terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Estação da Luz/ Museu da Língua Portuguesa - História - Imagens e incêndio

Quando assistimos os jornais televisivos e da net sobre o incêndio que atingiu o Museu de Língua Portuguesa - que ocupa a mesma edificação histórica da Estação da Luz, em São Paulo, na tarde do dia 21 de dezembro último, foi inevitável não lembrar de sua arquitetura, de sua história e dos momentos que passamos em seus ambientes, quando o visitamos durante dois momentos - a primeira vez no ano de 2009 e a segundo, no ano de 2012.
..."O incêndio que destruiu o Museu da Lingua Portuguesa na segunda-feira (21) pode ter sido causado por um curto-circuito iniciado na troca de uma luminária. A informação foi dada por um funcionário do museu a equipes da Defesa Civil, segundo o coordenador do órgão, Milton Persoli. Segundo o relato, a troca foi no segundo andar do museu, mesmo local onde o fogo começou. A possível causa será investigada juntamente com outras pela polícia. Durante a madrugada, técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já realizaram uma primeira investigação no local. O trabalho de investigação só deverá avançar, porém, com o final do trabalho de rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, que ainda continuava na manhã desta terça. Pequenos focos ainda apareciam no interior da edificação." Fonte: G1 São Paulo 

O incêndio poderia ter tido consequências maiores, caso ocorresse em qualquer outro dia da semana que não fosse segunda feira - único dia que não abre para visitação pública. 
O fogo iniciou em torno das 16:30h no segundo piso e logo tomou conta dos demais níveis da construção neoclássica do início do século XX -  esta é a terceira construção da Estação da Luz. A primeira foi inaugurada em 1867
Este não foi o primeiro incêndio de sua história. Em 1946, também um incêndio  teria destruído parte deste edifício histórico de São Paulo. Foi restaurado e entregue oficialmente no ano de 2004, consumindo a quantia de R$37 milhões na obra - Obra coordenada e concluída pela Secretaria da Cultura paulista em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
marcapaginass.blogspot.com

História Recente

Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado no dia 20 de março de 2006. Na época esteve presente o ministro da Cultura, o cantor Sr. Gilberto Gil, a Ministra da Cultura de Portugal - Sra. Isabel Pires de Lima e outras personalidades e autoridades ligadas à língua portuguesa.
Seu acervo é composto por exposições sobre as origens, história e as influências na língua portuguesa a partir de outras culturas. Espaço multicultural que organiza palestras, encontros e seminários em torno do Tema "Língua Portuguesa". Ocupa parte do edifício da Estação da Luz, no Bairro da Luz. O objetivo dos idealizadores era de criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa.
Localização - Bairro da Luz - São Paulo - Brasil
O restauro da Estação da Luz teve início no ano de 2002, simultaneamente com o início do projeto do Museu de Língua Portuguesa. Foi entregue restaurada no ano de 2004 - O museu ainda não estava concluído. Foi muito importante para a execução deste projeto, a Lei de incentivo à cultura - Lei Rouanet. Também um forte argumento e justificativa para a realização do  museu, ser a cidade de São Paulo - a cidade com a marca de maior cidade do mundo que fala o idioma português. Ou seja, maior número de pessoas em uma cidade que fala o português - na época, cerca de 10 milhões de habitantes.
A idéia do museu foi do Sr. Ralph Appelbaum. Quem assinou o projeto arquitetônico foram os arquitetos brasileiros (pai e filho simultaniamente) Paulo e Pedro Mendes da Rocha. 
O Museu de Língua Portuguesa tinha seu horário de atendimento - como já afirmamos - de terça feira a domingo - das 10:00h até as 17:00h. No momento expunha "Esta Sala é uma Piada". Na época que o visitamos pela segunda vez, acontecia a exposição de Jorge Amado.
"Esta Sala é uma Piada" - que foi atingida pelas chamas do incêndio, ontem, reunia 100 obras, entre charges, caricaturas e história em quadrinhos selecionadas no 42° Salão Internacional de Humor da cidade paulista de Piracicaba.
História da Estação da Luz/Museu

O local, onde foi edificada a estação ferroviária  de passageiros da primeira Estação da Luz, era no Bairro da Luz - na época era  um bairro distante do centro da cidade de São Paulo. Na época, o Presidente da Província era o Sr. João Teodoro Xavier de Matos. A primeira estação ferroviária do bairro da Luz era muito simples. Sua tipologia era uma edificação de um pavimento  localizada às margens da ferrovia. Continha espaço para despacho, compra de bilhetes, plataforma de embarque e desembarque de passageiros e a residência do chefe da estação. Nos entorno, surgiram outras construções que tinham ligação com a estação ferroviária - como Administração, engenharia, Depósito, Guarda-chaves, etc.
Estação da Luz  - 1865 - Lembramos que a Estação da Luz era a Porta de entrada dos imigrantes - 1890 - São Paulo tinha 65 mil habitantes  
Fonte:http://www.skyscrapercity.com

No dia 17 de março de 1888, houve uma ampliação, com o aumento da plataforma  e da cobertura e a edificação recebeu o aumento de  mais um pavimento, dentro da linguagem neoclássica, o uso de materiais modernos e novos a partir da industrialização na Europa - como o ferro. Sua cobertura na estrada e sobre as plataformas  foi feita em ferro e encampou a pequena estação como uma célula mediante o  fenônemo da fagocitose. 
Ano 1870
Fonte:http://www.skyscrapercity.com
Esta edificação foi demolida no início do século XX para a construção da terceira estação ferroviária da Luz - Estação da Luz. A terceira estação da Luz é uma réplica de uma estação de Sidnei - Austrália.
Estação da Luz, por Guilherme Gaensly - 1902

