sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sementes da história plantadas no Bairro Fortaleza - Blumenau

O primeiro senhor da foto não tínhamos o seu nome, o segundo -  Lauro Viana,  Rosângela Müller, Leocarlos Sieves e  Lauro Bacca
Foto da Acaprena













Um momento histórico... 
No último dia 11 de dezembro de 2015, às 18:00h - em um momento solene foi plantado um tamarindo - no bairro Fortaleza - Blumenau SC. Em um momento solene, porque as sementes usadas no plantio são sementes oriundas do Tamarindo plantado por Thusnelda Müller Lorenz Paul - uma das 9 filhas de Fritz Müller (nascida em Nossa senhora do Desterro). Thusnelda plantou o Tamarindo na década de 1890, no Bairro de Altona - atual bairro de Itoupava Seca.
Este, foi transplantado no dia 31 de julho de 1998, porque estava no caminho na nova ponte construída sobre o Rio Itajaí Açú, que para que, meio para compensar a ação, recebeu o nome de Ponte Tamarindo, para os amigos - oficialmente é a Ponte Wilson Kleinubing




















































Após reação e pronta recuperação no novo local, a árvore era observada pela comunidade blumenauense.
Não foi suficiente para impedir um desastre. No dia 16 de setembro de 2013, a árvore histórica sucumbiu mediante uma poda irregular ministrada pelo órgão público responsável. Não sobreviveu.
No ato do plantio das sementes da árvore histórica estiveram presentes: a Presidente da ACAPRENA - Associação de Preservação da Natureza - Rosane Hiendlmayer, seus conselheiros - . Leocarlos Sieves e Lauro Bacca. Também o empresário - Lauro Vianna e Rosângela Müller.

Segundo a ACAPRENA, o plantiu das sementes do Tamarindo é a ...

..."continuidade de uma história viva."











Nenhum comentário:

Postar um comentário