quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Cidade - Edifícios novos no centro de Blumenau - Verticalização


Em 2016, presenciamos a retirada de pinheiros centenários. A "retirada" dos pinheiros foi feita de maneira sutil, danificando a casca da árvore.  Também foi feita a demolição de uma tipologia histórica arquitetônica - residência de um dos personagens da história da cidade e do Vale do Itajaí - Residência de. Hercílio Deeke - filho do Agrimensor José Deeke e pai do pesquisador Niels Deeke. Neste momento, tomamos conhecimento que a quadra, que abrange a extensão entre a Rua Getúlio Vargas e a Rua Sete de Setembro, receberá um conjunto de edifícios. Vamos publicar esta transformação aqui neste espaço, com o intuito registrar na história da cidade de Blumenau - do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. 
O processo desta transformação aparentemente teve início no ano de 2012, quando registramos a demolição do patrimônio histórico arquitetônico e em 2016 - aconteceu o início da construção dos edifícios.

Local da paisagem modificada - área central de Blumenau - recorte de tempo entre 2003 e 2014.
Existia uma grande área verde, até mesmo no terreno das esquina, atualmente, também com terraplanagem.
Terreno ao lado, com inicio da obra de uma grande loja de Materiais de Construção. Nesta obra foi demolido o muro que segurava o barranco do terreno da ex residência de Hercílio Deeke. Foi construído um novo muro não de acordo e este desmoronou com água das chuvas. Não mais construíram - demoliram a cada e fizeram terraplanagem retirando o desnível entre os dois terrenos
Situação em 2014 - Loja de Material de Construção construída e antiga residência de Hercílio Deeke demolida com a terraplangem pronta. Ainda restam os dois pinheiros centenários junto à divisa com a garagem
Um pouco sobre esta História...

Hercílio Deeke - filho de José Deeke e de. Ema Maria Rischbieter Deeke e pai de Niels Deeke (Pesquisador) - foi Prefeito da cidade de Blumenau por dois mandatos - de 1951 até 1956 e de 1961 até 1966. Também, foi Deputado Federal no Rio de Janeiro - capital do Brasil, com mandato entre 1955 e 1959. Mais informações, no Link de leituras complementares no final da postagem.
Hercílio Deeke
Hercílio Deeke tinha sua residência localizada na rua Sete de Setembro, uma tipologia eclética - com uma boa área, sótão, porão, pomar, quintal e jardim - construída na área central da cidade, dentro de um terreno que possibilitava grande quintal e o plantio de árvores, entre elas, pinheiros. A rua Sete de Setembro apresentava, uma topografia acidentada a partir de vale e morros. A casa da família Deeke foi construída sobre uma destas partes mais altas.
A fotografia do acervo de Bruno Kadletz, mostra a região, entre os anos de  1931 e 1954.
Em 2012, assistimos a demolição da casa de infância de Niels Deeke - Casa de Hercílio Deeke. 
No alto, meio da fotografia - a residência de Hercílio Deeke ao lado da Terraplanagem para a construção de uma Grande Loja de Materiais de Construção que chegou na cidade de Blumenau - Fotografia de 2012





Localização da Residência de Hercílio Deeke - Demolida no 1° Semestre de 2013 
Local da região da terraplanagem visto do alto de um edifício da Rua XV de Novembro - com a presença dos dois pinheiros.
Durante a obra, construíram um muro, que caiu pelo efeito das chuvas. Com maquinário retiram a terra até o nível da  rua, dos dois terrenos - terreno da loja de material de construção e terreno da residência que foi da família  Deeke.



No ano de 2014, é feito um terraplanagem e a residência de Hercílio Deeke é demolida - Ficam os dois pinheiro sobre um barraco, com aparente ausência de estabilidade. A loja de Material de Construção é inaugurada e o Terreno da Família Deeke está sendo preparado para construir um edifício.
No ano de 2015, observamos que os pinheiros que permaneceram de maneira perigosa em um barranco que restou da terraplanagem estavam definhando. Observamos um pouco melhor e constatamos que estes foram machucados e parte de sua casca removidas, o que, em pouco tempo, pereceram - últimos testemunhos dos tempos da família Deeke. O terreno está sendo preparado para fazer parte do canteiro de obras de um conjunto de edifícios.
Rua Getúlio Vargas

Pinheiros centenários com parte da casca removida

Detalhe
Marcas da retirada da casca do grande pinheiro - para que este sucumba - o que já está acontecendo
O garagista, proprietário da Garagem e Lavação, nos comunicou que o mesmo tem uma semana para deixar o local. Logo mais, será limpado e demolido o que resta para dar iniício às obras de edifícios de alto padrão, construídos na extensão entre a Rua Getúlio Vargas e Sete de Setembro. 
Janeiro de 2016



