Colocação dos trilhos da Estação da Luz – 1902 - São Paulo
terceira estação ferroviária da Luz tem uma área construída de  7.520m2 e foi composta por dois blocos distintos. No primeiro bloco tem dois pavimentos  - construído com tijolos autoportantes - na época abrigava os escritórios da superintendência, engenharia e contadoria. Recebeu um torre com relógio, avistado de várias partes da cidade. Sua linguagem arquitetônica respeitou a mesma adotada nas estações do Brás e de Santos com mansardas, como construídas na França e na Inglaterra.
Construção - 1899

Colocação dos trilhos da Estação da Luz – 1902 - São Paulo
Ano 1903
Fonte:http://www.skyscrapercity.com
Antiga estação de trem de Orsay - Atual 
Museu Orsay - Paris - França

O segundo bloco é um monumental espaço com um vão de 40 metros, 150 metros de comprimento e 25 metros de altura - para cobrir 6 linhas ferroviárias rebaixadas em comparação às ruas laterais à estação. Na Europa, foram construídas estações com semelhante tipologia - existentes até os dias atuais.
Construção do segundo bloco - 1900




Fonte: blogdavalce.blogspot.com
Café na Estação da Luz Ano: década de 1940. Autor: Hildegard Rosenthal -  Fonte: spempretoebranco.blogspot.com
Edifício neoclássico dentro de uma quadre bem definida, com ruas largas sem interferência visual de outra edificação de gosto suspeito
Degração visual da atual paisagem do
entorno da Estação da Luz - 2009

Lado norte da Estação da Luz, além de um bonde trafegando pela via - Fonte: www.pinterest.com
Sem a interferência visual de edficações que agredisse a arquitetura da estação - referência na paisagem





















































Quem assinou o projeto da estação ferroviária da Luz foi o arquiteto inglês Sr. Charles
Enviado pelo bisneto do Sr. Charles H. Driver
Sr. Pirran Driver
Henry Driver
- renomado arquiteto de estações ferroviárias - porcerto - construídas pelos ingleses. Vale lembrar que a Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC, neste período, foi a única ferrovia construída em solo brasileiro com tecnologia e capital alemães e não inglesa como eram as demais.
O arquiteto da estação ferroviária da Luz  tinha vasta experiência em projetos de estações ferroviárias e contribuiu para o uso de algumas modernidades na nova estação, como - coberturas envidraçadas.
A terceira estação ferroviária da Luz não foi oficialmente inaugurada, pois não tinha sido interrompido o tráfego de trens no local. Á medida que o corpo principal da estação era construído, passou a abrigar serviços da mesma. As obras foram formalmente concluídas em 1901 - oito anos antes de ser inaugurado o primeiro trecho da EFSC na  região do Vale do Itajaí SC - antiga Colônia Blumenau.

Outra obra do arquiteto Charles H. Driver
Estação da Luz

Estação da Luz - 1950
Em 1946, como já mencionamos, a estação ferroviária da Luz - Estação da Luz - sofreu um incêndio, como aconteceu ontem. Após a reforma, o bloco administrativo recebeu mais um pavimento. O causa do incêndio nunca foi esclarecido. Foi apresentadas, no mínimo, duas causas, mas politicamente abafadas em seguida.







Mais ou menos neste período, o modal ferroviário entrou em processo de decadência no território brasileiro ( fruto de sua má administração por parte do governo brasileiro e sua real intensão na troca de modal de transporte - até então ferroviário - interesses econômicos). Também sofreu revezes com a concorrência desleal por parte do transporte rodoviario e pressão da industria internacional de automóveis - com aval do governo do Brasil. Este quadro se extendeu, também no Bairro da Luz e à estação ferroviária. Foi inevitável sua degradação e do bairro. 
Sua história foi retomada somente no século XXI junto com os projeto dos arquitetos Mendes da Rocha, mencionados anteriormente, que previa então a efetivação do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio neste dia 21 de dezembro de 2015 e pela próppria estação.

Documentário - Estação da Luz

Nossas imagens - Visita do ano de 2009
Detalhe do Hall

Detalhe do Hall


Bloco dois

Detalhes em ferro batidoe elementos neoclássicos

Foto tirada da passarela de pedestres - 2009




Detalhes











Museu de Lingua Portuguesa





















Retorno á Estação da Luz e  visita  no ano de 2012
e Museu da Língua Portuguesa - Exposição do Jorge Amado









Exposição de Jorge Amado








 Um elo...


























A Estação da Luz é um ícone e um ponto focal importante dentro da paisagem urbana de São Paulo. Vibramos para que, novamente, como em outros períodos em sua história, seja recuperada e entregue à cidade e aos citatinos que a têm como referencial na paisagem - como partida e chegada, através do atual transporte ferroviário, contanto até mesmo coma presença de um piano, que nos convida a tocar, ou simplesmente fazer um som emindo vibração

Piano do Hall da Estação da Luz - que está à
 disposição àqueles que desejam tocá-lo - 2009


Piano do Hall da Estação da Luz - que está à  disposição  àqueles que desejam tocá-lo - 2012
Foto: Veja - Abril










Nenhum comentário:

Postar um comentário