeitura Municipal de Blumenau e era parte do patrimônio público da cidade de Blumenau.
























No local do espaço público - onde estava a FAMOSC foi contruída a "Vila Germânica" com áreas privadas e comerciáveis


Há trabalhos teóricos que buscam o diálogo e análise a partir de debates sobre propostas e projetos de Revitalização Urbano contemporâneos. Citamos o livro Grandes Projetos Urbanos Olhares críticos sobre a experiência argentina e brasileira - de Beatris Cuenya, Pedro Novais e Carlos Vainer. 
É importante entender que estes projetos privados não se realizam sem uma grande intervenção pública, como a atenuação das exigências nas regulamentações urbanas de todo tipo de solo. A implantação de normativas, isenções tributárias, etc.
De que maneira aconteceu a liberação da construção deste edifício às margens do Rio Itajaí Açu, na área central de Blumenau - nas proximidades da área histórica e área pública - conhecida Prainha?























Edificação privada na Praça da  Antiga Prefeitura e Praça do  Porto - Praça Hercílio Luz
Local público e local de uma das vistas mais bonita da cidade e do rio.
Revitalização feito na Praça enquanto Praça da Prefeitura de Blumenau - Década de 1960 - Praça Hercílio Luz - Valorização do espaço público com o uso público

Localização da Praça Hercílio Luz ocupada por uma edificação construída na década de 1990 para uso privado, bloqueando a vista mais valorizada e mais bonita da cidade a partir da praça.


Há um trabalho, importante para a reflexão sobre as tendências contemporâneas das revitalizações urbanas de cidades brasileiras e argentinas. Os Estudos de casos deste trabalho, foram extraídos de duas conferências internacionais: O Congresso da Latin American Studies Association (LASA) que aconteceu no Rio de Janeiro em junho de 2009 e a Conferência da Internacional Sociological Association – Research Comité 21 (ISA-RC21) realizada em São Paulo em agosto também de 2009. Foram publicados parte dos trabalhos que abordavam, apontavam e abordavam grandes projetos urbanos do Conesul. 
O resultado destes trabalhos, como objetos de estudos para as Ciências Sociais e para o Urbanismo, são revertidos em algumas respostas: que tipo de cidades surgem em sua concepção e materialização, quais as novidades que introduzem com relação às intervenções do passado, quais os conflitos e as consequências que acarretam às cidades, de que maneira o urbanismo e as políticas públicas deveriam abordá-los ou julgá-los. São algumas análises críticas, como formatação propositiva. 
Parque "Vila Germânica" - Setor Privado que foi construído em áreas públicas da cidade de Blumenau. Não foi adequado o fluxo do trânsito nas vias localizadas no entorno imediato do parque. Em períodos de eventos, o congestionamento a partir de conflitos entre veículos, pessoas e usuários do local é muito grande. Também obstrui a acesso mais importante para o segundo mais adensado bairro da cidade de Blumenau, entre outros.
Com isto, podemos afirmar, que existe uma nova camada ou geração de megaprojetos, que surgiram e se disseminaram nos últimos 40 anos, na maioria das grandes cidades do mundo e também aqui na região e no país, com características quase idênticas: escritórios em arranha-céus, residências de luxo, hotéis de altíssimo padrão, shopping centers, espaços culturais,  infraestrutura e de lazer. 
Infraestrutura como meio de acrescentar mais valia ao lugar. Efetua-se uma adequação, tornando o seu uso dentro de uma paisagem "homogênea" e sem grandes desníveis sociais - No caso da Ponte estaiada de São Pauo -  foram relocadas famílias de baixa renda dos terrenos adjacentes. Alguns receberam moradias a partir de um sequência do projeto, outros não. Desta maneira ocorre uma "legitimação" da ação de revitalização dentro do bairro  - usando um discurso. No espaço ocorre outra coisa.


Local da comunidade relocada (Vermelho) dentro da proposta de Revitalização Urbana - Zona Sul de São Paulo

Os novos ambientes, construídos com desenhos, padrões tecnológicos e vanguardistas, tem como objetivo - reunir uma combinação de uso hierárquicos (produtivos residenciais, culturais e de lazer) que atendam a uma demanda corporativa e individual, local e global de alto poder aquisitivo. A produção destas novas centralidades supõe uma reconversão física e funcional das áreas em decadência, estrategicamente localizadas, muitas vezes localizadas em áreas ribeirinhas, com acesso e visual de excepcional valor.
Retirada da comunidade do local – aumento da mais valia urbana

Por isso, costuma-se invocar os grandes projetos de revitalização urbanos com rótulos de grandes operações de renovação e reabilitação urbana. 
Em algumas cidades os grandes projetos das revitalizações urbanas - cidades contemporâneas, consistem na construção de edifícios e de infraestrutura de grande porte, destinadas aos megaeventos esportivos, festas ou parques temáticos de escala internacional.
Ponta do Coral - Floranópolis SC- Área pública e da Marinha

Proposta e pressão do setor privado para ocupar a área histórica e de proteção ambiental da Ponta do Coral - Foto anterior - acompanhado do discurso da valorização do espaço público e outros tantos.  Pressão no Órgão público para mudança da legislação vigente. Polêmica na cidade.