Junho de 2017




Tipologia do modernismo em Blumenau
























Comentário
Blumenau - 2015


É um precedente que se abre para acelerar a transformação na área central da cidade de Blumenau que tem características peculiares e identidade. Tem ícones e pontos focais ainda em sua paisagem que faça qualquer pessoa sentir-se que está em Blumenau. Pontos que denotam identidade e faz um nativo desta retornar à terra natal e lembrar fatos vivenciados na sua infância e juventude. Ainda há muitos locais com expressividade e ainda pode-se resgatar o que já foi desconsiderado nas últimas intervenções - Há muita coisa que não está de acordo, mas ainda é possível evitar total descaracterização. Abrindo um precedente como este apontado, permitirá outros. Chegará um momento, que cada um fará o que bem entender, geralmente a partir de investimentos de incorporadores de fora da cidade e que não tem compromisso com sua cultura e história locais  Mantem seu foco nos  próprios negócios sem vínculo com a comunidade. Blumenau, então passa a ter uma paisagem desconexa, como qualquer outra cidade que, desprovida de planejamento e cuidados com a história a partir de sua arquitetura perde a graça e a alma. Há muitas destas no Brasil. Geralmente quem pode, a partir da capitalização originária neste processo, vão para o exterior visitar cidades realmente planejadas e que ainda tem a história e cultura presentes na sua paisagem e espaços, interferindo na "saúde" coletiva. O espaço tem influencia no Homem que nele habita. Lembremos ainda, que a infraestrutura e equipamentos urbanos não acompanham todas estas mudanças e adequações. Muitos bairros de Blumenau - já se encontram "arruínados" a partir desta prática, infelizmente.
Observem como o campanário de Catedral de Blumenau - Um ponto focal da cidade conhecido em todo o Brasil e internacionalmente, já se encontra "escondido", deixando de ser referência visual a partir da maioria dos locais da cidade.
2017
Publicidade ofertando o "produto", na atualidade com ofertas maiores que a demanda- cidade de Blumenau está cheia de out door, com ofertas desse tipo. 
Sugerimos que observem estas duas postagens onde este processo está em velocidade voraz e agressiva (rolo compressor) - na cidade de Blumenau - Bairros do Victor Konder e Itoupava Seca. Há outros exemplos e Bairros. Notamos certa movimentação em direção a Vila Itoupava,  último reduto de uma paisagem original de uma Blumenau com espaços públicos razoáveis e também o Vale do Bom Retiro. Agora a área central. Os link´s.

9 mar. 2014 ... Estivemos visitando o Bairro Victor Konder - Bairro de Blumenau. Em função da presença da FURB - Universidade Regional de Blumenau
21 nov. 2014 ... O Bairro de Itoupava Seca - antigo Bairro Altona - sempre foi muito importante dentro na municipalidade e Colônia Blumenau.

Ironicamente, este processo acontece no período que acontece os debates, em mesas redondas, sobre a "Revisão do Plano Diretor de Blumenau"... que ocorre sem a presença - promessa de campanha do atual Prefeito de Blumenau - do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau - IPPUB

Leituras Complementares
23 out. 2015 ... Enchente - Blumenau e Região - Outubro de 2015. Nestas últimas 24 horas, os momentos foram um pouco tensos na cidade de Blumenau.
4 dez. 2015 ... Blumenau - Plano Diretor Participativo: Um Projeto de Cidades Para as Pessoas.
30 abr. 2015 ... Pessoas leigas não devem ministrar e gerir estes projetos de ....Blumenau - Plano Diretor Participativo: Um Projeto de Cidades Para as pessoas.
19 dez. 2015 ... Na cidade de Blumenau, em um primeiro momento a propriedade ....Blumenau - Plano Diretor Participativo: Um Projeto de Cidades Para as Pessoas .
16 nov. 2013 ... Partiu, nesta manhã, o neto do (Clicar sobre) e José Deeke e EmmaDeeke e filho de (Clicar sobre)  Hercílio Arthur Oscar Deeke e Namy Deeke.
18 nov. 2013 ...  Hercílio Arthur Oscar Deeke foi o 4° filho, de cinco, do Engenheiro Agrimensor  José Deeke e de Emma Rischbieter Deeke.
17 nov. 2013 ... A família de  José Deeke é natural da Alemanha Central. Deeke nasceu na Colônia Blumenau, no ano de 1875.

Blumenau transmutando e perdendo gradativamente...
sua identidade e os ícones que marcaram seu tempo!





Em Construção...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário