sábado, 23 de janeiro de 2016

História de Pomerode e Momentos - 33° Festa Pomerana - 2016 - Aniversário de Pomerode

No dia 21 de janeiro - Pomerode festeja sua emancipação política de Blumenau. A Festa Pomerana surgiu há 33 anos, mas seu "embrião" surgiu há 57 anos - a partir das festividades de aniversário do município. 
Parabéns aos moradores de Pomerode. Na essência, consideramos todos, filhos da mesma história e cultura. Para o fortalecimento da cultura, seria bom que todos fôssemos irmanados e sem fronteiras.
Há pomeranos nas festas de Blumenau e,  blumenauenses nas festas de Pomerode. Sua origem histórica é a mesma. 
Festa Pomerana 2013
Lembramos que o Presidente do Brasil - (Clicar sobre para ler mais sobre) Getúlio Vargas e o governador do Estado de Santa Catarina - Nereu Ramos, iniciaram o processo de desmembramentos e dividiram a grande Colônia Blumenau em mais de 30 municípios, com intuito de enfraquecer a região a partir do fracionamento de  sua unidade - década de 1950. Historicamente, esta região tornou-se auto suficiente, praticamente sem a presença do Estado na providencia de infraestrura básica. Em poucas décadas, a região alavancou a indústria no Estado de Santa Catarina, juntamente com a região norte do estado - na época - Colônia Dona Francisca

Um pouco da História da  aniversariante - Pomerode
Sr. Hermann blumenau
Pomerode foi uma colônia estrategicamente criada em 1861, no caminho entre a Colônia Blumenau e a Colônia Dona  Francisca -  Atual cidade de Joinville - e também acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmero imigrantes.
Os primeiros imigrantes a ocupar esta região, foram os pomeranos. Conta a história que foi o fundador da Colônia Blumenau - Sr. Hermann Blumenau que organizou e incentivou a formação desta colônia, criando assim, além de um novo núcleo urbano entre as colônias de Blumenau e Dona Francisca, e por conseguinte, mais um núcleo comercial e consumidor. Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metde do século XIX
Antigo mapa da Pomerânia
Fonte: Enciclopédia Wiki




Naquela época - 2° metade do século XIX, os imigrantes pomeranos anda não se consideravam alemães, pois foram "convertidos ao cristianismo" através das cruzadas germânicas, após o século XII e a partir de então, passaram a fazer parte do Sacro Império  Romano Germânico.  Conversão nem sempre feita de forma pacífica. 
Cruzados alemães - A Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, ou Cavaleiros Teutônicos foi uma ordem militar cruzada, vinculada à Igreja Católica por votos religiosos. Teutônicos usavam túnicas brancas sobre as armaduras, ostentando no peito uma enorme cruz negra cuja cor, iria refletir no futuro a natureza de suas almas.
Os povos do Báltico, entre eles os pomeranos, no decorrer dos séculos, sofreram o processo de germanização, mas não totalmente. Quando estes imigrantes pomeranos chegaram ao Brasil, ainda não se identificavam como alemães, pois culturalmente tinham outras práticas e a nação Alemã ainda não existia. Muitos denominavam-se prussianos.

Para ler sobre - Clicar sobre sobre os títulos:

Após a unificação e a criação do Estado da Alemanha - cujo exército predominante e responsável pela conquista era desta região - Prússia, estes povos acabaram de serem assimilados e de se considerarem alemães, embora muitos de suas práticas culturais e gastronomia permaneceram e permanecem até os dias atuais. Portanto, quando chegaram os primeiros imigrantes pomeranos  para fundar a Colônia de Pomerode, antes de 1871 - Alemanha não existia como Nação e os pomeranos não se consideravam alemães. Por isto, nosso insistência quanto a resgatar a cultura deste povo e não repetir a cultura da Baviera, que está localizada no sul da Alemanha, região que recebeu forte influência do Império Romano, durante sua ocupação. Com a predominância da cultura bávara na Festa Pomerana, perde um pouco do sentindo e o aspecto comercial fica claro e a festa um pouco sem sentido. 
Continuando...
Foi nesta época da unificação (1871) que  surgiu a expressão:  Deutschland über alles - expressão criada para garantir a união de todas estas culturas, outras inúmeras além dos pomeranos, as quais formavam a jovem nação alemã, e sua solidez diante de tanta diversidade étnica/cultural que faziam parte de sua população. 
Mais tarde, a expressão foi política, errônea  e indevidamente usada pelo comando nazista  e, então,  banida da história da nação fazendo que muitos não saibam sobre o porque de sua real origem.
Música é diferente daquela  tocada e cantada no sul da Alemanha - linda canção