As recomposições da morfologia urbana são estudadas como "produtos" de amplos processos, complexo e interligados, que estão tanto a nível estrutural da sociedade com no plano das práticas e ideologias dos protagonistas sociais políticos e privados. 

Os grandes projetos o vistos e interpretados como sendo resultados de um contexto em profunda transformação, e ao mesmo tempo, como expressão tangível dessas mutações. 
O Valor do metro  quadrado - Avenida Paulista - São Paulo - R$ 10,8 mil.
Tanto as novas centralidades como as infraestruturas são produtos de uma nova perspectiva da política urbana do governo local, o qual dentro de um contexto de restrições econômicas prioriza promover seu território através de uma lógica empresarial. 
Sob doutrina empresarial urbana ou nova política urbana ou planejamento estratégico - caracteriza-se numa associação entre atuações públicas e investimentos privados, que tem por objetivo atrair investidores e consumidores que financiem o desenvolvimento urbano, garantindo uma imagem atrativa da cidade e gerando vantagens competitivas.
Pomerode modificando a paisagem de acordo com a economia local e expondo a cidade, mais ou menos organizada, como produto em rede nacional no próximo dia 19 de fevereiro - sem reflexão para os "ecos"  no seu espaço a partir desta ação.














Segundo esta lógica, os grandes projetos podem ser vistos como ferramentas público privadas de formação e captação de mais-valias urbanas, consideradas como valorização do solo e geradas durante o processo de produção dos projetos, devido às notáveis mudanças urbanísticas que acontecem nas áreas estratégicas onde se localizam.
Com a presença da nova ponte sobre o Rio Itajaí Açu - Blumenau - Ocorreu a valorização dos imóveis de toda a região direta ou indiretamente ligadas a esta intervenção.













Para finalizar - as revitalizações urbanas pautadas nas práticas e tendências contemporâneas revelam-se contrárias àquilo que promete ser ou para aquilo que foram idealizadas. 
Dão preferência às obras concentradoras de renda, em detrimento de regiões e populações menos privilegiadas
As restrições orçamentárias não são superadas, mas dribladas de modo que apenas alguns setores continuem resolvendo seus problemas de financiamento.
Projeto Ferroviário Nacional - A Ferrovia da Integração no estado de Santa Catarina - parte do projeto ferroviário nacional. Estruturado para receber - somente transportes de cargas - comprometido com a "Empresa" e não com a rede de cidades e todas as vocações espaciais que possuem. Este projeto poderia contemplar também o transporte de passageiros.













O instrumento - Revitalização Urbana predominante atual - contribui para fragmentar o fundo público e aumentar o controle privado sobre a sua destinação. 
Prepara-se o terreno para a instalação de escritórios de grandes empresas nacionais e multinacionais, condomínios residenciais, hotéis, casas de espetáculos, infraestrutura - ao mesmo tempo que aumentam as oportunidades de grandes obras e negócios imobiliários, colocando em movimento as engrenagens que fazem da cidade uma “máquina de crescimento”: organizada como uma empresa, voltada para aumentar o volume de renda agregada por meio da intensidade do uso da terra.
Vila Olímpica do Rio de Janeiro -  Olímpiadas de 2016 




Referências 

ABRAMO P. A regulação urbana e o regime urbano: a estrutura urbana, sua responsabilidade e o capital. Rio de Janeiro.s.n. 1992. 
ACIOLY, Claudio; DAVIDSON Forbes. Densidade urbana: um instrumento de planejamento e gestão urbana [tradução Claudio Acioly]. -Rio de Janeiro: Mauad, 1998. - 95p. :il
ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Uma estratégia falar: a cultura das novas gestões urbanas 
BARDA, Marisa. Espaço (meta) vernacular na cidade contemporânea /Marisa Barda. -São Paulo: Perspectiva, 2009. - 163 p.: il. - 
CUENYA, Beatriz; NOVAIS, Pedro Novais, VAINER, Carlos (orgs.). Grandes projetos urbanos: olhares críticos sobre a experiência argentina e brasileira -Porto Alegre: Masquatro ; 2013. - 272 P.: il
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil -São Paulo: Studio Nobel: c1998. - 373 p. :il.

Leituras Complementares:

Clicar sobre Título
  1. Nossa Palestra na Associação Cultural e Recreativa Teuto-Brasileira
  2. Residência Engenheiro da Empresa Força e Luz
  3. Sr. Alwin Schrader e a Granja Modelo do Bairro de Salto Weissbach
  4. Origem do nome do Bairro Garcia - Blumenau
  5. História de Blumenau - 1915 - Fotografia
  6. Salto Weissbach
  7. Casa Husadel - 120 anos
  8. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  9. Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt
  10. Bairro de Itoupava Seca 
  11. Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita
  12. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  13. Enxaimel e História na paisagem - Uma tarde Doming...
  14. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau 
  15. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  16. Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner e Biografia
  17. Primeira Estação Ferroviária de Blumenau foi demolida
  18. Momentos - Homenagem ao Imigrante - 25 de Julho
  19. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  20. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  21. Cia Jensen - Pedaços de História de Blumenau
  22. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  23. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  24. Um passeio pelo Bairro Victor Konder - Blumenau












Nenhum comentário:

Postar um comentário