sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Colônia Blumenau - Final do Século XIX - Fotografias de Bernhard Scheidemantel

Fotografias da Colônia Blumenau feitas por Bernhard Scheidemantel. Considerado o pioneiro da fotografia na Colônia Blumenau - Herr Scheidemantel foi desenhista, fotógrafo e jornalista, foi um dos muitos imigrantes originários de regiões que mais tarde - em 1871 - fariam parte do país chamado Alemanha. Nasceu no ano de 1834. Chegou com sua família, na Colônia Blumenau, com 25 anos de idade, no ano  de 1859. Com vocação para o desenho, não foi preciso muito tempo para tornar-se um jornalista e um dos principais chargistas, ilustrador e fundador do Jornal  Immigrant em 1883. Durante 9 anos foi o editor da publicação do jornal.
Faleceu com 74 anos, no dia 18 de outubro de 1908.
É o nome de uma rua de  Blumenau.




Texto escrito e ilustrado pelo fotógrafo - Escrita Gótica
Observando suas fotografias - históricas fotografias - podemos afirmar que o fotógrafo deve ter tido estreitos laços com o fundador da Colônia Blumenau  (Que resultou na rede de cidades do Vale do Itajaí), Hermann Bruno Otto Blumenau, pois as legendas das fotos em questão, apresentam a caligrafia do fundador.
A primeira fotografia, foi feita logo após a grande enchente de 1880. As palmeiras do Boulevard Hermann Wanderburg, ou atual Rua das Palmeiras, eram jovenzinhas. Também é perceptível a presença de várias tipologias em enxaimel, reforçando a teoria de que a tipologia enxaimel não foi uma edificação com características rurais - estas estavam no Stadtplatz (Centralidade urbana) da Colônia Blumenau. As edificações apresentam a "marca" do nível das águas.

Escola Feminina - Observar que o fundador da Colônia Blumenau fazia questão de usar - falar e escrever o português e não o alemão, falado por quase todos da colônia. Este fato é notório nas correspondências oficiais e também, nos nomes de localidades que batizava.
Sobre a escola, parte das instalações construída com a técnica enxaimel, janelas tipo guilhotina. De acordo com o arquiteto e exímio conhecedor da técnica construtiva enxaimel -  Paulo Zutter, uma das características de edificações de órgãos públicos - como era usadas nas cidades "brasileiras" - Itajaí, São Francisco do Sul e Nossa Senhora do Desterro. A construção da esquerda construída em madeira, com volumetria da casa do imigrante. A fotografia retrata um grupo de meninas em atividades externas, observadas por  um pessoa da janela da edificação enxaimel.


Também foi fotografada a Escola Masculina. Igualmente uma edificação enxaimel. Segue uma tipologia muito diferente de todas aquelas construídas na região. Ousaríamos dizer que foi um experimento a partir da técnica conhecida, sem muito observar a técnica centenária e algumas questões que são respeitadas pelo carpinteiro. Destacamos o grande espaço criado na mansarda-sótão, descaracterizada, se comparada com a casa comum do imigrante ou mesmo, outras construções comerciais de maior porte. Apresenta as janelas tipo guilhotina, reforçando e caracterizando a edificação pública. Na fotografia a presença das meninas, onde muitos carregam uma "sombrinha", que faz a proteção do sol. Na janela, igualmente há uma pessoa segurando uma criança.

A fotografia do antigo hospital da Colônia Blumenau, igualmente, em uma tipologia em enxaimel. O primeiro hospital da Colônia Blumenau foi idealizado pelo fundador da Colônia Blumenau e o local é o mesmo, onde atualmente está localizado o privatizado Hospital Santo Antônio. Muitas pessoas atualmente desconhecem que este hospital não é mais público. Até mesmo o estacionamento é pago. Pessoas oriundas do interior, muitas vezes com poucos recursos, são submetidos à diária do estacionamento do hospital que é terceirizado. 
Quanto a fotografia do antigo hospital público, destacamos o detalhe gracioso do muro feito com tijolos maciços "rendilhados" e pilaretes de alvenaria de barro com tijolos, também maciços rebocados. A presença das palmeiras no jardim deixa perceber o gosto pessoal do fundador da colônia que tinha grande apreço por esta espécie da fauna. Também, era plantada na frentes das igrejas e até mesmo das residências - demarcando um caminho retilíneo, da estrada até a varanda ou átrio da edificação.

Igreja Luterana do Centro de Blumenau. Centro - porque fazia parte do complexo do Stadplatz, centralidade da Colônia Blumenau, onde estavam o Boulevar Hermann Wanderburg, Casa Câmara e Cadeia, Escolas, Porto e as principais Casas Comerciais do século XIX. Na legenda da foto, Hermann Blumenau, também escreve em português.
Para registro histórico, a pedra fundamental desta igreja foi lançada no dia 23 de setembro de 1868. Exatos 9 anos  depois após esta data, no dia 23 de setembro de 1877, a igreja foi inaugurada e batizada com o nome de Igreja do Espírito Santo.


O fundador da Colônia Blumenau também foi um observador e estudioso da fauna local. Seu jardim era munido de várias espécies da Mata Atlêntica local e de outros regiões e países. Deixou muitas variedades plantadas e adaptadas ao clima da região. A fotografia abaixo mostra uma espécie de palmeira entre as muitas existentes. Pessoas descansam na sua sombra e nos fornece a dimensão da árvore, a partir da escala humana.


Outra fotografia do Boulevard Hermann  Wanderburg - atual Rua das Palmeiras, marcando a centralidade da Colônia Blumenau a partir de seu Stadtplatz. No Stadtplatz estavam: o porto fluvial, Porta de entrada Colônia Blumenau, cujo território era, mais ou menos, o mesmo território do Grande Vale do Itajaí.


Quem gosta de História, faz História, faz fotografias.Viajamos e relembramos fatos e espaços históricos da cidade, através das fotografias feitas porBernhard Scheidemantel.
A seguir algumas postagens relacionadas aos motivos das fotografias apresentadas.
Para acessá-las, basta clicar sobre o título escolhido.
  1. Paisagem da área central da cidade - Blumenau
  2. Residência da Família Blumenau - Texto da Filha do fundador
  3. Hermann E. L. Wendeburg - Diretor Interino da Colônia Blumenau
  4. História de Blumenau - 1915 - Fotografia
  5. Correspondência de Hermann Wanderburg 
  6. Cemitério - local de visitação e História
  7. Casa Husadel - 120 anos
  8. Schützengesellshaft Blumenau
  9. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  10. Local do Primeiro Escritório de  Hermann Blumenau
  11. Kulturverein - Die Colonie Blumenau - Cooperativi...
  12. Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pel...
  13. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  14. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  15. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  16. Blumenau - Século XIX até a construção da Ferrovia
  17. Fundação de Blumenau a partir de seus meios de transportes







Nenhum comentário:

Postar um comentário