Pomerano Pomerodense

Rubens Bachmann
Sou descendente 
de um povo 
uma nação, 
que após a guerra
perdeu a pátria. 
e fez da Terra,
a pátria de todos
que a perderam
na guerra.
desde então 
e dos tempos já idos
do Império Alemão,
onde fui soldado,
lavrador,funileiro,
sempre tive profissão.
nunca fui
Invasor, 
nem desertor
ou sem terra.
bandoleiro 
arruaceiro ou 
saqueador.
na paz
na guerra,
deixei Stettin.
no Oder
do Báltico distante
fui para o mar do Norte.
e de Hamburgo
num veleiro
ao Atlântico.
fui marujo
viajante
no porão.
Cruzei os mares
o equador
do norte ao sul.
aportei na terra
Santa Catarina
do Brasil.
Subi o Itajaí
e o Testo
onde acampei.
Fiz meu roçado
meu rancho 
me instalei.
fiz a casa
o clube,a igreja e
a escola.
tirei do baú
a velha concertina.
toquei
dancei, cantei
chorei.
a música
a dança, o canto
a saudade.
para mim
a morte
pros filhos
a dificuldade
pros netos
o pão.
De Pomern
No Oder
nasceu
POMERODE!
Sou 
BRASILEIRO
POMERANO
POMERODENSE
meu irmão!
Curiosidade:

O primeiro contato - Em 1863, alguns colonos decidiram explorar a região do Vale do Testo. Quem estava neste grupo de pioneiros foi Sr. Ferdinando Hackhadt.
Sr. Hackhadt foi o sócio do Sr. Hermann Blumenau, na construção da Firma Blumenau & Hackradt - Firma particular de agricultura e indústria, cuja sociedade não vingou. Mas isto não impediu uma excursão do Sr. Ferdinando Hackradt na região, explorando no ano de 1863 o Vale do Testo.

Sr Blumenau, achou conveniente assentar os colonos pomeranos neste região com localização estratégica ente o Stadplatz de Blumenau e Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville, que segundo seu ponto de vista, favoreceria o comércio entre as duas colônias alemãs. A grande maioria dos imigrantes são, como já citado, da região do Mar Báltico - Pomerânia, origem do nome do cidade.
Greifenberg pommern

Para ler mais sobre - Clicar sobre os títulos:
Pomerode comemorou 57 anos de emancipação política de Blumenau dentro da festa que passou a existir - repaginada de Festa Pomerana -  para festejar esta data. 

Imagens dos momentos do dia 21 de janeiro de 2016.
33° Festa Pomerana










Banda Municipal...











Poderiam estar trajadas com um belo traje histórico pomerano - valorizando a identidade local





























Perabéns no palco


Fogos







































Visitantes de Petrópolis - praticantes, descendentes e motivadores da cultura dos imigrantes alemães naquela região - que tem sua formação e história ligadas à história da capital do país - Rio de Janeiro - no século XIX .

















 













Banda Herr Schmitt






Um bávaro legítimo homenageando a cultura pomerana, através do nome da banda - Herr Schmitt - lançada nesta edição da festa. Herr Schmitt é uma das canções, e talvez a única, que restou, trazida pelos imigrantes pomeranos e interpretada até os dias atuais nos salões.


Sr. Michael Lochner




Sr. Lino
 







 




Realeza da Fenareco - Brusque - visitando a festa







Herzlichen Glückwunsch Pomerode. 
Alles Gute zum Geburtstag.





Em Breve Vídeos








Nenhum comentário:

Postar um comentário