segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Momentos - 33°Festa Pomerana - Dia do 8° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos

A 33° Festa Pomerana prossegue até o dia 24 de janeiro do corrente mês.
Estivemos no último dia 16 de janeiro - sábado - com o principal objetivo de acompanhar e registrar um pouco da dança folclórica multiétnica presente na 8° edição dentro da 33° Festa Pomerana. O encontro é conhecido como Encontro Nacional de Grupos Folclóricos. Participaram desta 8° edição - 22 grupos folclóricos da região, propiciando melodias, danças, e cores no pavilhão cultural - aconteceu entre os horários das 13:00hs e 17:00hs do sábado. 
Após a apresentação dos 22 grupos - houve o momento de integração coordenado pelo Sr. André Siewert, folclorista do Grupo Folclórico Alpino Germânico de Pomerode. Neste momento, os folcloristas também tiveram a oportunidade de dançar 4 danças com focloristas integrantes de outros grupos folclóricos, que não fosse do seu grupo. 

Para encerrar o 8° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos, foi feita a foto oficial - registo da presença de todos os grupos participantes, para a história. Apresentamos a fotografia assinada pelo fotógrafo do Jornal de Pomerode, o qual vem fazendo ampla cobertura do evento.


Um comentário

Os grupos participantes do 8° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos, estão de parabéns. Oportunizaram o intercâmbio que propicia as trocas e conhecimento sobre a dança folclórica além, do reencontro com amigos da dança folclórica também de outras cidades e regiões. 
É importante que os grupos participantes, através de seus folcloristas, não foquem o momento como uma competição de danças (como por exemplo: quem vai com mais integrantes, ou quem dança melhor, entre outros itens de competição). A competição "trava" e tira um pouco o brilho e a leveza do momento de intercâmbio. 
Muitos grupos folclóricos que estavam no tablado do Pavilhão Cultural de Pomerode, dançaram alegremente, felizes e para compartilhar com os demais amigos folcloristas, o prazer que a dança folclórica proporciona. Nem todos, assim o fizerem - Talvez seguindo diretrizes de coordenação. 
Dançar folclórico é sinônimo de lazer, alegria e prazer compartilhados entre amigos. Não há espaço para competição. A não ser, alguma que esteja no Programa ou organização de um evento de danças folclóricas, que não era o caso deste.
Afinal, a origem da dança folclórica de nossa região, que atraiu reis e rainhas, nasceu no seio das festas populares das aldeias de uma região ou povo. Esta, refletindo parte de sua prática cultural em festa.

Prosseguindo...

Em ordem de apresentação - 8° Encontro Nacional Grupos Folclóricos -  Os grupos folclóricos que marcaram presença foram:

Grupo Alle Tanzen Zusammen 

Gruppo Folklorístico Tutti Buona Gente

Bogenbrücke Volkstanzgruppe

Grupo Folclórico Alpino Germânico
O Grupo Folclórico Alpino Germânico - de Pomerode - estará na próxima quinta feira - dia 21 de janeiro, ao vivo , no Programa da Jornalista Fátima Bernardes - Rede Globo de Televisão - Rio de Janeiro. Na pauta: Cultura alemã, Dança Folclórica e Pomerode

Grupo Folclórico Alpen Bach 
O Grupo Folclórico Alpen Bach de Pomerode, preparou uma coreografia de dança - a partir do Schuhplattler, especialmente para o encontro dentro da 33° Festa Pomerana. Com exclusividade, um dançarino de Plattler fez a dança do sapateado sobre um disco de madeira segurado acima dos ombros pelos demais folcloristas. Além de sapatear, o arrojado folclorista fez outros movimentos dentro de uma coreografia apresentada pelo grupo folclórico de Pomerode. 
Com exclusividade para 8°Encontro Nacional de Grupos Folclóricos - no Vídeo abaixo

 Grupo Folclórico Germânico Oldenburg 


Associação Cultural Freundeskreis

Grupo Blumenauer Volkstanzgruppe 

D’Bmüatlichen Blumenauer 

Grupo Folclórico "Dunántúl" 



Original Blumenauer Schuhplattler 

Grupo de Danças Folclóricas Bergland

Registros fotográficos
 8° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos

Grupo Alle Tanzen Zusammen




Grupo Folkloristico Tutti Buona Gente















BogenBrücke Volkstanzgruppe









Grupo Folclórico Alpino Germânico




















Grupo Folclórico Alpen Bach

Sra. Alice Pein e Sr. Gilmar Pein








































Grupo Folclórico Germânico Oldenburg







Associação Cultural Freundeskreis











Grupo Blumenauer Volkstanzgruppe

D’Bmüatlichen Blumenauer


Grupo Hungaro Dunantul

Original Blumenauer Schuhplattler







Grupo de Danças Folclóricas Bergland






Também acompanhamos a movimentação da festa - deixando aqui alguns registros para sua história. 

As imagens comunicam...
Ao centro - Sr. André Siewert


A esquerda - Sr. Dieter Berner

































































Sr. Vive Prefeito de Pomerode - Sr. Ricardo Campestrini e sua família.

























Vídeos com todos imagens disponíveis das Danças
Parte 1 e Parte 2



Cultura em Festa com Dança!
Ein Prosit!







Nenhum comentário:

Postar um comentário